Skip to content

Manifesto Tech: entenda por que o Grupo FCamara apoia o movimento

Manifesto Tech visa expandir o mercado de tecnologia com transformação social e conta com o apoio da FCamara.

O Manifesto Tech, lançado recentemente, tem o apoio do Grupo FCamara. Primeiramente, o movimento tem um grande propósito: estimular a cultura de crescimento com aprendizado contínuo para pessoas interessadas na área de tecnologia.

Além disso, o Manifesto propõe que empresas e startups sejam empresas-escolas. Ou seja, acolham e desenvolvam mais pessoas de forma sustentável.

Para o Grupo FCamara, o sucesso das empresas tem um ponto crucial: as pessoas. São elas que agregam valor e fazem os negócios irem além. Por isso, nós valorizamos o capital humano. Assim como preza pela pluralidade de perfis, sotaques, cores, ideias e experiências. Do mesmo modo, cria desafios saudáveis para que a pessoa se desenvolva, evolua e faça o seu melhor.

Um dos princípios do Manifesto Tech é que “novas pessoas são capazes de entregar valor rapidamente em projetos reais se apoiadas e habilitadas para isso”. A FCamara, inclusive, pensa exatamente assim. Por isso, estimula que diversas pessoas conheçam a área por meio de seus programas gratuitos. O Programa de Formação, a Migração de Carreira e o Orange Juice, por exemplo, são alguns deles.

Nesse sentido, a FCamara acredita que a tecnologia não escolhe uma persona específica. Dessa forma, a organização promove a conexão entre a estratégia de negócios e a formação de pessoas e retenção de talentos.

E por falar em formação, essa é uma palavra que está na cultura da FCamara desde que a empresa foi fundada, em 2008. Entretanto, formar profissionais capacitados é um exercício desafiador.

Como ajudar as pessoas a se tornarem protagonistas das próprias histórias? De que maneira habilitar os profissionais para entregar valor em projetos? Existe uma fórmula ideal?

Em meio a tantos questionamentos, a FCamara buscou uma solução. Com o objetivo de criar o próprio método para desenvolver pessoas e uma vontade enorme de transformar o mercado de tecnologia, a FCamara lançou, em 2017, o Programa de Formação.

Mais de 27 mil pessoas já participaram do Programa de Formação

A iniciativa tem o foco de recrutar novos trainees. Ou seja, é voltada tanto para quem não tem experiência na área tech quanto para quem está em busca da primeira oportunidade profissional. Além disso, o Programa não avalia apenas hard skills, mas também as soft skills.

Mais de 27 mil pessoas de todo o Brasil já participaram do Programa. Atualmente, mais de 300 se formaram pela FCamara. Na prática, o Programa de Formação promove formação interdisciplinar.

Também seleciona perfis curiosos, proativos, ambiciosos e que tenham autonomia para criar times de alta performance. Sendo assim, ajuda a fomentar e revolucionar o setor tecnológico.

Os times, inclusive, são imersos em uma cultura de inovação. Essa cultura incentiva a colaboração e o livre fluxo de informações. Da mesma forma, utiliza ciclos de experimentação na plataforma de inovação da FCamara: o Imagine. Logo, os trainees assim como os grandes líderes e sócios são incentivados a dar ideias inovadoras para projetos de impacto.

Entre os diferenciais do Programa, estão a oportunidade de começar a carreira como Desenvolvedor Full Stack ou UX Designer, o incentivo ao protagonismo, a imersão na cultura do compartilhamento e o hackathon. Esse último dura 15 dias e desafia os participantes a criarem um projeto real.

Migração de Carreira ajuda profissionais a mudarem para a área de tecnologia

Por outro lado, a FCamara também auxilia profissionais de outras áreas a migrarem para a tecnologia. Prova disso é o projeto Migração de Carreira, destinado a pessoas que têm interesse na área de Quality Assurance (QA).

O projeto disponibiliza vídeos e cursos gratuitos. Os materiais são os que a Conie Menzes, idealizadora da comunidade Girls Testing, seguiu para se tornar a profissional de hoje. Após consumir os conteúdos das trilhas, os participantes aperfeiçoam seus conhecimentos para o mercado.

Posteriormente, eles podem ser chamados para entrevistas e sair com um emprego na FCamara. Até hoje, mais de 1.600 pessoas participaram da iniciativa.

Comunidade tech reúne mais de 2 mil pessoas para discutir tecnologia e inovação

Além dessas ações, há, ainda, a comunidade tech Orange Juice. Primeiramente, a Orange é um espaço para compartilhar conhecimentos e conhecer novas pessoas e áreas. As interações acontecem no Discord, Twitch, Medium e redes sociais.

Outros canais que debatem assuntos relevantes sobre tech é o podcast Orange Juice Cast e as lives semanais Orange Talks. Para se ter ideia da dimensão da comunidade, mais de 2 mil pessoas fazem parte e o podcast conta com 4 mil plays. Já as lives e os vídeos somam mais de 50 mil views.

Manifesto Tech: apoie essa causa você também

Em suma, o mercado de tecnologia só cresce. Porém, é preciso continuar promovendo o espírito de colaboração e formando pessoas. Juntamente com o Manifesto Tech, a FCamara quer ajudar a construir um futuro ainda melhor para quem está ou entrará na área tech.

Mais diverso, inovador, democrático e justo. Seja para o setor, as empresas e, principalmente, as pessoas envolvidas. Vamos juntos impulsionar o mercado de tecnologia?

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar