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Marketing para startups

Marketing para startups: quais são as maiores tendências do mercado?

Em tempos de crise econômica, como o que estamos vivendo hoje, iniciar uma startup é uma tarefa que demanda muito planejamento e atenção aos detalhes. Muito além do conhecimento técnico, você precisa investir em divulgação e o marketing para startups é uma ótima opção.

Uma startup deve optar por canais de divulgação mais efetivos e que possuam um investimento baixo e a possibilidade de mensuração de resultados. Para ajudá-lo a iniciar sua estratégia de comunicação, listamos algumas tendências que devem nortear suas ações. Vamos lá?

Realizar um planejamento de marketing para startups

Muito além de uma simples tendência, o planejamento de marketing é fundamental para embasar qualquer estratégia de comunicação de uma empresa. Busque quem são os seus concorrentes, conheça o seu público-alvo e do que ele gosta e identifique qual o tamanho real de seu mercado.

Mas você deve estar se perguntando: como eu posso realizar esse planejamento de marketing? É nesse momento que devemos utilizar as tendências que nos comprometemos a apresentar no início do post.

Usar o big data

Cruzar todas as informações que você tem sobre o seu público e combiná-las com outras fontes de dados como, por exemplo, as mídias sociais é, basicamente, o trabalho realizado com o big data.

Você deve ir além dos dados individuais, afinal, o que interessa é o resultado do cruzamento entre eles. Por meio dessas informações, você conseguirá extrair “Insights” que o ajudarão a prever qual será o próximo passo de seus clientes e poder ajustar suas ofertas de modo a atingi-lo com maior eficácia.

Investir no marketing de conteúdo

Não existem dúvidas de que o marketing de conteúdo veio para ficar e, atualmente, milhares de empresas estão vendo seus resultados aumentarem graças à utilização dessa ferramenta.

Sendo assim, ele não pode ficar de fora de sua estratégia de marketing para startup. Por meio do marketing de conteúdo, você alcançará o seu público de forma mais efetiva, oferecendo conteúdos ricos, de qualidade e, principalmente, do interesse dele, o que indica que ele já está propenso a consumir o produto ou serviço oferecido pela sua marca.

A maior vantagem desse tipo de estratégia é que ela pode ser executada com pouco — ou quase nenhum — investimento. Nela, você desenvolverá ações por meio das mídias sociais e, também, do seu blog.

Além de atrair mais clientes para a sua startup, o marketing de conteúdo auxilia no ranqueamento de seu site em motores de busca, como o Google, por exemplo.

Apostar na automação de tarefas

Uma grande tendência que as startup estão aplicando em seu dia a dia é a automação de tarefas para manter um relacionamento mais próximo com seus clientes. Parece um pouco contraditório automatizar para aproximar, não é mesmo? Mas estamos aqui para dizer que isso realmente funciona!

Vamos supor que o cliente chegou até o checkout do seu aplicativo, mas não realizou o pagamento. Após 12h, por exemplo, seu sistema pode encaminhar uma mensagem a ele para lembrá-lo de finalizar a compra.

Esse tipo de automação tem apresentado ótimos resultados em diferentes setores do mercado. Mas preste atenção! As mensagens devem ser sempre personalizadas ao cliente, evitando ao máximo mensagens frias ou padronizadas,você fortalece o relacionamento com o cliente sendo data driven.

O lembrete de carrinho abandonado é apenas uma das diversas estratégias que você pode adotar, por meio da automatização, para manter um relacionamento próximo com seus clientes. Você ainda pode encaminhar mensagens interativas, como pesquisas de satisfação e cupons de desconto.

O que achou dessas tendências de marketing para startups? Deixe suas dúvidas e opinião em nossos comentários e compartilhe com a gente a sua experiência com o tema deste post!

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