Open Insurance: tudo o que você precisa saber e como ele funciona

Open Insurance

Open Insurance, podemos resumir o conceito como a aplicação de práticas de inovação aberta no setor de seguros, fornecendo serviços e dados para parceiros, comunidades e start-ups para criar novos serviços, aplicativos e modelos de negócios inovadores. 

Nós, podemos ir mais longe. Afinal, além do método, estamos diante de um movimento que vincula a inovação aberta e a transformação digital a novas formas de prestação serviços e produtos de seguros. 

É exatamente isso que propomos neste artigo. Continue lendo para entender a visão macro do Open Insurance, como ele funciona e como é aplicado em todo o mundo. 

A princípio o que é Open Insurance? 

Open Insurance é um termo emergente na indústria de seguros. Basicamente, refere-se ao fornecimento de serviços e dados a parceiros, comunidades e startups para criar novos serviços, aplicativos e modelos de negócios inovadores/disruptivos. 

Do olhar técnico, o conceito principal de Open Insurance vem de uma combinação de arquiteturas de API abertas incorporadas em aplicativos de seguro. 

Nesse caso, ao acessar APIs abertas, os dados podem ser compartilhados entre diferentes seguradoras, startups, bancos, InsurTechs (startups de seguros de base tecnológica inspiradas no modelo Fintech) e outras organizações. 

Este novo conceito faz parte do movimento tecnológico e hoje está inserido em diferentes momentos na nova jornada dos consumidores de seguros. Por exemplo: hoje, o big data pode facilitar a análise de risco do segurado por meio de dados históricos digitais, fornecendo mais informações para as seguradoras. 

Na prática, seguradoras, ao adotar APIs abertas, podem facilmente experimentar, colaborar e alavancar soluções inovadoras e modelos de negócios desenvolvidos pela InsurTechs. Certamente, em um mundo onde as startups vem aperfeiçoando a análise de dados, Aprendizado de Máquina, reconhecimento visual e Inteligência Artificial, e provando que existem opções que vão além dos sites de comparação de preços. 

Permitir a realização de compartilhamento de dados e API aberta significa criar novos canais de negócios competitivos, inovar produtos, expandir a base de clientes e melhorar a experiência do usuário.

Surfe a onda do Open Insurance e conquiste novos mercados. Aqui!



Leia também o conteúdo: Experimentação Contínua e o Ciclo de Inovação Bimodal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *