Skip to content

Melhor lugar para trabalhar: o que uma empresa precisa fazer para ocupar esse lugar?

Todo ano, a Exame, em parceria com a Você S/A, divulga o ranking com as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil. Este guia, publicado há 23 anos é uma referência. Mas não é a única.

Quando falamos de TI, por exemplo, temos o GPTW TI, realizado pela IT Mídia em parceria com o Great Place to Work (GPTW), que este ano elegeu as 110 melhores empresas de tecnologia para se trabalhar no país.

Nos dois prêmios, gestão de pessoas e bom clima organizacional pesam muito para além do setor de atuação das empresas. E, para conquistar este lugar, a empresa precisa querer! De verdade!

Particularmente acredito que, muito mais do que uma mesa de sinuca e uma chopeira no centro da empresa, a cultura, os valores, a transparência com os critérios de avaliação e as oportunidades de crescimento de carreira têm muito mais relevância para estabelecer este bom lugar para se trabalhar. Aqui na FCamara estamos nos concentrando em proporcionar:

– Uma gestão de pessoas que dê segurança – no suporte ao colaborador e suas necessidades – e liberdade – na autonomia para a tomada de decisões e atitudes.

– Lideranças acessíveis e facilitadoras, que ofereçam orientação e mentoria.

– Diversidade como pilar e não apenas como bandeira – presente em todos os squads.

– Programas de incentivo e valor – programas de desconto em produtos e serviços diários a bolsas de estudo, reconhecimento, retenção de talentos e patrocínio de ideias.

– Culture Code como ponto de conexão – incorporação e transmissão da cultura por meio de cada colaborador.

O Culture Code da FCamara é focado no progresso do colaborador e, para tanto, incentiva a interdisciplinaridade, o autogerenciamento e a auto responsabilização, estimulando o desenvolvimento de habilidades – hards e softskills – e de novas ideias de negócios ou soluções.

É preciso, quando falamos de um bom lugar para trabalhar, enxergar que a experiência e a conduta dos colaboradores são formadas a partir do exemplo e do direcionamento da gestão. A partir de uma liderança mais humana, inclusiva e diversa, é possível construir um lugar melhor de trabalho.

O que você considera mais importante para estabelecer este bom lugar para se trabalhar?

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar