Skip to content

Times integrados trabalham melhor

Você já deve ter brincado de telefone sem fio, certo? Aquela brincadeira de cochichar no ouvido de alguém uma palavra que vai circulando em toda a roda, até o último integrante falar em voz alta algo bem diferente da mensagem inicial, pode ser uma boa metáfora para o que acontece em muitas empresas. A falta de comunicação, colaboração e planejamento faz com que muitos times trabalhem como máquinas independentes e não como membros de um todo.

A integração e o senso de comunidade podem e devem ser partes do culture code de uma empresa, tornando os objetivos comuns mais fortes e a estratégia aliada mais efetiva. 

[Culture Code: conheça o perfil de uma boa empresa para se trabalhar]

Veja algumas formas de deixar os squads mais próximos:

Transparência

O que realmente é importante para o próximo quarter? Qual a intenção de faturamento anual? Quais são as grandes objeções e desafios de uma entrega? Quando alinhamos, com transparência e abertura o que de fato importa, os integrantes de cada time podem, juntos,  construir uma operação mais sólida. 

Energia no que interessa

Escolher as batalhas macro e micro é uma medida essencial para quem quer foco e coerência com o time. As OKRs, por exemplo, que começam com grandes objetivos e desdobram até os KPIs são forças conjuntas que dão direção coletiva aos colaboradores. 

[Veja: Metodologia OKR: o que é e como aplicar?]

Dar o recado 

Para novos e velhos funcionários, os momentos de imersão e reciclagem são chances de internalizar a cultura e os objetivos da empresa. Na FCamara, por exemplo, todos os meses, os novos funcionários têm um encontro com o CEO, Fabio Camara, para serem apresentados à empresa e aos valores reais que acreditamos. Independente do tamanho da empresa ou número de colaboradores, ter contato com os ideais e, se possível, com os idealizadores, é uma forma de integrar e motivar equipes. 

Times diversos

Ter times com perfis muito parecidos pode motivar as clássicas “panelinhas” no ambiente de trabalho. Trazer mais diversidade e pluralidade aos times é uma estratégia pertinente na hora de compartilhar a estratégia. Por exemplo: que tal aquele redator de UX sentar próximo ao desenvolvedor do projeto? Ou, quem sabe, o atendimento do sprint ter um lugar cativo próximo ao designer? Ter mentes pensantes de formas diferentes e até mesmo opostas nas micro entregas pode proporcionar uma entrega macro mais rica e integrada. 

[Acesso no post sobre | Diversidade é estratégia]

Times integrados performam melhor, são mais colaborativos e tendem a possibilitar um ambiente de trabalho mais confortável. E antes de pensar em uma reconstrução de perfil de empresa, que tal refletir sobre o seu time? Entre as pessoas que você gerencia, como pode deixar esta mini-comunidade mais integrada? 


Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar