Skip to content

Ruptura de gôndola e fidelização do cliente: Como isso pode influenciar o seu negócio?

O cliente entra na loja. Pede para ver um, dois, três, quatro produtos.  Quer um item que não está no ponto de venda e o vendedor corre até o estoque para buscar.

Ufa! No movimento diário do varejo, fica difícil manter as gôndolas em ordem, bem como o estoque e os pontos de venda, pois, a cada cliente, os produtos mudam de lugar e ficam espalhados pela loja.

E quando um produto está fora do lugar, há a ruptura de estoque que, segundo dados do relatório Retail Out-of-Stocks: A Worldwide Examination of Extent, Causes and Consumer Responses, financiado pela Procter & Gamble, representam prejuízo efetivo para o varejo. 

De acordo com o levantamento, quando não encontram o produto que procuram, 31% dos clientes compram em outra loja. Ainda segundo o estudo, 15% transferem a compra para outro momento. Ou seja, apenas com a ordem de sua loja você abre espaço para uma desistência de compra ou perda para a concorrência. 

Use as ferramentas possíveis

A tecnologia vem para ajudar nestes processos. Recursos como a inteligência artificial podem oferecer soluções – para os lojistas e para os consumidores – que melhorem ainda mais as relações e as experiências de compra e venda.

Quer entender como um bom diagnóstico e uma operação focada na sua operação podem alavancar suas vendas? Entre em contato conosco

A automação de tarefas e processos diários, como o controle do estoque e a distribuição dos produtos, otimiza a rotina da loja e abre espaço para outras atividades.

E isso já é realidade em grandes redes varejistas como o Walmart, onde robôs são responsáveis pela reposição de produtos nas prateleiras ou na Amazon Go, o supermercado do futuro, onde é possível comprar sem passar as compras no caixa, pois na loja não há atendentes, somente por meio de um app – isso, além de revolucionar a forma de compra, também fideliza o cliente, que se sente próximo e cúmplice da loja em que já tem seus dados e que não precisa ajudá-lo a realizar a compra, afinal, ele já é de casa e sabe fazer isso sozinho. 

Inovação também quer dizer mais segurança

No segmento das farmácias, por exemplo, o estoque e controle de medicamentos vencidos teve uma melhoria de 70% com um robô que otimiza e organiza os produtos. A iniciativa é da multinacional BD, que trouxe o modelo da Rowa para o Brasil. Com ele, é possível também deslocar a energia da equipe para outras atividades produtivas, aumentando a performance dos funcionários e a eficiência das transações comerciais. 

Veja nossos cases e entenda alguns exemplos de como a FCamara pode revolucionar sua jornada de compra

Olhar 360º torna processo muito mais eficiente

A FCamara desenvolveu uma solução de visão computacional para gôndolas e pontos de venda que, por meio da inteligência artificial, controla o estoque, antecipando a falta de algum produto e sua posição de exposição na vitrine, bem como o aumento na demanda por algum produto específico (por datas sazonais ou promoções). 

A solução desenvolvida pela FCamara conta ainda com o módulo Jornada Integrada, utilizando uma avançada tecnologia de reconhecimento facial, que permite ao varejista acompanhar toda a jornada do cliente na loja e identificar seus hábitos de consumo e a frequência de compras. O que permite uma interação mais efetiva na oferta de promoções personalizadas e fidelização dos clientes.

Dessa forma, a tecnologia facilita a vida do varejista e o fluxo de organização, vendas e estoque da loja e ainda pode trazer insights sobre mudanças no comportamento dos consumidores e inputs de novas promoções e estratégias de conversão para os pontos de venda.

O varejo mudou porque o consumidor também se transformou. É hora de pensar em uma operação alinhada com as novas demandas globais – que são muito mais personalizadas, digitais e rápidas que antes – e urgentes. Afinal de contas, o que você pode fazer para estar mais perto e mais conectado ao seu consumidor?

A gente pode ajudar.


Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar