Skip to content
Profissionais de TI

Profissionais de TI: melhores práticas para recrutamento de talentos

Recrutar profissionais é uma tarefa complexa. Principalmente para uma área tão específica e especializada como a de tecnologia da informação (TI).

A situação se torna mais grave quando, além de precisar identificar profissionais de TI adequados de maneira assertiva, é preciso fazê-lo no menor tempo possível.

Esses profissionais são bastante valorizados e, normalmente, são considerados como investimento. Sua contratação requer conhecimento específico da área, já que se trata de cargos que demandam boa dose de cautela, sigilo e confidencialidade.

O ideal, então, é que a triagem inicial selecione para entrevista apenas profissionais de TI qualificados e que tenham as competências necessárias às posições oferecidas.

Esse, aliás, é o grande problema: a quantidade de profissionais capacitados não tem acompanhado o desenvolvimento do mercado.

Processo de recrutamento

Até 2020, segundo estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), serão necessários 750 mil novos profissionais de TI no mercado. Como, porém, identificar o talento ideal com o perfil técnico e comportamental exigido para o cargo?

É muito importante que o recrutamento e a seleção sejam feitos por um recrutador que esteja seguro do perfil do talento a ser contratado, para que o processo seletivo seja mais assertivo e as entrevistas, mais produtivas.

Dependendo da posição, técnicas de avaliação das competências ajudam a descobrir o melhor do candidato.

Para os profissionais de recursos humanos (RH), existem cursos que ajudam a desenvolver um processo que identifique de forma eficaz a competência técnica dos candidatos — abrangendo desde os conceitos tecnológicos até as certificações, passando pelas responsabilidades de cada função.

Relacionamento interpessoal

Além de habilidades técnicas, porém, o colaborador deve ser avaliado por seu comportamento, pois é isso que vai ter impacto no cotidiano da empresa — além de complementar as habilidades técnicas.

Como tecnologia é uma área que demanda inovação e conhecimentos técnicos, o profissional deve ser versátil, adaptável e estar preparado para assumir novas tarefas e projetos.

É importante atentar-se aos prazos, pois a demora no feedback aos candidatos pode causar a perda de bons profissionais.

Se não encontrar alguém 100% compatível com as exigências da vaga, existe a opção de treinar aquele que tiver o perfil mais próximo do desejado — isso ainda faz o profissional se sentir motivado e agrega valor para ambos.

Indicação de profissionais de TI

Uma prática interessante são os programas de recomendação. Os próprios colaboradores podem indicar colegas e amigos que se encaixam nos perfis procurados.

Normalmente, se o contratado passa do período de experiência, o funcionário que o indicou recebe uma bonificação — e, assim, todos ganham com isso.

Redes sociais

Uma pesquisa do site americano CareerBuilder revela que 76% dos recrutadores buscam profissionais na internet. E mais: 35% deles desistem de entrevistar um candidato quando não encontram informações sobre ele online.

Cada vez mais as empresas procuram talentos nas redes sociais. A mesma pesquisa indica que 52% dos recrutadores (para diversas áreas) usam as redes sociais para se informar sobre os candidatos e é provável que essa prática se torne cada vez mais comum.

Sinal de alerta

Isso pode ser até um sinal de alerta: a pesquisa mostra que 48% dos gerentes de RH afirmam que já deixaram de contratar candidatos por terem visto conteúdos impróprios (como fotos provocativas ou inapropriadas e comentários discriminatórios) em suas páginas pessoais.

Por outro lado, 32% contam que a consulta às redes sociais os fez se interessarem por profissionais. Entre os principais pontos positivos estão: experiência, perfil adequado à cultura da organização e boas habilidades de comunicação.

Gostou de conhecer as melhores práticas para a contratação de profissionais de TI?Entre em contato conosco para entender como fazemos isso na prática.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar