Skip to content

Data Mining: O que é e como usar na sua empresa

Os maiores níveis de informatização do mercado atual são uma realidade em todos os segmentos e isso tornou a aplicação de novas tecnologias imprescindível para a competitividade das empresas. Dentro desse contexto, colher e analisar dados ficou mais importante e é exatamente por isso que você precisa aprender sobre o Data Mining.

Apesar desse conceito estar se difundindo em diversas áreas, muitos empreendedores e gestores ainda não estão familiarizados com as suas aplicações, sobretudo em áreas essenciais como o marketing.

Você também ainda não domina completamente o tema? Então confira o conteúdo que preparamos e tire todas as suas dúvidas:

O que é Data Mining?

Como dissemos, o conceito de Data Mining ainda está se popularizando em alguns setores no Brasil, mas você deve compreendê-lo o quanto antes. Traduzindo, o termo quer dizer algo como mineração de dados e está fortemente relacionado com o imenso número de informações que o universo digital proporciona para as empresas.

Quando um cliente compra digitalmente de uma organização ele contribui para uma base que pode ser interpretada, gerando um padrão que possa ser compreendido e aplicado na busca de novas soluções.

Esse conhecimento bruto pode ser traduzido por uma ferramenta de business intelligence, possibilitando uma melhor compreensão do público.

Por que o Data Mining é importante?

O Data Mining é importante porque permite que qualquer gestor, administrador, líder de equipe, colaborador ou até mesmo o dono de uma organização tome decisões mais embasadas, realinhando recursos e escolhendo ações que estejam mais condizentes com as informações que foram previamente garimpadas e interpretadas.

Negócio menos eficazes não fazem uso dos muitos detalhes que são processados diariamente, que acabam sendo desperdiçados, perdidos e esquecidos.

Trabalhando apropriadamente esse histórico de acontecimentos e considerando a situação como um todo, até mesmo os profissionais de marketing podem investir em ações muito mais efetivas.

Data Mining e marketing

Diante de toda essa realidade, não é difícil perceber que os profissionais de marketing estão entre os que mais podem se beneficiar das informações garimpadas por uma boa estratégia de Data Mining.

Com um conhecimento maior do relacionamento dos clientes com a empresa e o seu histórico de compras e interações, fica mais fácil agradá-lo.

E essa é uma das melhores possibilidades que esse conceito traz: atender melhor as expectativas, demandas, anseios e necessidades dos consumidores-alvo de uma marca, criando novas estratégias, influenciando na vantagem competitiva e maximizando o potencial de lucros.

Lean startup

A metodologia lean pode ser considerada como um exemplo da aplicação real da mineração de dados. Ela é uma estratégia que tem seu foco principal na redução extrema de qualquer desperdício na cadeia produtiva e é amplamente utilizada por empresas menores, sobretudo as startups.

Esses pequenos negócios investem em métodos contínuos de análise, aprimorando a sua eficiência e seus processos, até porque elas não têm dinheiro a perder e nem muito capital de giro.

A metodologia preconiza a criação de protótipos rápidos para validar suposições do mercado e utiliza o feedback dos clientes para realinhar os projetos.

E agora, entendeu o que é Data Mining? Gostou deste conteúdo? Acompanhe o nosso blog e inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias em primeira mão.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar