Skip to content
Gestão de projeto ágil X tradicional

Como entender a diferença entre gestão de projeto ágil X tradicional

A gestão de projeto ágil é um conceito relativamente novo, por mais que ainda existam diferentes formas de fazer isso. E, nos últimos anos, tem-se abordado muito esse modelo com o intuito de otimizar as demandas de gestão, sobretudo, no departamento de tecnologia.

Sendo assim, enquanto a gestão de projeto tradicional — como não poderia deixar de ser — é mais conhecida, contando também com uma aceitação mais consolidada, por outro lado, os métodos ágeis vêm conquistando cada vez mais espaço nas empresas, sobretudo na área de TI.

E, é claro, todo gestor deseja aplicar o melhor modelo de gestão de projetos nos empreendimentos que gerencia. Mas qual o tipo de gestão, de fato, é mais eficiente? Qual usar para potencializar os resultados? Para entender as diferenças entre gestão de projeto ágil e tradicional, continue a leitura deste post!

Gestão de projeto tradicional

A gestão de projeto tradicional se caracteriza pela necessidade de obedecer um padrão, uma sistemática, uma estrutura bem definida.

Os esforços se concentram nos processos, na mensuração do andamento do projeto por meio das entregas. Isto é, a gestão de projeto tradicional considera que somente se finaliza um empreendimento quando todo o escopo anteriormente acordado é finalizado e aceito pelo cliente.

Em síntese, é uma sistemática mais rígida, que oferece pouca flexibilidade para mudanças, conferindo grande importância à figura do gerente de projetos. Basicamente, correspondem à gestão de projeto tradicional as boas práticas oriundas do PMI e CMMI.

Gestão de projeto tradicional na prática

Por exemplo, quando um projeto de implementação de um ERP é acordado, é necessária a elaboração de uma Declaração de Escopo, de uma EAP, de um cronograma etc. Ou seja, tudo é preciso ser minuciosamente planejado e formalizado.

Gestão de projeto ágil

Por outro lado, a gestão de projeto ágil leva em consideração o que se pode chamar de ambiente colaborativo, pois o foco no processo deixa de ser prioridade para que os esforços se concentrem na contribuição da equipe, dos integrantes do projeto. Em simples palavras, a gestão de projeto ágil se mostra uma evolução da gestão tradicional.

Uma das diferenças mais expressivas é que a gestão ágil propõe a participação mais próxima do cliente, com iterações mais curtas e testes executados automaticamente. Todavia, a recomendação é que esse modelo se desenvolva com times menores ou que se organize o projeto em partes menores, para agilizar o gerenciamento.

Convém também dizer que a gestão de projeto ágil se destaca por oferecer maior liberdade no planejamento, por ser mais aberta a mudanças positivas e promover uma maior participação da equipe.

Compatíveis com esse conceito, podem ser mencionados os métodos Extreme Programming, também chamado de XP e o método Scrum.

Gestão de projeto ágil na prática

Por exemplo, a autogestão é um princípio muito aplicado quando os times de desenvolvimento já sabem o que devem fazer e executam as atividades sem a necessidade de cobrança ou monitoramento de perto por parte do gestor.

Gestão de projeto ágil x tradicional: qual escolher?

Considerando o cenário atual, em que é preciso ser flexível, reduzir drasticamente o tempo de resposta e evoluir para uma sistemática participativa e colaborativa, pode parecer óbvio que a escolha mais acertada é escolher a gestão de projeto ágil.

Todavia, considerando que cada empresa possui suas peculiaridades, a aplicabilidade de cada método pode variar, sendo, para algumas corporações, mais viável a utilização da gestão de projeto tradicional.

Por exemplo, uma empresa que apresente processos engessados, em que grande parte dos gestores possuam raízes tradicionais, é natural que haja uma resistência cultural na aceitação da gestão de projeto ágil.

Agora que você já sabe a diferença entre gestão de projeto ágil e tradicional, que tal nos seguir nas redes sociais (Facebook e LinkedIn)? Assim você fica a par das novidades que compartilhamos sempre!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar