Skip to content

Squad 8 | eStuda

Artigo feito por Caio Xavier UX/UI do Squad 8 no Programa de Formação

Brief

Com a proposta de solucionar um dos diversos problemas causados pelo COVID-19, surge a plataforma e-Studa. Durante 7 semanas de hackathon criamos um MVP focando nas dificuldades dos professores de migrar do sistema de ensino presencial para o ensino a distância.

Research

Através de análises e pesquisas no cenário da educação causado pelo COVID-19, notou-se a falta de comprometimento não só dos alunos, mas também dos professores e instituições, resultando na queda da qualidade do ensino e prejudicando muitos alunos. Para identificar os problemas que atrapalhavam o ensino realizei uma pesquisa com professores para que fosse possível compreender o perfil dos profissionais que se sentiam incapacitados pelo novo cenário coletando dados como idade, tipo de instituição, ferramentas que utilizam, tarefas que realizam presencialmente e não eram mais possíveis realizar e coisas que sentiam falta no sistema de ensino à distância. Para acessar análise completa da pesquisa clique aqui.

Personas

Com a pesquisa em mãos foi possível mapear as personas e dores dos professores, para então começarmos a buscar soluções para os problemas levantados. Um dos principais pontos levantados pelos entrevistados foi que as ferramentas disponibilizadas atualmente são suficientes, porém falta motivação dos próprios professores e alunos. Outro ponto foi que algumas dinâmicas usadas no engajamento das aulas foram comprometidas como discussões e debates em aula, atividades grupo, atividades de leitura, atividades lúdicas e análise do comportamento do aluno.

Ideação

Antes de começar a procurar soluções para os problemas levantados, tentamos entender a concorrência no segmento, como seria nossa abordagem no mercado e quem seriam nossos stackholders. Para isso fizemos uma rápida estruturação de negócio através do business canvas e matriz SWOT, resultando em um direcionamento melhor na construção da plataforma. Com isso conseguimos mapear as principais funcionalidades pro MVP que gerariam valor para nossos usuários e logo em seguida já foi possível o desenvolvimento de um protótipo de baixa fidelidade para termos a ideia geral do produto e com isso ser possível a discussão de quais linguagens, APIs e frameworks se encaixariam melhor no projeto.

Prototipação

Após a definição da linguagem de programação, APIs que integrariam a plataforma e frameworks, o protótipo de alta fidelidade começou a ser desenvolvido em paralelo com a equipe de desenvolvimento possibilitando maior cuidado nos requisitos e nas tomadas de decisões de design pensando sempre na tecnologia usada. Utilizamos o framework do Google Material Design pensando no estilo de plataforma que a maioria dos entrevistados utilizavam.

Um dos maiores desafios no desenvolvimento era a criação do ambiente de aula ao vivo, para isso utilizamos a API da plataforma jitsi. Durante a prototipação esta tela teve que passar por algumas mudanças para se adequar ao tempo e conhecimento da equipe de desenvolvimento, pois num primeiro momento pensamos que a edição do front-end da API seria algo rápido e fácil, o que não era.

Features

Para resolver o problema de engajamento, pensamos em uma plataforma gameficada, que ajudaria o professor a trazer as dinâmicas das aulas presenciais de uma forma diferente. O aluno acumula pontos em provas e exercícios que podem ser realizados dentro de um horário pré-estabelecido pelo professor, ou através do sistema de quiz realizados dentro das aulas ao vivo. O professor pode dividir os alunos em grupos, criando canais individuais, para realizar o quiz ou apenas para discussão sobre a matéria.

A plataforma é estruturada de forma com que o professor consiga criar exercícios, provas dissertativas e múltipla escolha, e quizzes de forma intuitiva, podendo compartilhar as atividades em diversas turmas diferentes e corrigir de maneira rápida e fácil.

Alunos

Embora o professor tenha sido considerado como persona principal do projeto, os alunos também tem grande participação na plataforma, porém de forma mais passiva. Mas para termos uma noção de como o aluno receberia as informações criadas pelo professor, algumas telas chaves foram prototipadas na visão da persona aluno.

Equipe

Para organização das entregas e atividades da equipe utilizamos a metodologia kanban e Scrum, na qual diariamente realizamos dailies para identificar possíveis falhas no processo de desenvolvimento e tomar decisões em conjunto.

Artigo: https://www.caioxavier.com/e-studa
Repositório
: https://github.com/filipegoncalo/plataforma-ead

Squad 8

Caio Xavier – UX/UI
Filipe Gonçalo – Desenvolvedor
Laurent Herman – Desenvolvedor
Pedro Henrique – Desenvolvedor
William Cabral – Desenvolvedor

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar