Inteligência Artificial aplicada na Educação pode diminuir evasão escolar

A evasão escolar é uma triste e gigante realidade em nosso país. Seja pela distância, pela falta de apoio da família ou pela necessidade de ingressar no mercado de trabalho, muitas crianças, jovens e adultos deixam a escola e dificilmente retornam. 

Ainda que o último levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tenha revelado uma diminuição de 5% na evasão escolar na educação básica, 486 mil alunos abandonaram os estudos em 2019.

De acordo com dados da Síntese de Indicadores Sociais 2019, divulgada pelo IBGE, jovens de famílias mais pobres têm oito vezes mais chances de abandonar a escola. 

E quando falamos de travestis e transexuais – cuja visibilidade foi celebrada no último dia 29 – a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) estima que, em 2018 no Brasil, cerca de 0,02% estavam na universidade, 72% não possuíam ensino médio e 56% não completaram o ensino fundamental.

De olho nesses índices, a FCamara desenvolveu uma solução voltada para a prevenção e diminuição da evasão escolar, o Fidelizaluno. O software mapeia os alunos com maior probabilidade de evadir, analisando os perfis dos alunos, com base em sistemas de gestão acadêmica, além de sistemas pedagógicos e financeiros.

Por meio da Inteligência Artificial, o Fidelizaluno traça o perfil dos alunos e faz as predições, emitindo alertas para os que possuem níveis altos de possível desistência. 

Se o fator for de ordem econômica, por exemplo, a instituição pode aplicar políticas de parcelamento ou negociação dos débitos, bem como adiamento de pagamentos para o final do curso. 

Além disso, a solução identifica o fator de evasão, para que a área responsável da instituição de ensino tenha insights e planos de ação para combater a evasão.

Se os fatores forem de ordem familiar ou de saúde, a instituição pode, por exemplo, oferecer ajuda psicopedagógica e psicológica para o aluno e a família, bem como o acompanhamento e reforço da evolução do aluno no curso.

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