Skip to content

Use o design de interação a favor do TI em 5 passos

No mundo moderno, o homem está cada vez mais envolvido com a interação entre os mais diversos dispositivos e interfaces digitais. Sites, softwares, sistemas e aplicativos mobile são apenas alguns meios pelos quais temos contato com a informação e com a tecnologia.

Os estudos da interação homem-máquina e da conhecida usabilidade, muito difundidos por homens como Jakob Nielsen e Steve Krug, continuam a fazer parte de projetos de sistemas e produtos de sucesso, porém, com o surgimento de novas tendências de design, novos termos e estudos também surgiram.

Hoje, vamos falar sobre Design de Interação e conhecer 5 passos para usá-lo a favor de seus projetos de TI. Por isso, continue conosco!

1 – Planeje a interação

Apesar das tendências do Vale do Silício e das metodologias ágeis terem invadido o mundo dos negócios e da tecnologia da informação, ainda é essencial projetar antes de desenvolver algum produto.

O design de interação engloba um projeto da interação do usuário com uma interface. Durante esse projeto, o profissional de TI pensará exatamente como o usuário vai interagir com a interface que está sendo criada.

2 – Projete a arquitetura

Antes de encantar seus clientes com um lindo layout, que tal criar um wireframe para demonstrar como a informação será distribuída em uma página ou tela de um aplicativo ou sistema? A construção de um wireframe por um profissional de AI (Arquitetura da Informação) pode colaborar positivamente para a criação final do designer.

3 – Encante seus clientes

Muitos sabem que um dos grandes diferenciais da Apple e de seus produtos é o foco em Design de qualidade. Apesar de o design em si ser apenas uma das pernas do design de interação, encantar seus clientes com um lindo design já é um grande passo para o sucesso de seu produto.

4 – Fique de olho na usabilidade

Focar na usabilidade de um produto pode significar o sucesso ou fracasso de um negócio. Apenas lindos layouts não representam boa usabilidade. Ela garante que o usuário realizará as ações pensadas em poucos cliques e com o menor esforço possível.

O design de interação está diretamente ligado à usabilidade de um produto. Em cada interação do usuário, deve-se pensar na facilidade de uso, de forma que o usuário alcance seus objetivos.

5 – Pense na experiência do usuário

Conhecer o seu usuário é um grande passo para acertar no projeto da interface e nas interações. Considerar que ele saberá executar uma determinada ação com facilidade pode significar que alguns tenham dificuldade e se sintam frustrados.

Portanto, deve-se pensar sempre que no meio do seu público existem usuários leigos. Fora as dificuldades humanas, fatores agravantes como browsers antigos e telas pequenas não devem ser desconsiderados.

Procure sempre oferecer a melhor experiência no uso de seu produto de TI. Encontre formas de resolver possíveis problemas da melhor forma possível, sempre pensando em oferecer experiências fantásticas na utilização de seu produto.

Tecnologia e design de interação já não podem mais ser vistos separados. Antes, somando forças pode-se alcançar como resultados produtos de software, websites e aplicativos cada vez mais bonitos, com interação facilitada e boa usabilidade.

Gostou dessas dicas? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro de dicas e novidades!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar