Skip to content

Squad 7 | Bfriend

Artigo feito por Marcos Caridade UX/UI do Squad 7 no Programa de Formação

Problemática

O Brasil passa atualmente por uma grave crise econômica que se aprofundou com a pandemia do COVID-19, e o trabalho em Home Office se tornou uma alternativa viável para manter parte da economia funcionando em meio a esta crise de saúde pública e ajudar as pessoas a ficaram em casa e manterem-se em isolamento social.

Ao mesmo tempo em que o Home Office auxiliou a manter milhares de postos de trabalho, sua inviabilidade para algumas profissões fez com que outros milhares de brasileiros perdessem seus empregos e acabassem forçados a empreender ou buscar uma forma alternativa de renda. Dentro deste cenário algumas perguntas surgiram: o que fazer para ajudar a essas pessoas? Como melhorar a vida daqueles que perderam quase tudo em um momento de tamanha incerteza?

Entendendo o problema

Muitas Suposições, Dúvidas e Perguntas surgiram nesse período crítico, e delicado em que nós nos encontramos e uma dúvida fica no ar: como ajudar as pessoas de uma maneira simples, rápida e que possa ter continuidade nos pós-pandemia.

Suposição: E se as pessoas pudessem comprar e vender seus produtos e serviços através de uma plataforma que une localização por bairro com perfil de busca do consumidor.

Pesquisa

Por meio do Research buscamos respostas às seguintes perguntas formuladas: Existe demanda local? Onde estão esses consumidores ou fornecedores? O que fazem? O que eles pensam? O que querem? Como poderíamos ajudá-los? De que forma?

Para responder a estas questões entrevistamos quantitativamente 125 pessoas, que nos ofereceram o seguinte panorama:

64,3°, São Mulheres e 35,7% são homens, de idades entre 18 a 51 anos, sendo que 45,5% tem de 23 a 35 anos.

66,1% Usam as redes sociais para vender ou comercializar algum tipo de produto e 100% acham importante consumir produtos e serviços de pequenas empresas e microempreendedores individuais.

Os entrevistados em sua grande maioria já costumam fazer negócios localmente e tem certa dificuldade em achar bons produtos e serviços. Os itens mais procurados pela nossa pesquisa foram: pequenos consertos para o lar, pães e doces, hambúrgueres, peças de vestuários, Itens e serviços de beleza e produtos artesanais.

Mais de 81,9% de nossos entrevistados usam o Whatsapp para fazer negócios e comprar produtos, enquanto que para divulgar seus produtos e serviços a maioria (81,6%) utiliza o Facebook como sua principal ferramenta de divulgação.

Após o processo de entrevista com os usuários (pesquisa qualitativa) percebemos algumas particularidades e com o resultado, pudemos confirmar algumas suposições:

  • Existe uma dificuldade para encontrar Produtos/Serviços de Qualidade;
  • A confiança é fundamental na hora de fechar negócio;
  • Possuir boa reputação é algo fundamental;
  • Quanto mais perto de casa melhor;

Definição

O problema a ser resolvido: Aproximar pessoas com interesses em comum e que desejem ajudar a economia local através da compra de produtos e serviços que estejam próximos a eles, fomentando cada vez mais os pequenos negócios e criando laços de confiança que perdurarão no pós-pandemia.

Criando Personas

Nossas Personas foram criadas com base em pesquisas onde encontramos características em comum com os 2 perfis de usuários.

Desenvolvendo Mapa de Empatia

Dois Mapas de Empatia foram criados para entender as nossas personas.

Storytelling

Utilizamos esta ferramenta para ilustrar a jornada proposta dos nossos personagens.

Rose é moradora do bairro Paecará no Guarujá. Todos os dias ela precisa usar seu secador e sua ducha quente para dar banho nos cachorrinhos que ela cuida no seu petshop caseiro. Essa foi á forma que ela encontrou para driblar a falta de emprego e a crise econômica do País.

Um certo dia sua ducha queimou, e, por causa disso, ela começou a pesquisar por profissionais que poderiam consertar sua ferramenta de trabalho.

Navegando na internet ela encontrou um site que ajuda a localizar profissionais próximos de onde ela mora, ao encontrar um prestador de serviço tão perto de sua casa, ela não pensou duas vezes, fez um cadastro e entrou em contato com ele.

Até que finalmente o Herbert que era vizinho da Rose veio até ela, consertou sua ducha, deu um desconto pelo serviço e a Rose ficou super feliz. O melhor de tudo é que o Herbert tem um cachorrinho e justamente estava procurando alguém de confiança par dar banho e cortar os seus pelos. Mostrando que essa rede só tem a crescer.

O que podemos fazer e qual a solução?

A solução proposta foi pensada para ajudar e aproximar negócios e produtos locais com seus potenciais compradores, que tornem-se clientes através de um serviço/produto personalizado e caseiro.

Uma das dores identificada foi não ter dinheiro para anunciar ou fazer propaganda, além de não possuir recursos para ter uma loja simples, que funcione em uma plataforma online de modo que pudesse organizar e expor seus serviços/produtos, passando assim mais seriedade e confiança para quem vai fazer negócio com pequenos empreendedores.

Desta forma, a solução encontrada foi criar uma plataforma que aproximasse por afinidade quem quer comprar com quem tem um produto ou serviço para vender. Entretanto, a plataforma não faz a gestão das lojas.

Benchmark

Fazendo uma pesquisa de mercado com sites que oferecem serviços semelhantes, percebe-se que a sua grande maioria são gratuitos, mas com limitações quanto a venda de serviços, oferecendo melhores condições para quem paga seus planos de anúncios. Nenhum deles tem um mecanismo de aproximação por bairro e serviços relevantes.

Pensando na Jornada do Usuário

Pensando nos desafios apresentados criamos uma jornada para estucar e acompanhar todos passos do problema do começo até a solução para identificar suas possíveis tomadas de decisão, e assim identificar oportunidades de melhoria do negócio.

Valores

Aproximando pessoas, fazendo negócios

Agora você pode encontrar perto da sua casa uma infinidade de produtos e serviços com o melhor custo beneficio. E fica Melhor ainda porque você pode ajudar a girar a economia local. Já que seu vizinho tá começando a ser um empreendedor colaborar é super importante para que o negócio dele vá de vento em polpa.

  • Elétrica Residencial
  • Pequenos Reparos para o Lar
  • Comida Vegana
  • Aprenda um idioma
  • Auxilio ao ensino dos seus filhos
  • Comida Japonesa

Wireframes

As primeiras telas começaram a ser projetadas com wireframes simples e com poucas funcionalidades.

Styleguide

Agora chegou a hora de pensar no estilo de cores, tipografia e ícones para o projeto.

Estilo de cores

O Azul foi escolhido por seus aspectos positivos. A cor simboliza a paz, a realização espiritual, tranquilidade, amizade, confiança, fidelidade e integridade. É também a cor de todas as virtudes intelectuais: sabedoria, inteligência, ciência, controle, concentração e independência.

Segundo estudos, a cor azul é a preferida de 45% das pessoas do mundo. Apenas 1 % dos homens e 2% das mulheres não gostam de azuL É o tom que causa menos aversão na maioria das culturas.

Facebook, Twitter, Tumblr, Instagram e Linkedin, todas essas redes sociais tem a cor azul em seu logo ou em suas interfaces. Assim como a marca da IBM, HP e InteL Inconscientemente a cor, ligada a tecnologia, alivia o stress e significa inteligência, liberdade e progresso.

Estilo de fontes

Calibre é uma fonte versátil sem serifas e de fácil leitura. Possui muitas variações podendo assim dar mais peso ao tipo quando necessário.

Ícones e Botões

Os ícones foram pensados para serem atraentes e autoexplicativos, ajudando e facilitando a navegação. Os botões são flats, usando as cores azul ou rosa (quando é necessário chama atenção em um call-to-action), ou translúcido com bordas cinzas. Possuem bordas arredondas acompanhando todo o estilo visual dos componentes restantes.

O protótipo

O site foi pensando para que o usuário faça um escaneamento da página em ‘Z’, iniciando pelo logo da marca, indo para os botões de cadastro e login, atravessando os anúncios e indo para o footer, onde se encontram as informações secundárias, redes sociais e o logo da marca novamente.

Workflow

Teste

O projeto passou por um processo de teste com usuários para identificar possíveis problemas de usabilidade. Foram feitas 5 entrevistas onde identificamos:

Fonte Pequena: nos Cards dos Anúncios (fonte com baixa visualização),
Botão CTA em local indevido (não estava chamando a atenção do usuário),
Cores dos Cards com baixo contraste com a fonte,
Cadastro Usuário se confundia com o cadastro loja.

Conclusões

O objetivo principal desse projeto é construir uma trajetória do zero até a solução de uma dor real e pertinente. Como se trata de um MPV, muitas das funcionalidades conceituais ainda não foram implementadas, ficando assim para uma nova fase. A finalidade do projeto é unir pessoas em torno de um interesse em comum, através de produtos, negócios e serviço, ajudando a melhorar a economia local.

Considerações Finais

Um projeto desafiador para todos nós. Trabalhar remotamente no meio de uma pandemia, com dedicação e esforço foi fundamental para conseguirmos remover as adversidades. Tudo foi construído de acordo com conversas, ideias e negociações constantes para que o nosso objetivo fosse alcançado da melhor maneira possível. Parabéns FCamara por todo o suporte e auxílio e também para esses Guerreiros do Squad#7. Não foram momentos fáceis, mas mesmo assim conquistamos nosso objetivo. Cada canto desse projeto pertence a vocês.

Artigo: https://www.behance.net/gallery/100447717/Bfriend-Aproximando-Pessoas-Fazendo-Negocios
Repositório:
https://github.com/grmelito/ProjetoFC-Squad7

Squad 7

Marcos Caridade – UX/UI
Ana Laura Feltrim – Desenvolvedor
Carla Dias – Desenvolvedor
Erica Sobral – Desenvolvedor
Gabriel Ruiz – Desenvolvedor

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar