Dia dos Namorados 2022: expectativas do varejo para a data

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, é uma ocasião muito esperada pelo varejo. Afinal, é a oportunidade ideal para atrair clientes e vendas. Assim como estreitar o relacionamento com o consumidor e encantá-lo.

No Brasil, a data foi criada em 1948 pelo publicitário João Dória. O objetivo era aumentar o volume de vendas em junho, que costumava cair depois do Dia das Mães. Desde então, o Dia dos Namorados tem um bom pico de vendas e contempla quase todos os setores do varejo.

Atualmente, as expectativas para a edição deste ano estão altas. Isso porque 72% dos brasileiros pretendem comemorar a ocasião. A seguir, vamos conferir mais projeções para a data sazonal.

O que o varejo pode esperar para o Dia dos Namorados de 2022?

Neste ano, 77% das pessoas que vão celebrar a data acreditam que é um bom momento para fortalecer o relacionamento, de acordo com uma pesquisa da MindMiners para a Globo. Dessa forma, o varejo também pode aproveitar a ocasião para estreitar laços com o consumidor. 

Nesse sentido, uma dica é dar atenção especial ao atendimento. Se você possui uma loja virtual, monitore o volume de chamados no SAC. Se acontecer algum imprevisto com os pedidos, se antecipe. Ou seja, entre em contato com o comprador. Afinal, um bom atendimento ajuda a gerar uma experiência melhor.

Seja como for, estruture a atual estratégia do seu negócio online. Isso porque os clientes vão preferir os canais digitais para adquirir os presentes. Os marketplaces, inclusive, estão em primeiro lugar (31%) na preferência das compras virtuais. Já 17% pretende comprar em um e-commerce que vende apenas uma marca. Além disso, ao menos 18% fizeram mais compras online do que a média da população nos últimos 12 meses. 

Entre as categorias que devem se destacar, estão perfumes (24%), roupas (24%) e doces (23%). No segmento de eletrônicos, os games são a primeira opção. Por outro lado, vinho (31%) e cervejas artesanais ou importadas (30%) estão no topo da intenção de compra das bebidas.

Além disso, promoções são os principais motivadores de compra. Nesse quesito, frete grátis (82%) e cupom de desconto (67%) são os favoritos do público.

E-commerce faturou R$ 6,5 bilhões na edição de 2021

Segundo o estudo da MindMiners, o balanço do Dia dos Namorados de 2021 foi positivo para o varejo. O e-commerce, por exemplo, cresceu 3,2% com relação ao mesmo período de 2020. Isso apenas entre os dias 28/05 e 11/06. No total, faturou R$ 6,5 bilhões.

Do mesmo modo, os clientes gastaram mais. O ticket médio das compras no e-commerce, inclusive, foi de R$ 464. Isso significou um aumento de 15,3% em comparação a 2020. Por outro lado, o varejo físico também registrou crescimento. Como resultado, aumentou 15,3% em relação a 2020. A categoria preferida dos consumidores foi moda e acessórios. Em seguida, aparecem farmácia, saúde, beleza e bebidas.

Em suma, o Dia dos Namorados pode ser essencial para alavancar a receita, conquistar novos clientes e consolidar a credibilidade da marca. Agora que você já sabe que essa data sazonal deve favorecer o varejo digital, que tal impulsionar o seu negócio? 

Para isso, conte com a experiência do Grupo Camara, especialista em tecnologia para o varejo, para turbinar suas vendas no Dia dos Namorados. Para entender melhor, fale com um consultor clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *