Skip to content

Entenda qual a importância de um design responsivo nas diversas aplicações

O que mais se escuta falar é sobre design responsivo e como isso pode impactar na experiência do usuário em seu site, aplicativo ou software. Por isso, nessa repostagem do artigo desenvolvido pelos nossos UX/UI Designers, Carlos Gizbert e Matheus Santos no medium, vamos detalhar a importância de se pensar responsivo.

O que é Design Responsivo?

O Design Responsivo nada mais é do que a otimização de um site para diferentes dispositivos, fazendo com que o conteúdo se adapte aos diferentes tamanhos de tela, independente do dispositivo que está sendo acessado. Os dispositivos vão desde: desktop, tablet e mobile.

O que é o design responsivo
Exemplo de como funciona o Design Responsivo na prática.

As empresas tiveram que se adaptar com esse novo formato de projeto, pois além da consistência, o conteúdo precisa gerar uma boa experiência para o usuário enquanto ele utiliza a aplicação.

No design responsivo temos a metodologia Mobile First que é uma das primeiras coisas que é necessário pensar na hora de realizar um protótipo de alta fidelidade, pois nos últimos anos o fator principal de rankeamento no Google é o mobile first.

Por que utilizar o Mobile First?

Segundo pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CG1.br) nas classes D e E, 85% dos acessos a sites são exclusivos pela rede móvel.

Lembrando que o mobile first não é uma regra, mas é muito importante as empresas adaptarem os projetos para esse formato.

Como Aplicar o Mobile First?

Resumidamente e de forma bem simplista quando for iniciar o protótipo do site, comece realizando toda a estrutura pelo mobile, depois que finalizar, passe para o desktop.

Qual a importância do Design Responsivo?

O Design Responsivo acaba acarretando muitas coisas boas na sua aplicação. Quando um design é bem feito, automaticamente a empresa proporciona ao cliente uma boa experiência em sua aplicação, além de tornar o layout até mais acessível.

O Design Responsivo acaba melhorando até a gestão do projeto, pois fica muito mais fácil gerir uma aplicação que seja adaptada para rodar em qualquer dispositivo, do que gerenciar várias aplicações que são feitas uma para cada dispositivo.

Conteúdo escrito por:

Carlos Gizbert – UX/UI Designer

Matheus Santos – UX/UI Designer

 

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar