Skip to content

Como dar os primeiros passos para implementar a inovação?

A inovação é um dos grandes motores propulsores da nova economia. Inclusive, é o melhor caminho para manter o crescimento do negócio. Mas como dar os primeiros passos para criar uma cultura inovadora?

Atualmente, não é novidade falar que empresas precisam se reinventar. Cada vez mais CEOs e o alto escalão das organizações estão cientes que um negócio que não inova está fadado ao desaparecimento gradual.

Do mesmo modo, pode sofrer uma queda vertiginosa de performance. Além disso, perder share de mercado, devido à competição mais adaptada às necessidades contemporâneas.

Assim, com os riscos de não inovar já bem conhecidos, resta inovar de fato. Apesar disso, não é uma tarefa fácil. É um desafio criar um ambiente propício para além de um departamento chamado “inovação”.

Dicas para aplicar o processo de inovação na empresa

Portanto, hoje, listamos algumas dicas de como aplicar esse processo nas empresas. Confira a seguir!

Primeiramente, é importante trabalhar dentro de casa a mudança de mentalidade dos colaboradores. Nesse sentido, todos ganham. Afinal, empresas que encorajam a inovação e o intraempreendedorismo atraem melhores talentos e, de quebra, são mais lucrativas. 

Um jeito eficaz de proporcionar essa mudança de mindset nos colaboradores é por meio de um programa de gestão de ideias. Dessa forma, é possível fomentar o senso de pertencimento, a criatividade, a agilidade e a colaboração.

Outro possível segundo passo para a estratégia de inovação, seguindo na linha de criar um ambiente propício a mesma, é se conectar com o ecossistema. Seja startups, academia ou diversos outros stakeholders.

Sendo assim, o objetivo final da inovação em empresas é promover uma Transformação de Alto Impacto diretamente no centro da estratégia do negócio. Assim como mudar rotas ou ajustá-las para que a empresa esteja à frente dos concorrentes com novas ideias, produtos e negócios.

Dessa forma, a conexão com o ecossistema e a adoção de soluções externas é tão importante quanto o fomento do intraempreendedorismo dentro de casa.

Agora que você já sabe como começar a inovar, que tal colocar isso em prática? Nós, do Grupo FCamara, somos especialistas nesse assunto e podemos ajudar o seu negócio a criar um programa de inovação. Saiba mais clicando aqui.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar