Skip to content
Uma mulher mexendo tablet e um homen com um pacote na mão

Distribuidor digital: a solução para o micro e pequeno varejo

Com a evolução constante dos negócios digitais, impulsionada pela pandemia da Covid-19, o micro e pequeno varejo enfrenta desafios na adaptação ao que chamamos de “novo normal”. Em um cenário onde a presença digital se tornou indispensável, surge como destaque um modelo de negócio: o distribuidor digital, que permite que os varejistas tenham uma presença online sólida e competitiva.

Nesse contexto, para indústrias e distribuidores, a oportunidade de adotar o modelo distribuidor digital também pode ser uma estratégia eficaz. Essa estratégia visa oferecer aos varejistas um canal de venda whitelabel, enriquecendo seus catálogos com produtos diferenciados. 

Assim, um e-commerce B2B resultante não apenas amplia a base de clientes, mas também representa uma alavanca para aumentar o faturamento.

O que é um distribuidor digital?

Você já se perguntou o que significa ser um distribuidor digital? Em suma, um distribuidor digital é uma plataforma que capacita os lojistas a comercializarem seus produtos online de maneira eficiente. Essa plataforma oferece uma variedade de recursos, incluindo:

  • Um catálogo de produtos abrangente;
  • Ferramentas de marketing e vendas;
  • Suporte técnico e administrativo.

Com esses elementos à disposição, os lojistas têm a capacidade de criar suas próprias lojas virtuais ou optar por vender através de marketplaces. Tudo isso, inclusive, de forma simplificada e integrada. 

Dessa forma, o distribuidor digital viabiliza a presença online dos lojistas, bem como proporciona à cadeia de valor a utilização eficiente de toda a infraestrutura e variedade de produtos disponíveis. Isso resulta não só no impulsionamento das vendas, mas também na conquista de novos consumidores. 

Dentro desse modelo, as indústrias têm a oportunidade de expandir suas operações B2B, capacitando revendedores a explorarem o potencial do digital. Do mesmo modo, permite que os lojistas estabeleçam suas próprias lojas virtuais. A dinâmica é simples: os lojistas têm a liberdade de escolher os produtos para incluir em seus canais online, enquanto o distribuidor ou indústria assume a responsabilidade pelo faturamento.

Além disso, a entrega ao consumidor final pode ser conduzida tanto pelo lojista quanto pelo distribuidor/indústria. Essa abordagem simplifica o processo e fortalece a colaboração entre os elos da cadeia de suprimentos, promovendo um ambiente de comércio online dinâmico e eficaz.

fotografia de carrinho com compras ao lado

6 vantagens para o micro e pequeno varejo

O distribuidor digital gera uma série de vantagens para o micro e pequeno varejo. Uma delas é a redução de custos, visto que o distribuidor digital fornece uma plataforma pronta para uso, eliminando a necessidade de o lojista investir em tecnologia e infraestrutura. 

Outro benefício é o aumento da eficiência. Isso porque a plataforma do distribuidor digital automatiza tarefas, como o processamento de pedidos e o atendimento ao cliente. Dessa forma, o varejista pode dedicar seu tempo e recursos para atividades mais estratégicas e o aprimoramento da experiência do consumidor.

A presença digital fortalecida também é outra vantagem. Afinal, o modelo viabiliza a inserção dos varejistas no comércio eletrônico, assim como abre portas para a expansão e consolidação de suas marcas.

Além disso, o distribuidor digital também oferece uma maior flexibilidade na gestão de estoques, permitindo que os varejistas otimizem a oferta de produtos conforme a demanda do mercado. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de integração com diferentes canais de venda, como redes sociais e marketplaces, ampliando ainda mais a visibilidade e as oportunidades de conversão.

Por último, destacamos o acesso a novos mercados. O distribuidor digital não apenas simplifica processos internos, mas também proporciona uma ampliação do alcance de mercado. Assim, ao adotar a plataforma, os lojistas têm a chance de atingir um público mais amplo. Isso resulta em uma base de clientes expandida e também em uma maior possibilidade de vendas.

Distribuidor digital: uma nova perspectiva para indústrias e distribuidores 

Atualmente, a transformação digital está estimulando as indústrias a reavaliarem suas estratégias de venda e inovação. Segundo a consultoria McKinsey & Company, aquelas que adotaram o modelo de distribuidor digital registraram um incremento médio de 15% nas vendas B2B.

Com a adoção do modelo, as indústrias e distribuidores têm acesso a um rico conjunto de dados provenientes das atividades de vendas online. Sendo assim, essas informações podem ser analisadas para entender padrões de compra, comportamentos do consumidor e eficácia das estratégias de marketing. 

Ou seja, com base nessa inteligência digital, as empresas são capazes de aprimorar suas ofertas de produtos, ajustar os preços, etc. Além disso, a plataforma do distribuidor digital pode incorporar ferramentas de automação de marketing, facilitando o envio de campanhas segmentadas, promoções personalizadas e acompanhamento pós-venda. Ao utilizar essas estratégias, as empresas conseguem maximizar o impacto de suas ações de marketing.

imagem de uma mulher branca olhando para um notebook e segurando um celular

A seguir, listamos mais benefícios para indústrias e distribuidores:

#1 Expansão do modelo B2B 

O modelo tem uma abordagem flexível e adaptável, permitindo que as indústrias expandam suas operações B2B. Uma indústria de produtos de beleza, por exemplo, pode desenvolver uma plataforma B2B que simplifica o processo de pedidos para salões de beleza parceiros. 

#2. Fortalecimento da relação com varejistas 

Ao oferecer um canal whitelabel, as indústrias e distribuidores fortalecem sua relação com os varejistas. Isso cria uma parceria mais colaborativa, onde o sucesso digital de um lado impulsiona o crescimento do outro.

#3 Maior variedade e competitividade 

A capacidade de incluir produtos não convencionais nos catálogos dos varejistas proporciona uma vantagem competitiva. Essa variedade aumentada torna as lojas mais atrativas para os consumidores, resultando em maior competitividade no mercado digital.

Leia também: Relação entre indústria e varejo: saiba os benefícios para os negócios

Conclusão

Em resumo, o distribuidor digital emerge como uma ferramenta essencial na transição do micro e pequeno varejo para a era digital. Dessa forma, representa uma oportunidade estratégica para o fortalecimento e crescimento sustentável do ecossistema varejista.

A sua relevância vai muito além de um simples suporte técnico ou resposta às demandas emergentes. O distribuidor digital pode ser um facilitador, fortalecendo as relações entre indústrias, distribuidores e varejistas por meio de ferramentas e recursos. Essa colaboração sustenta a vitalidade do mercado e também impulsiona o crescimento sustentável a longo prazo.

No centro desse modelo, encontramos não apenas soluções técnicas, mas um novo paradigma para a forma como as transações acontecem e como os negócios se desenvolvem. Além disso, é importante ressaltar que a implementação técnica e financeira dessa solução está se tornando cada vez mais acessível, removendo barreiras para a entrada no mundo digital.

Isso significa que, mesmo para os pequenos varejistas com recursos mais limitados, a adoção do distribuidor digital está ao alcance, promovendo uma democratização do acesso às ferramentas essenciais para o sucesso no cenário digital. 

Portanto, se você está buscando não apenas uma resposta às mudanças, mas uma transformação completa e sustentável para o seu negócio, o distribuidor digital pode ser a chave para alcançar esse objetivo. 

Quer saber mais sobre como essa estratégia pode impulsionar o seu varejo? Entre em contato com um especialista da FCamara clicando aqui e descubra as possibilidades que o futuro do comércio digital reserva para você.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar