Skip to content

Por que a cultura de startups chama a atenção de grandes empresas?

O ambiente de trabalho é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes, de qualquer negócio. Afinal, a cultura organizacional influencia diretamente na satisfação e no engajamento dos colaboradores para desenvolverem um trabalho de qualidade.

Em uma startup isso é ainda mais latente. Tradicionalmente, a cultura desse tipo de empresa favorece uma maior produtividade, sendo o ambiente de trabalho uma das principais características e um dos seus grandes diferenciais.

Em síntese, dado o dinamismo e o enfoque na satisfação dos profissionais, a cultura de startup é um aspecto muito admirado por grandes empresas, e, também, um dos maiores diferenciais para conquistar e manter talentos.

Acompanhe os tópicos seguintes e saiba o porquê que a cultura de startups é tão popular entre as grandes organizações!

Implementação de OKRs

A utilização de OKRs, comum na cultura de startups, se destaca por otimizar o alcance dos objetivos estratégicos da empresa. Todavia, é preciso que haja um real interesse da empresa em estruturar um processo que, de fato, viabilize o atingimento dos resultados almejados.

Ainda que quando se fale em “cultura”, alguns entendimentos negativos possam surgir, como, por exemplo: “minha entidade não está amadurecida suficientemente para isso” ou “não sei exatamente por onde começar”, não é preciso tanto alarde.

É plenamente possível que qualquer empresa seja capaz de estruturar seus OKRs, não importando seu segmento, porte ou tempo de mercado.

Leia também: Metodologia OKR: O que é e como aplicar?

Escalabilidade nos processos

É comum que os processos se tornem mais engessados e burocráticos conformem a empresa vai crescendo e novos cargos surgem, aumentando a hierarquia da organização.

Com isso, se extermina exatamente o que fez a organização alavancar e se igualar às grandes empresas: agilidade.

Ou seja, é importante ter em mente que a cultura da startup se revela muito mais no estado de espírito do que no porte ou mercado no qual se está inserido, por essa razão é preciso cultivar uma postura de dinamismo constante.

Empoderamento dos profissionais

Quando os profissionais que estão envolvidos na linha de frente do negócio dotam da autonomia suficiente para agir, os processos se tornam muito mais ágeis e isso auxilia muito na inovação do negócio.

Uma prática interessante adotada por grandes empresas é tornar o profissional responsável direto por uma demanda, não importando se esse é um estagiário ou alguém com cargo gerencial.

Isso funciona muito bem na cultura da startup porque, na medida em que os indivíduos têm metas definidas, estes se sentem parte do negócio e tendem a fazer de tudo para alcançar os objetivos para os quais foram designados.

Feedbacks aos colaboradores

Acompanhar as atividades de perto é essencial, por isso fornecer feedback aos profissionais quanto ao desempenho é muito importante. Ainda que reuniões de avaliação de desempenho possam se mostrar muito burocráticas, um simples bate papo pode já ser o ideal.

Quando as expectativas da gestão são alinhadas a do colaborador, se conhece qual caminho percorrer para que os objetivos sejam atingidos. Ou seja, as práticas que devem ser mantidas e quais ações mudar.

Feedback 360: Saiba como funciona!

Comemore cada vitória

É comum ouvir dizer que o relógio de startup é 2 vezes mais veloz que as das demais empresas e que, certas vezes, o ambiente interno é tomado por pressão por resultados e entregas.

Por esse motivo é importante comemorar junto aos profissionais, parar um pouco o stress diário e realizar uma confraternização.

Pronto para implementar a cultura de startups na sua organização? Não deixe de conhecer a nova ferramenta de gerenciamento de OKR que a FCamara está lançando no mercado, o Get OKR!

OKR-software

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar