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Melhores lojas virtuais: conheça 5 motivos que as tornam gigantes

Quem não gosta de comprar pela internet, não é mesmo? Praticidade, descontos e promoções incríveis, variedade de produtos, facilidade de pesquisa de preços e segurança. Mas para que sua loja virtual possa oferecer tudo isso ao cliente, é preciso planejamento, organização e logística. Entenda o segredos das melhores lojas virtuais.

Grandes marcas tornaram-se ainda mais gigantes ao apostar com tudo no e-commerce, enquanto outras empresas conquistarão o sucesso absoluto exclusivamente pela internet. Quer fazer parte desse grupo? Então, no post de hoje, conheça os principais elementos que caracterizam as melhores lojas virtuais. Continue a leitura e confira!

1 – Excelente logística

A logística é a base do sucesso e da eficiência da sua loja virtual. Imagine só: seu cliente está esperando ansiosamente pela chegada do smartphone que ele comprou e, quando ele abre o pacote, encontra um caderno! Além de ser constrangedor para a empresa, uma experiência dessas é extremamente frustrante para o cliente que, com certeza, precisará de um longo tempo até voltar a fazer negócios com você (se ele voltar).

Da mesma forma, é fundamental respeitar o prazo de entrega estabelecido na hora do fechamento do pedido. Nunca coloque um prazo longo, o que é desencorajador, mas tente sempre dar alguns dias extras. Se você prometer entregar o produto em dez dias, o cliente ficará surpreso e satisfeito quando o pacote chegar em sete. Por outro lado, prometer em sete dias e entregar em nove já significa uma experiência pouco satisfatória para o cliente.

Finalmente, é preciso ter um excelente serviço de empacotamento e entrega. Livros não podem chegar amassados, copos não podem trincar durante a viagem, roupas devem ser entregues sem amassados, e assim por diante: o cliente deve receber seus produtos em perfeito estado, assim como aconteceria em uma loja física.

2 – Site funcional

Uma loja virtual não é nada sem seu site! Uma das principais vantagens de fazer compras online é poder fazer isso a qualquer momento, 24 horas por dia, e ter acesso a informações completas sobre o produto. Além disso, a variedade é muito maior do que na loja.

Portanto, seu site precisa ser bem organizado e dinâmico, para que o cliente possa navegar facilmente por cada categoria e encontrar os produtos que procura ou aqueles pelos quais ele pode vir a se interessar.

Para tornar todos os produtos atraentes, apresente fotos que mostrem bem as dimensões, cores e demais características de cada item. Inclua, também, as informações completas sobre cada produto, além de um espaço para que os clientes possam deixar comentários e avaliações sobre aquilo que eles já compraram.

Lembre-se de que fazer compras, na maioria das vezes, é um processo demorado! Portanto, seu site deve ser de leitura agradável e com uma paleta de cores que não canse os olhos, pois o layout deve ser convidativo para que o usuário passe um longo tempo ali.

3 – Promoções exclusivas

Para fidelizar seus clientes e mantê-los sempre voltando, transformando o seu negócio em uma das melhores lojas virtuais, ofereça descontos e promoções exclusivas para seus clientes virtuais! Descontos progressivos, frete grátis, promoções temáticas e brindes são alguns dos exemplos que você pode implementar no seu e-commerce. Assim, seus clientes sempre irão querer visitar o seu site para saber o que está rolando no momento.

4 – Ótimo atendimento

Comprar pela internet é fácil e rápido e, portanto, seu atendimento também deve ter essas características. Ofereça diversos canais de contato para seus clientes, e responda-os o mais rápido possível. Solucione suas dúvidas e problemas, prestando atenção em suas reclamações.

Nesse sentido, um dos melhores exemplos é a Ponto Frio. Fazendo proveito do símbolo da empresa, o pinguim, a loja desenvolveu uma presença única nas redes sociais, conquistando um engajamento gigante por parte de seus clientes. Mas não é apenas o bom humor que transformou a estratégia em sucesso: o “pinguim” responde rapidamente aos comentários e perguntas dos usuários, sempre trabalhando para ajudá-los da melhor forma possível.

5 – Segurança total

Respeite e proteja os dados pessoais e de cobrança de seus clientes, pois acredite: não foi fácil conquistá-los! Se o usuário passou essas informações, é porque confia totalmente na sua empresa. Agora, é seu papel não quebrar essa confiança.

Se as melhores lojas virtuais conquistaram o Brasil, no exterior não é diferente. Saiba mais em nosso e-book Desvendando os segredos das grandes lojas virtuais estrangeiras em 7 passos!

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