Skip to content

Data driven marketing: 4 maneiras de usar esta tendência

O data driven marketing é uma estratégia que tem como guia para a tomada de decisões as escolhas e preferências do cliente. Assim, quando as campanhas são bem desenvolvidas, a área de marketing entrega resultados relevantes para as empresas, que conseguem se expandir e atender às demandas do mercado.

Algumas organizações ainda podem ter receio de apostar em uma estratégia de marketing que têm o cliente como o centro de tudo, mas ela pode ser decisiva na hora de atrair novos consumidores. Confira, neste post, 4 maneiras de usar esta tendência:

1 – Estudar o comportamento do consumidor

O grande diferencial do data driven marketing é que ele não se foca apenas em resultados, mas, sim, no cliente. Portanto, o principal objetivo dessa estratégia é personalizar e individualizar a experiência do consumidor para analisar o seu comportamento online, seus principais interesses e os dados provenientes de suas mídias sociais.

Posteriormente, esse banco de dados vai se transformar em uma campanha de marketing individualizada, que levará as ofertas mais interessantes para cada consumidor, o que eleva as chances de que ele volte a comprar e acabe se fidelizando com a marca, já que ela atende a todas as suas necessidades e anseios.

2 – Análise de tendência do mercado

O data driven marketing, ao analisar o comportamento individual de cada cliente, consegue traçar também um comportamento generalizado, que demonstra qual a tendência de mercado mais forte em um determinado período.

Essa faceta do data driven é de extrema importância para que as empresas saibam o que realmente tem impacto no mercado e o que já está obsoleto e não funciona mais.

Além disso, é possível se adaptar às novas necessidades dos consumidores e adequá-las a eles, mantendo o seu engajamento em alta, sem perder em vendas e ainda elevar o faturamento.

3 – Atração de novos clientes com o data driven marketing

Os clientes sempre deixam rastros e alguns itens nos carrinhos das lojas que visitam, seja no computador ou em um aplicativo mobile. Assim, o data driven traça um perfil daquele consumidor e envia ofertas personalizadas.

Isso é atraente para o novo cliente, que sempre verá o que quer comprar em anúncios e e-mails personalizados. Depois disso, certamente ele efetuará suas compras, o que deixa novos rastros de navegação, se convertendo em uma nova campanha de marketing — e o ciclo se recomeça.

4 – Fidelização de clientes

Como o processo do data driven é cíclico, é comum que o usuário que fez a compra pela primeira vez se torne um cliente ativo, já que ele sempre vai encontrar o que procura nas propagandas e no marketing personalizado que ele recebe periodicamente.

Sem isso, o consumidor só vai atrás de um item quando ele realmente precisa, o que pode ocorrer em uma frequência mais alta do que o dono da loja gostaria. Então, a estratégia de marketing ideal já cumpre esse papel, especialmente em relação a manter o cliente engajado e sempre ativo. Assim, ele se fideliza à marca sem perceber.

No cenário atual, as empresas que utilizam o data driven marketing se diferenciam frente a concorrência, já que conseguem entender o comportamento do consumidor, analisar as suas principais atividades e tendências, atraí-lo para as compras online e conseguir a sua fidelização.

E você, gostou do artigo de hoje? Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Então, curta a página do Facebook da FCamara e fique sempre por dentro das novidades!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar