Experiência do usuário (UX): conheça 3 aquisições que vão aumentar as vendas no seu site

O consumidor digital está em busca de uma boa experiência. Inconscientemente, ele desenvolve preferência por sites de venda que tornem sua navegação agradável, rápida e segura. Quando o site é lento, gera constantes mensagens de erro e não apresenta os produtos de interesse do consumidor de forma evidente, a tendência é que o usuário desista das compras. Assim, listamos 3 dicas que vão ajudar seu site a aumentar a conversão de vendas. Confira:

[Veja nosso post sobre as etapas da prática de UX]

Sincronização de dispositivos

Vivemos na era da interconectividade e como parte de uma experiência agradável, espera-se que os dados estejam a um toque de distância. Em outras palavras, o usuário quer encontrar no smartphone ou smartwatch um determinado histórico acessado anteriormente no notebook. Essa tendência só é possível graças a sincronização de dispositivos. Dessa forma, empresas de e-commerces podem sugerir enviar o link que a pessoa está acessando no notebook para o seu celular. Essa simples mudança faz com que ele permaneça em contato com o produto e, eventualmente, efetue a compra.  

Realidade virtual

Além de manter o produto próximo do cliente, é necessário agregar valor ao item de forma inovadora. Uma das maneiras para potencializar os resultados é através de uma experiência imersiva, ou realidade virtual. Inserir um tour 360 graus ou gerar interação entre o consumidor e o produto são maneiras de gerar afetividade e fidelização do cliente. Também é possível se destacar da concorrência, já que este tipo de tecnologia ainda não é fortemente utilizado. 

[Em nosso post explicamos a diferença entre Realidade Virtual e Aumentada]

Chatbots 

A terceira palavra de ordem é relacionamento com o cliente. De acordo com estudo da SuperOffice, 62% das empresas não respondem aos e-mails dos clientes. Para as empresas que respondem, o tempo médio de resposta é de 12 horas, Durante esse tempo, o cliente se sente desobrigado a continuar um relacionamento. Pensando numa forma de otimizar esse relacionamento, uma sugestão é o chatbot – programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O mercado de chatbots vive um momento de expansão, isso se justifica pelos benefícios trazidos para os dois lados da equação: empresas, que ao optarem pelo atendimento via chatbot reduzem custos e aumentam o engajamento com o público e consumidores, que com o suporte dos atendentes virtuais têm a experiência de relacionamento com marcas, produtos e serviços melhorada.


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