Dicas para criação de estratégias de venda com Big Data

A informação transformada em conhecimento é um aspecto cada vez mais valorizado na elaboração da estratégia nas empresas. Nesse cenário, o Big Data — recurso que permite a análise e a interpretação de um imenso volume de dados sobre vários assuntos — consolida o seu papel primordial no varejo.

É inegável que ter uma grande quantidade de dados à disposição é importante para qualquer organização. Contudo, é preciso saber como tantas informações podem contribuir para impactar positivamente nos negócios.

Neste post, você vai entender como esse recurso é um instrumento valioso para expandir as vendas. Confira:

Entenda o comportamento dos consumidores na loja

A tecnologia permite verificar como os clientes se comportam dentro da loja. Isso é possível por meio da colocação de câmeras com sensores, responsáveis por segmentar informações, como faixa etária, sexo e movimento dos consumidores.

Dessa forma, fica possível identificar os locais do ponto de venda com maior fluxo, as reações dos consumidores diante de uma vitrine e o tempo gasto para comprar uma mercadoria.

Conheça os produtos adquiridos

Nada melhor para um comerciante do que saber a variedade de produtos comprados pelos consumidores. Esse tipo de informação pode ser fornecido por período (dia, semana, mês e ano, por exemplo).

Com esses dados, o empresário pode fazer promoções que terão resultados mais expressivos para a loja e investir em produtos que terão um maior impacto junto aos consumidores.

Busque formas de fidelizar os clientes

O Big Data ajuda a dar valor aos consumidores que são mais fiéis à sua marca. Esse recurso permite verificar os que adquirem determinados produtos em maior quantidade durante um período.

Essa informação pode ser valiosa para adotar o famoso cartão fidelidade, em que o cliente ganha um desconto ao comprar uma mercadoria num determinado número de vezes.

O principal benefício dessa iniciativa é fidelizar os clientes e fazer com que eles fiquem mais identificados com a marca.

Ofereça um preço justo

Acompanhar as tendências do mercado é um dos principais benefícios que a tecnologia proporciona ao setor de varejo. Atualmente, é possível verificar o número de vendas de um produto num determinado período.

Assim, fica mais fácil avaliar se é válido aumentar ou diminuir o preço da mercadoria, para que os resultados sejam mais expressivos. Com dados precisos, a possibilidade de a opção escolhida ter bons resultados aumenta consideravelmente.

Verifique tendências de consumo

Conhecer os clientes é um ponto positivo para qualquer organização. Os dados são valiosos para verificar tendências de consumo e ajudam a encontrar alternativas para conquistar um espaço maior no mercado.

Além disso, contribuem para o desenvolvimento de novos produtos. Por exemplo, uma sorveteria, ao analisar o comportamento dos consumidores, opta por lançar o sorvete de laranja no verão.

Se não tivesse acesso a dados dos clientes, esse negócio dificilmente teria tomado essa decisão.

Melhore o atendimento

Nos Estados Unidos, algumas lojas estão usando recursos para análise de dados em tempo real. A intenção é ter uma visão mais completa dos resultados obtidos na pesquisa de satisfação de clientes.

Dessa maneira, fica mais fácil identificar itens que podem ser melhorados, como o tempo de atendimento ao cliente, a comunicação com os clientes, entre outros aspectos.

Saiba agir adequadamente para a prevenção de crises

As redes sociais, sem dúvida, são excelentes canais de divulgação para qualquer empresa. Porém, podem ser um elemento para propagação de uma crise que pode afetar negativamente uma organização.

Nesse cenário, o Big Data passa informações sobre publicações que podem prejudicar a imagem de uma empresa. Isso a ajuda a tomar as medidas necessárias para resolver o problema o mais rápido possível.

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