Skip to content
duratex

Case de Sucesso: Como a Duratex usou uma solução inovadora e se tornou referência nacional na área de apontamento florestal.

Inovação e evolução sempre estiverem presentes em tudo que a Duratex produz. Essa é uma das razões para a empresa ser referência mundial nos segmentos em que atua no mercado. Por esse motivo a empresa sabia que não poderia manter suas atividades nas áreas florestais como estavam sendo realizadas, o apontamento de horas dos funcionários era feito de forma manual e rudimentar, totalmente diferente dos valores pregados pela empresa.

Além disso, a empresa estava perdendo informações relevantes sobre o seu processo produtivo, recebendo informações inconsistentes e desperdiçando tempo produtivo devido ao retrabalho gerado pelas atividades manuais.

Com a ajuda da FCamara e nosso Orange Team, a empresa não só resolveu seu problema de informações inconsistentes e desperdício de produtividade numa das áreas mais importantes do seu business, ela se tornou referência nacional como pioneira no desenvolvimento de uma solução totalmente inovadora e disruptiva para o negócio.

Neste projeto, mostramos em conjunto com a Duratex, que a realidade da Transformação Digital pode ser usada até nos cenários mais adversos e trazer resultados de alta performance. A solução desenvolvida foi um aplicativo que otimiza a atividade em mais de 22 unidades florestais da empresa, soluciona os problemas encontrados nas atividades e aumenta os resultados do trabalho.

Veja alguns dos resultados que a Duratex já atingiu com apenas 2 meses de uso da nossa solução:

  • Mais de 36 mil horas trabalhadas apontadas com o aplicativo;
  • 43 máquinas usando o sistema;
  • Eliminação total do retrabalho de checagem de dados;
  • Redução do tempo de transferência de dados em 80%;
  • Se tornou referência nacional no uso de tecnologia florestal.

Quer saber como isso aconteceu? Vamos te mostrar como a Duratex e o nosso time de alta performance, Orange teams, trabalharam para transformar o problema de apontamento florestal da empresa em uma solução digital e inovadora. Continue lendo para saber.

Sobre a Duratex

duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto. Com as marcas Deca, Hydra e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua, além de ser a maior produtora de painéis de madeira industrializada, pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

O Desafio

Em 2016 a Duratex sabia que estava na hora de investir numa nova tecnologia que fosse capaz de automatizar o processo de captação e análise dos dados nas atividades de produção florestal. Daniel Pessoa e Rafael Tobara, especialista de processos de negócios e o head de negócios digitais na Duratex, respectivamente, decidiram que precisavam melhorar os processos na operação e trazer soluções inovadoras.

O objetivo principal era melhorar a qualidade da informação e ganhar tempo.

Para achar a melhor solução, a empresa buscou parceria com a FCamara. Juntos desenvolvemos a primeira plataforma de apontamento digital florestal do Brasil, que elimina o processo manual de reporte de informações sobre a produção no campo e torna o fluxo de checagem mais assertivo, evitando retrabalho manual de conferência de dados, além de um sistema com mais funcionalidades para otimizar o processos da produção no campo.

A Solução

Tendo em mente os objetivos da Duratex, a estratégia foi baseada na nossa metodologia High Performance Team, visando atender as necessidades específicas do negócio, gerando valor agregado de forma perceptível para o cliente.

Todas as etapas desse projeto foram feitas em conjunto com equipe da Duratex. Logo de início, fizemos uma imersão no problema do cliente, identificando as personas que usariam o produto, sua jornada como usuário e quais funcionalidades precisavam ser priorizadas. Com esses dados, desenvolvemos o primeiro MVP Canvas da plataforma e a prototipação. A proposta inicial era uma aplicação apenas para etapa de colheita da produção.

hpt

Ideação

A primeira etapa do método HPT é fazer uma imersão no problema e nas atividades da empresa para identificar quais as reais necessidades do cliente, por isso, nossa equipe Orange Team foi até o campo onde as atividades acontecem, estudar o cenário e identificar qual seria a solução ideal para solucionar os desafios encontrados.

Estudando o Cenário

Nosso time foi até Agudos, no interior de São Paulo, para visitar uma das unidades de operação florestal da Duratex. Essa unidade seria a primeira a receber e testar a solução desenvolvida pela nossa empresa.

As atividades na unidade funcionavam de forma bem rudimentar no que se refere ao apontamento de horas de trabalho e uso das máquinas de colheita. Todo o processo era realizado de forma manual, por meio de pranchetas e papel, preenchidas pelos próprios operadores e entregues num escritório para a área administrativa no final do expediente. As pessoas no escritório ficavam responsáveis por digitalizar esses documentos e fazer a transferência dos dados para um sistema de gestão.

As dificuldades encontradas

Muitos problemas foram identificados na visita realizada. O processo totalmente rudimentar apresentava um método muito lento e ineficiente, com tantas pessoas envolvidas, a margem para o erro humano era muito grande, gerando insegurança nos dados obtidos.

O investimento colocado em toda a produção, bem como a organização e planejamento da empresa que é feito com seis anos de antecedência, não podiam estar sujeitos a esses erros processuais. Havia uma necessidade em automatizar o processo e ter o controle da produtividade dos seus investimentos e da unidade como um todo.

Além disso, tínhamos um desafio incomum para o nosso time, como estávamos no meio do campo, não havia sinal de rede para o celular ou internet, ou seja, nossa solução não poderia utilizar atualizações automáticas no meio online.

duratex.6

Construção

Na fase de construção, segunda etapa do nosso método, criamos o produto inicial com base em ciclos de desenvolvimento, o que chamamos de ondas, até termos a melhor versão de Mínimo Produto Viável (MVP) capaz de iniciar o uso da solução na prática.

Entenda melhor o conceito de MVP aqui. 

Entregamos o primeiro MVP após 3 meses de desenvolvimento. O projeto total levou 1 ano de produção e quatro MVP’s para chegar a solução ideal para dar início às atividades e implementação da tecnologia no campo.

A solução desenvolvida foi um aplicativo, instalado em tablets que ficam nas máquinas de trabalho e são operacionalizados pelos próprios funcionários, que não precisam mais fazer apontamentos manuais, todo o processo é automático. A atualização e sincronização dos dados de cada dispositivo foi desenvolvida para funcionar via rádio.

A versão inicial pronta para implementação conta com 10 funcionalidades que solucionam os principais problemas encontrados pela Duratex nas suas atividades de apontamento nas unidades florestais. Além de digitalizar os dados, possibilitar o apontamento digital, conseguimos encontrar outros pontos para otimizar, solucionando todos os problemas encontrados.

Confira os principais benefícios gerados para o cliente:

  • Checklist de segurança
  • Controle de atividade produtiva e improdutiva
  • Vários tipos de máquinas e seus procedimentos unificados num sistema
  • Apontamento das atividades das máquinas
  • Processo com maior efetividade e qualidade
  • Operador tem mais facilidade de exercer o seu trabalho
  • Os dados chegam com mais legitimidade
  • Economia de tempo na captação e análise de dados

duratex.5

Tecnologia no campo

A plataforma criada consiste num sistema de bordo com tela touch screen que tem como principal função identificar a movimentação da máquina via GPS. O operador tem hoje, todas as informações em tempo real da operação e apresenta indicadores de produtividade da máquina. O sistema trabalha por turno e zera a contagem para o próximo trabalhador.

A unidade florestal de Agudos (SP) foi a primeira a receber cerca de 43 tablets, que estão instalados em máquinas e tratores e à disposição dos operadores.

 Aplicativo Duratex 3Aplicativo Duratex 2 Aplicativo Duratex

 

Mas como funciona a leitura dos dados?

As informações de produtividade e uso das máquinas são coletadas durante o dia pelo aplicativo desenvolvido e ficam salvas neste dispositivo. Ao final do dia, um supervisor fica responsável por ir até a área de produção e colheita com um dispositivo móvel, sincroniza a transferência de dados de forma automática com seu aparelho e leva para o escritório administrativo, onde uma nova sincronização automática é feita via Wifi entre o dispositivo móvel e o sistema de gestão da empresa.

Vale lembrar que a área de trabalho possui mais de 27 hectares e a locomoção das máquinas é lenta, elas são de grande porte e são deixadas no local de colheita ao final de cada dia de trabalho, por isso, essa solução foi a mais eficiente possível.

duratex.7

 Satisfação do Cliente

Esse projeto foi um dos mais complexos que já tivemos, onde Rafael Tobara, head de negócios digitais na Duratex foi peça fundamental para o desenvolvimento e trabalho em equipe que resultou no sucesso desta solução. Ele tomou a frente para a inovação e entendimento dos desafios. Nossa metodologia parecia um pouco avançada no começo, mas os atritos foram vencidos para elevar o mindset das equipes. Desafios culturais para ambos, um grande marco para o setor industrial.

Além disso, todas as entregas desse projeto foram feitas acompanhadas de testes do produto com usuários reais, analisando sempre os feedbacks e indicadores. Os colaboradores gostaram muito da usabilidade e praticidade do aplicativo. A transformação digital mudou a rotina profissional deles.

Depoimentos

“Com os apontamentos digitais, ganhamos mais velocidade nas informações obtidas em campo. Se juntarmos todas as áreas florestais da Duratex, são feitos mais de dois mil registros diários, um número muito alto para se fazer manualmente. A tecnologia demonstra o avanço que temos adquirido em nossos processos florestais e o aumento de produtividade que conquistamos em nossas operações”, ressalta Fernando Cagnoni, gerente de Controladoria e Processos Administrativos das unidades Florestais.

Os colaboradores da unidade florestal de Agudos, em São Paulo, onde o projeto piloto da iniciativa foi implementado, receberam treinamento para lidar com a nova tecnologia. “Tivemos bastante cautela para inserir a ferramenta no dia a dia dos colaboradores, mas fomos surpreendidos positivamente. O pessoal já está bastante acostumado com os recursos digitais”, diz Carolina Queiroz, gerente de Mecanização e Qualidade da Florestal.

O que vem por aí…

O próximo passo é implementar a solução nas outras unidades e ampliar as funcionalidades, que melhoram ainda mais os resultados da inovação.

Por enquanto o projeto está contemplando apenas a operação de colheita mas deve ser expandido também para a silvicultura, outra frente importante da empresa. A expectativa é que no futuro o sistema possa permitir também apontamento de ordem de serviço, de mecânico, a contabilização das horas trabalhadas do operador servindo, entre outras aplicações.

Os resultados positivos mostram o sucesso desse case para o nosso time e nossa parceira Duratex, o projeto ainda possui muito para evoluir e estamos ansiosos para os próximos passos desse desafio.

Quer ter esses resultados na sua empresa? Faça sua transformação digital com a FCamara, usando nosso método High Performance Team.

orange founders

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar