Skip to content

Experiência com o Programa de Formação

Escrito por Carla Mendanha, UX/UI do Grupo FCamara

No dia 16 de julho de 2020, terminou mais um Programa de Formação do Grupo FCamara. Confesso que já perdi as contas de quantos programas eu já participei durante os meus quase 4 anos de FCamara. Eu participei como as 2 personas que temos no programa: candidato e organizador. Por isso resolvi contar um pouco dessa história.

O início

A Carla do passado (precisamente, segundo semestre de 2016) estava cursando o quinto semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistema. Até que, durante uma aula, um de nossos professores divulgou que a FCamara estava com vagas abertas para trainees. Eu como estava a procura de trabalho na área de desenvolvimento, logo corri para me inscrever. Confesso que estava pessimista e insegura, pois não sabia se estava preparada para a área de desenvolvimento, um pensamento e sentimento normal de quando você está se formando. Fui passando nas etapas e, cada vez que recebia o e-mail de aprovação, era sempre um momento muito gratificante, que aliás tenho todos até hoje guardado de recordação!

O processo ocorreu durante as minhas férias de dezembro e janeiro. Fui contratada no dia 17 de janeiro de 2017, não tem como esquecer esse dia, não é mesmo? Minha vida iria mudar, afinal eu estava migrando de Arquitetura e Urbanismo para a área de T.I. No começo, a ideia era eu ser uma UI e Front-end, mas logo de cara o Joel Backschat reparou que eu tinha uma pegada muito forte de design (que eu estudo e pratico desde meus 13 anos, de forma autodidata) e me guiou para a área de UX/ UI, que eu me especializei ao longo desses 4 anos.

Até onde eu pesquisei, em Santos, a FCamara foi uma das pioneiras, se não a primeira empresa a ter um UX da Baixada Santista, e eu fui essa pessoa. Isso é um dos meus maiores orgulho. Claro que temos UXers caiçaras, mas a maioria foi para São Paulo, buscando uma oportunidade que não achavam aqui, além de termos designers trabalhando em agências. Quando comento UX, estou englobando a carreira como um todo: a pessoa que realiza tarefas desde a descoberta/research/ imersão, passando pelo protótipo (UI) e validando/ testando com o usuário. UX tem várias tarefas, mas estou resumindo para não ficar tão extenso. Afinal, esse post não é sobre todas as áreas que UX engloba, é assunto para um outro artigo…

Organizando o Programa de Formação

Depois de ter entrado na FCamara, passei a ajudar 100% na próxima edição do Programa de Formação em Santos, que entraram profissionais excelentes, e que hoje são arquitetos como: João Freitas e Luiz Felipe Araujo Nunes.

Nos Programas seguintes, ajudei de alguma forma, seja organizando e-mails ou em alguma etapa pelo menos. Aliás, nos penúltimos, colocamos um um plano de ação de um novo onboarding. O processo foi bem legal, a Karem Carvalho ajudou com a parte de discovery, onde mapeou todas as dores dos colaboradores quando entra na FCamara, e eu e a Melody Bruni seguimos com as outras etapas, como por exemplo: entendimento dessa persona, indexar todo material pesquisado, mapear uma nova jornada do usuário e criação de um MVP para testar com os novos trainees. O feedback foi bastante positivo, mas mesmo assim conseguimos coletar ainda alguns gaps que podem ser melhorados.

Programa de Formação a Distância

Nessa última edição, fiz ele de ponta a ponta. Executei toda a parte de divulgação, meetups, realização das provas, correção das mesmas, auxilie na organização das entrevistas, fiz mailing e tirei muitas dúvidas. Claro que tive toda a ajuda do Joel, Fabio CamaraKleber SantosEsmael PradoGabriel BioThais Kaneshiro, Melody, Beatriz Mila e de um monte de gente da FC que ajudou nos meetups e espero não esquecer nenhum nome: Elizabeth Souza, Marcela Candido, Gabriel Sanzone, Pietro Oliveira, Renan Bairos, Lucas Batista (Android), Sandyara Peres, Pedro Leal, Matheus Marques. Todos vocês foram fundamentais para o sucesso dessa edição <3!

Em janeiro, tinha conversado com o Joel da minha vontade de ensinar UX e formar o pessoal aqui da Baixada antes deles entrarem na FCamara. A ideia é muito promissora, mas precisava ser melhor estruturada, além do Programa já está no ar e na sua fase final (Hackathon), então, ficaria para um próximo Programa de Formação. Mas quem diria que uma pandemia ia trazer essa ideia para agora!

Eu, Joel e Mariana Mendanha conversamos muito como seria esse formato totalmente novo para nós e para os candidatos, com mentorias e a distância. Ah, claro não seria só UX, teríamos que formar devs também. A Mariana começou a criar os planos e colocou toda essa etapa final em ação. Nessa última parte por estar com várias demandas no cliente, fiquei com a parte de mentoria de UX.

E foi uma experiência incrível! Foi um período de quase 2 meses, totalmente online, onde participei de lives pela primeira vez explicando UX, tive a oportunidade de fazer uma live com o Daniel Furtado, do canal UXNOW, que foi uma honra e admiro demais o trabalho dele. Além disso, pude trocar conhecimento com todos e saber como posso melhorar na didática, gerenciar meu tempo entre Programa de Formação e demandas do cliente, entre outros fatores. 

Tenho muito ainda a melhorar como mentora, e sei que nos próximos eu colocarei isso em prática. Sinto que, por causa de tempo, demandas, cursos, eu não consegui dar o meu 100% e compartilhar tudo que eu gostaria de ter compartilhado, mas é colocando em prática que descobrimos o que devemos aperfeiçoar.

Os projetos

Ao elaborar os entregáveis que os candidatos de UX precisariam fazer, resolvi colocar como um dos itens principais um artigo do processo de UX e UI do projeto deles durante o Programa de Formação. Por que eu fiz isso? Muitos de nós, da área de design, deixamos o portfólio de lado (eu sou um exemplo disso, tenho vários projetos para documentar e sempre deixo para a Carla do futuro fazer). Com isso, incentivei eles a fazerem um case de portfólio, pois, infelizmente, não temos como contratar todos, mas que aprendessem com processo completo e, quem sabe, conseguirem uma vaga.

Essa foi minha experiência com Programa de Formação. Espero que incentive mais pessoas a participarem, pois é um processo de aprendizado sem nenhum igual!

Os próximos posts aqui no blog iremos mostrar todos os artigos feitos pelos Squads do Programa de Formação! Então fique ligado que tem muito conteúdo interessante 😉

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar