Skip to content
pagamentos com QR code

Pagamentos com QR Code e como a tecnologia impulsiona os negócios

Os pagamentos com QR Code estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Afinal, é um método prático de pagamento e as empresas podem oferecer benefícios exclusivos para usuários de carteiras digitais.

Ainda assim, pode parecer um mistério o que é, como funciona e como as empresas podem tirar proveito dessa tecnologia. Por isso, este artigo vai abordar tudo isso e esclarecer o assunto!

Como os pagamentos com QR Code facilitam os negócios

O que é um QR Code?

O QR Code já está bastante disseminado pelo país, presente em diversos locais, como cartazes de propaganda, em eventos ao vivo de artistas, nas lojas e agora é cada vez mais usado para pagamentos com QR Code. Contudo, poucos entendem o que é esse código.

Em suma, o código QR é um código de barras bidimensional (2D). Isso porque o código de barras, que precede o QR Code, usa apenas a dimensão horizontal, enquanto esse código utiliza tanto a horizontal quanto a vertical.

Assim, o código pode ser lido por câmeras da maioria dos smartphones. Dessa forma, basta apontar a câmera para o código, que pode ser virtual ou impresso, que será possível ver as informações ali contidas, como um link.

Quando surgiu essa tecnologia?

O QR Code não é uma tecnologia nova, apesar de seu amplo uso ser uma novidade. Na realidade, o código foi criado em 1994 por uma empresa do Grupo Toyota, a Denso-Wave.

Essa tecnologia foi criada pela empresa para facilitar a classificação das peças dos carros. Por conseguir conter informações mais complexas, logo foi percebido o potencial da tecnologia para outros usos, como pagamentos com QR Code.

Além do seu uso para controle de inventário, o código começou a ser utilizado em peças publicitárias, como panfletos, pois é possível enviar as pessoas diretamente para um site, por exemplo, em vez de fazê-las digitar endereços de sites, longos e complexos.

Entenda como funciona os pagamentos por QR Code

Como funciona um pagamento com QR Code?

Ao passo que o QR Code para acessar sites através de materiais impressos não é a única função dessa tecnologia. Agora, é possível fazer pagamentos com QR Code com facilidade.

O uso dessa tecnologia para pagamentos é bem simples:

  1. Cliente aponta a câmera do celular para o código disponibilizado pela empresa;
  2. Ele será levado para área de pagamento, onde irá preencher os campos necessários;
  3. E pronto, pagamento realizado.

Por ser tão prático, os pagamentos com QR Code podem ajudar a evitar a desistência da compra e aumentar a satisfação dos clientes.

Há dois modelos de pagamentos com QR Code, que pode ser utilizado em diferentes situações:

  • QR Code estático: esse é o modelo mais simples, em que o cliente acessa a área de pagamento, devendo ele mesmo informar o valor a ser transferido;
  • QR Code dinâmico: nesse modelo o código é gerado a cada transação, ou seja, contendo exatamente o valor da compra entre outras informações, como vencimento.

Nesse sentido, o QR Code estático é mais flexível, mas não oferece muito controle, ou seja, inviável para um ecommerce, por exemplo. Por outro lado, o modelo dinâmico já oferece o controle necessário para uma loja virtual garantir que o valor certo será pago e fazer a ligação do pagamento com o pedido para liberação.

Para tanto, a empresa precisa ter acesso a uma plataforma que faça a emissão do QR Code, processamento da transação e integração com os outros sistemas de gestão do negócio.

Quais são os benefícios do pagamento com QR Code?

Os pagamentos com QR Code trazem diversos benefícios tanto para clientes quanto para os vendedores. Afinal, a tecnologia ajuda a reduzir filas, elimina necessidade de controle de caixa e malotes, uso de máquinas de cartões que ficam sempre fora do ar, entre outros.

Desse modo, os clientes agradecem quando o vendedor aceita pagamentos com QR Code, uma vez que é mais prático e cômodo do que outros métodos. Além disso, o cliente pode estar usando uma carteira digital da empresa ou de parceiros que oferecem benefícios, incentivando as compras.

Por outro lado, os vendedores aproveitam de uma solução integrada com outros sistemas de gestão e redução na complexidade para receber pagamentos, seja presencial ou virtual.

Além disso, o recebimento da venda é mais rápido, o que facilita o planejamento e controle do fluxo de caixa. Bem como aumenta a satisfação dos clientes ao oferecer uma experiência mais moderna e rápida.

Outra vantagem para as empresas, é que os pagamentos com QR Code possibilita novas formas de fidelização. Por exemplo, o negócio pode oferecer uma carteira virtual com descontos e vantagens exclusivas para os usuários, além de poder rentabilizar em cima de todas as compras do cliente, mesmo em outros estabelecimentos!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar