Transformação Digital: 4 etapas para o sucesso

Transformação Digital: 4 etapas para o sucesso

Embarcar na transformação digital é essencial para todas as empresas hoje em dia, mas também é um desafio significativo. Para ter sucesso nesta transformação, quatro princípios-chave entram em jogo.

As transformações digitais corporativas muitas vezes não conseguem transformar verdadeiramente as empresas. Muitos projetos são abandonados porque simplesmente não conseguem demonstrar valor em escala industrial. Isso é particularmente verdadeiro para projetos que podem não gerar receita direta e onde os objetivos são principalmente voltados para melhorar a produtividade, capacidade de resposta e / ou capacidade de inovação em empresas maiores e tradicionais. A transformação digital na indústria apresenta desafios significativos, não apenas em termos do montante de investimento necessário, mas também nas dificuldades em medir o desempenho, compartilhar novas práticas em toda a organização e implementar mudanças em grande escala.

Infelizmente, muitas vezes, os roteiros de transformação digital usados ​​por grandes empresas enfocam apenas uma das três dimensões da revolução digital – o relacionamento com o cliente, deixando de lado a reinvenção dos produtos e serviços oferecidos, bem como a digitalização de suas operações. O que é necessário é uma visão geral para realizar uma transformação genuína em toda a empresa.

Mas mesmo com um roadmap digital claro e abrangente, muitas empresas ainda se encontram presas no caos do POC, ou prova de conceito, que é uma necessidade hoje em dia para testar a validade de qualquer cenário de uso, modelo de negócio ou proposta de valor.

Em muitos casos, entretanto, os POCs proliferam de forma desorganizada em várias partes da empresa, sem realmente serem capazes de gerar quaisquer resultados de projeto da empresa. E o motivo? Eles não são capazes de reunir a estratégia global de uma empresa (quando existe) com as reais necessidades e expectativas das várias equipes e operações realmente afetadas pela transformação. Isso ocorre por causa de uma abordagem de cima para baixo que não atrai os clientes internos ou vem de iniciativas isoladas que não estão alinhadas com os projetos e prioridades de gerenciamento.

Para que qualquer transformação digital seja um sucesso e para escapar do caos dos POCs, devemos observar quatro regras principais.

Transformação digital: Defina uma meta e estabeleça uma governança clara

Este é o primeiro requisito para uma transformação digital bem-sucedida – definir um roteiro que descreve casos de uso, tecnologias e horizontes de trabalho, enquanto inclui uma hierarquia que identifica claramente as autoridades e tomadores de decisão envolvidos.

Seja qual for o destino, o que conta é a jornada, o curso e, mais importante ainda, o motor da transformação.

Pense sobre a adoção da transformação digital desde os primeiros estágios de desenvolvimento possíveis

Focar na experiência do usuário é fundamental e deve levar em consideração a diversidade de contextos nos quais a transformação será sentida.

A perfeição técnica não tem interesse se não se adequar perfeitamente aos interesses dos usuários.

Pode parecer pouco natural, especialmente para uma empresa de engenharia que foi construída em torno de sua capacidade de traduzir novas ideias em soluções no terreno, mas as transformações digitais devem funcionar corretamente e, principalmente, na outra direção – da base para cima, a partir do forma como as operações normalmente funcionam, para entender quais novas soluções podem ser introduzidas.

Na ausência desse tipo de abordagem focada no usuário, muitos conceitos, POCs, MVPs e outros protótipos acabam no armário com todas as outras soluções perfeitamente projetadas que nunca são adotadas.

Defina o valor comercial esperado

Os projetos de transformação digital geralmente levam à decepção porque nem sempre podem medir o valor econômico criado.

A empresa vê o que está gastando, mas raramente o que está ganhando.

Para antecipar esse problema, os roteiros devem fornecer descrições concretas e ilustradas junto com cada cenário de uso, mas também definições precisas dos benefícios esperados do projeto, bem como maneiras de medir o sucesso. Quanto dinheiro você espera economizar na manutenção de suas máquinas com a implementação dessa iniciativa de análise de big data? Quantas visitas de especialistas você será capaz de evitar com sua solução de suporte de realidade aumentada? Quanto tempo de operador você poderá economizar graças a este aplicativo? Quantas interrupções de trabalho podem ser evitadas usando essas novas ferramentas de monitoramento de segurança e trabalho?

Os roteiros globais precisam entrar nesse nível de detalhe para poder relatar adequadamente o progresso, o sucesso e as áreas de melhoria no dia-a-dia.

Parceiros que possam ajudar na jornada da transformação digital

O determinante final de qualquer transformação digital está na capacidade de se cercar do talento certo.

Embarcar em um projeto de transformação digital é sempre complicado. Você precisa desenvolver aplicativos, dominar a robótica, entender a Internet das Coisas, inteligência artificial, etc. Na realidade, nenhuma empresa possui todas essas habilidades disponíveis internamente. É um erro pensar que você pode fazer tudo sozinho.

As empresas devem identificar os recursos de que faltam e criar – tanto interna quanto externamente – um ecossistema de parceiros que possa ajudar a implementar seus projetos. Alcançar a transformação digital é certamente complicado, mas não há razão para fugir disso!

As empresas devem ter em mente que todas as partes interessadas econômicas precisarão mudar. É uma mudança inevitável, uma transformação profunda e acelerada da empresa e de suas práticas. Ignorá-lo agora seria colocar em risco a sustentabilidade do negócio, independentemente do setor ou da história.

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