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O que é Inside sales

O que é Inside Sales e porque sua empresa deve adotar?

O relacionamento com o cliente vem mudando ao longo dos anos, principalmente por conta dos avanços tecnológicos. Se antigamente o cenário comum era ter os vendedores em campo, indo até os clientes para fazer reuniões e apresentar de maneira mais detalhada o produto ou serviço, hoje já é possível negociar a distância por meio do Inside Sales. Já ouviu falar nele?

No post de hoje, vamos explicar melhor o modelo de vendas Inside Sales e quais são as vantagens de adotá-lo em sua empresa. Confira:

O que é Inside Sales?

Inside Sales é um termo inglês que significa “vendas internas”. É um modelo de vendas que foca na atração do cliente para sua empresa, por meio de conteúdo qualificado, ou seja, o cliente procura ou se interessa pelo seu serviço. O foco desse tipo de venda é otimizar o trabalho dos vendedores e reduzir custos, uma vez que o atendimento é muito mais remoto ou dentro da própria empresa.

Ele é possível atualmente, principalmente, por causa do uso de ferramentas e dispositivos tecnológicos que viabilizam a comunicação com o lead.

Apesar de parecer algo simples, se você pretende adotá-lo em sua empresa, é preciso, primeiramente, garantir que tem a estrutura adequada e organização para lidar com a mudança.

Quais as vantagens de adotá-lo?

Apesar de o modelo tradicional de vendas ainda funcionar, investir no Inside Sales pode trazer algumas vantagens para o seu negócio. Além disso, ele costuma ser muito recomendado para empresas do tipo B2B.

Provavelmente, algum de seus vendedores já passou por essas situações: ter que viajar para outra cidade para se encontrar com o cliente; ficar preso no trânsito e perder o horário da reunião; o cliente ter que desmarcar a reunião em cima da hora, quando o vendedor não se encontra mais na empresa etc.

Além de prejudicar a produtividade e o rendimento da equipe, quanto mais um vendedor tiver que se deslocar, menos tempo ele terá para se dedicar a outros clientes. Perda de tempo, consequentemente, afeta os ganhos do seu negócio e, certamente, não é isso o que você quer, certo?

Já quando a venda acontece dentro da própria empresa, caso aconteça qualquer tipo de imprevisto, lidar com o problema vai ser muito mais fácil, bastando apenas reagendar a reunião e, quem sabe, correr em busca de outro prospect.

Lembre-se, porém, de que Inside Sales não é igual à Telemarketing. Isso quer dizer que é preciso lidar com o cliente com sabedoria, usando sim estratégias de persuasão, mas, ao mesmo tempo, tendo calma para que ele tenha certeza de que precisa do seu produto ou serviço.

Como fazer a implementação em minha empresa?

Se após ler as vantagens você chegou à conclusão de que é viável implantar o modelo de negócio Inside Sale em sua empresa, seja de forma integral ou parcial, confira alguns passos que devem ser seguidos.

Invista em Marketing de Conteúdo

Para dar suporte às suas estratégias, é indicado que você invista também em Marketing de Conteúdo, ou seja, produzindo e compartilhando conteúdo rico e do interesse do seu público, de modo a aproximá-lo cada vez mais da sua empresa.

Além de passar mais credibilidade ao consumidor, aos poucos, ele vai evoluindo pelo funil de vendas e vai conhecendo melhor os benefícios do seu produto ou serviço.

Quando um cliente visita o seu site, baixa algum conteúdo, assina a sua newsletter ou preenche algum formulário, ele já disponibiliza informações importantes para o setor de vendas.

Conte com uma equipe preparada

Qualquer tipo de mudança requer muito planejamento e preparação. Portanto, antes de mais nada, você deve capacitar a sua equipe, de modo que ela saiba atuar de maneira estratégica e inteligente.

Eles devem estar muito bem preparados para a venda realizada dentro da empresa, sabendo usar os equipamentos e tendo na ponta da língua um discurso “evangelizador”.

Ofereça a estrutura necessária

Para que a venda Inside Sales funcione é preciso contar com alguns equipamentos e ferramentas.

Internet de qualidade, computadores, linhas telefônicas ou softwares de comunicação e fones de ouvido são imprescindíveis. Dependendo do seu ramo de atuação, podem ser necessários outros recursos.

Como você pôde ver ao longo deste post, o Inside Sales pode ser um método muito interessante para a sua empresa. No entanto, é preciso se planejar antes de implantá-lo, de modo a obter sucesso com a estratégia.

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