Skip to content

Digitalização do varejo: plataformas digitais impulsionam vendas B2B

A digitalização do varejo está crescendo em ritmo acelerado e as plataformas digitais estão impulsionando as vendas B2B. Saiba mais!

Atualmente, a digitalização do varejo é um fenômeno global. Isso porque o setor foi fortemente impactado pela pandemia. Como resultado, precisou adotar diferentes meios de interação com o cliente além das lojas físicas, acelerar a transformação digital e investir em projetos de inovação. 

Seja para oferecer uma experiência omnichannel aos consumidores ou estreitar o relacionamento com eles, as marcas B2B encontraram nas plataformas digitais estratégias para não perder vendas. Assim como ampliar a receita com uma operação escalável.

Nesse sentido, boa parte dos varejistas tomaram uma decisão acertada: apostar na convergência do físico com o digital. E, além disso, nos e-commerces e marketplaces. Afinal, os consumidores desejam experiências de compras fáceis e imediatas. Ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todos esses fatores geraram mudanças de paradigmas e comportamento. Além disso, aumentaram as possibilidades de vendas digitais, sobretudo B2B.

Segundo um estudo da consultoria McKinsey, 94% dos tomadores de decisão B2B dizem que o modelo de vendas omnicanal é tão eficaz ou mais em comparação com o modelo de vendas usado antes da pandemia.

No Brasil, 50% dos compradores B2B afirmam estar abertos a realizar novas compras. Ao mesmo tempo, estão dispostos a gastar valores superiores a US$ 50 mil.

Nestlé investe em e-commerce B2B e amplia vendas

Nesse cenário, empresas que adotaram plataformas digitais estão ampliando suas vendas B2B. Um bom exemplo de case de sucesso é a Nestlé, empresa líder nos segmentos de alimentos e bebidas. 

A organização criou uma plataforma de e-commerce B2B para abastecer o varejista e atender aos anseios do varejo. Em 2021, a Nestlé teve um crescimento de 15,1% no e-commerce. Esse canal, inclusive, respondeu por 14,3% das vendas totais do grupo. Desse modo, a marca intensificou em 6,4% as vendas no varejo.

Quais são os desafios da digitalização do varejo?

De acordo com a ClearSale, 85% das empresas brasileiras de varejo estão digitalizadas. Independentemente do porte e do nível de maturidade da organização, a digitalização pode ser implementada agora.

Portanto, os varejistas devem encontrar caminhos para digitalizar seus negócios. Tanto para divulgar produtos, aumentar as vendas, organizar processos ou melhorar o relacionamento com os clientes.

Sendo assim, é ideal acompanhar frequentemente o comportamento do consumidor para não perder espaço no mercado. Também é importante analisar quais investimentos em tecnologia podem ser eficazes para gerar valor ao negócio.

Outro desafio é implementar uma cultura voltada à inovação. Em outras palavras, é necessário observar as tendências varejistas e aplicar um pensamento inovador em todas as áreas da empresa. Isso significa estar aberto a mudanças e entender que elas são constantes.

Por fim, é preciso adotar a digitalização do varejo como um processo contínuo. Afinal, a tecnologia não para de evoluir e o varejo precisa acompanhar esse ritmo para se reinventar. 

Para os varejistas que estão em busca de ajuda nesse processo, o Grupo FCamara tem um ecossistema completo voltado para a transformação digital do varejo. Quer saber mais? Fale com um consultor clicando aqui.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar