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Quais são as métricas e indicadores ágeis de um sprint?

Estabelecer as métricas de um sprint é fundamental para acompanhar sua evolução e medir a qualidade das entregas, bem como o envolvimento do time e a agilidade dos processos. 

Mas quais são estas métricas e indicadores? Para estabelecer KPIs, é preciso analisar cada parte do projeto – o time, as demandas e expectativas do cliente, o prazo – considerando as diferentes fases e mapeando os possíveis gargalos no processo.

Além disso, existem ferramentas de práticas ágeis, como a XP, a Kanban e a Scrum, que conseguem mensurar o tempo de cada etapa e criar mecanismos para acelerar os processos sem comprometer a qualidade das entregas, considerando as imprevisibilidades e desenhando novas tarefas e ações, adaptando o modelo de acordo com as demandas.

[Entenda a metodologia SCRUM e como ela pode ajudar seu negócio]

Roda Ágil

A Roda Ágil é uma avaliação de competências – também chamada de Assessment – que mensura a maturidade do time em relação ao objetivo e à urgência de cada demanda, bem como o nível de autonomia de cada profissional. Ela se baseia nos quatro domínios da agilidade: Cultural, Organizacional, Técnico e Negócios. Cada um destes domínios têm pontos específicos – como Interdisciplinaridade, ritmo das entregas, automações, User Experience, entre outros -, que podem variar a cada sprint.

[Blueprint e metodologia ágil: pensar no usuário muda tudo]

Na FCamara desenvolvemos e adaptamos ferramentas personalizadas para cada sprint:

Acompanhando o sprint

Roadmap

Por meio deste “mapa” das entregas do projeto, é possível definir, documentar e atualizar as entregas de cada sprint, bem como identificar possíveis gargalos, realizar o acompanhamento de métricas e avanços do lead time.

Radar de Aderência Ágil

Desenvolvido com base na metodologia Scrum, o Radar de Aderência Ágil é uma lista de práticas ágeis, com o objetivo de medir o time em termos de processo e adequação à metodologia ágil, considerando os índices de fundamento, clareza, cultura e performance – das entregas e das lideranças.

Mensurando resultados e qualidade – técnica e de negócios

Feedback Review

O Feedback Review possibilita o acompanhamento constante das entregas, bem como a revisão dos pontos de melhora em cada fase do projeto.

Estas ferramentas têm como função, estabelecer e acompanhar os indicadores de sucesso de um sprint, por meio do alinhamento de expectativas e da revisão dos processos e das entregas, de acordo com os resultados de cada etapa.

Easy BI

Aplicativo de Business Intelligence que analisa e identifica dados e issues do Jira e provê dashboards, relatórios e gráficos para a ferramenta.

JMeter

Esta ferramenta realiza testes de carga e estresse nos recursos – estáticos ou dinâmicos – dos sistemas computacionais, para avaliar a Performance do Sistema.

Quando medimos a qualidade de um entrega devemos pensar na Qualidade Técnica que inclui o código, a integração e a performance de cada sprint, avaliando a Confiabilidade, a Segurança, a necessidade de Manutenção e as possíveis Duplicidades dos códigos. Além disso, é preciso pensar a Qualidade de Negócio, que, por meio de perguntas relacionadas às histórias e demandas de cada sprint – em um questionário de Feedback Review para o cliente -, mensura a qualidade das entregas e o sentimento de valor ao negócio.

Medindo o engajamento e a interdisciplinaridade 

Matriz de Competências

Esta ferramenta organiza as competências – sejam elas técnicas e/ou de negócios – que envolvem o projeto, a fim de avaliar o nível de conhecimento do time. 

Prática DevOps

Práticas de gestão que visam integrar as equipes de Desenvolvimento de softwares e Operações (infraestrutura ou sysadmin) e de automatização de processos para garantir entregas rápidas e seguras. 

Com estas ferramentas é possível desenvolver a interdisciplinaridade, ao promover a troca de conhecimentos entre os membros da equipe – de acordo com os saberes de cada um – definidos em um Growth board, com o que quer aprender X o que pode ensinar. O colaborador que domina uma ferramenta pode ensinar aos outros e essa troca – em agendas talks semanais enriquece o processo. 

Estas ferramentas podem ajudar a definir as métricas que avaliarão seu sprint. Para entender como funciona a consultoria da FCamara e o desenvolvimento de métricas personalizadas, fale conosco!

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