Skip to content

Culture Code: conheça o perfil de uma boa empresa para se trabalhar

Quem já trabalhou em mais de uma empresa sabe bem que as organizações se diferenciam muito, nos mais diversos aspectos. Ao seu modo, cada uma tem uma identidade e um culture code únicos. É também por isso que as empresas proporcionam experiências bem diferentes para seus colaboradores.

Afinal, são as particularidades e os valores que definem as políticas de gestão de pessoas das organizações. Dentre aquelas que valorizam o capital humano, muitas apostam alto em projetos, iniciativas e benefícios que garantam o alto nível de satisfação e de felicidade dos membros do seu time. Isso porque, com pessoas motivadas, a produtividade aumenta e a empresa cresce.

Com esse esforço, além de visar o bem-estar do time, o interesse e a retenção de talentos e o destaque no mercado, elas buscam e disputam o título de uma das melhores empresas para se trabalhar. Por isso, oferecem bons salários, ambiente de trabalho, oportunidades de carreira, boas lideranças e qualidade de vida. E como não sonhar em conquistar uma vaga em uma empresa reconhecida pela premiação? Não à toa essa é a meta de muitos profissionais!

Mas, antes mesmo de buscar uma empresa com esse indicador para tentar se colocar, é fundamental saber como e por quais aspectos as organizações são avaliadas. Afinal, quais os critérios são avaliados? Quais são as políticas de gestão de pessoas que se destacam?

Conheça as 7 principais características e o culture code das melhores empresas para se trabalhar. Veja porque você deve fazer parte do time de uma delas.

#1 Tornar melhor o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo

A meta de fazer da empresa um lugar cada vez melhor para se trabalhar e estar não é exclusiva da área de gestão de pessoas, mas, sim, um desafio de todos os profissionais. Afinal, quem não quer se sentir bem no espaço onde desenvolve suas atividades diariamente?

A construção da melhor empresa para se trabalhar exige engajamento do time. Muito além dos fatores específicos avaliados e do conjunto de características indispensáveis, as melhores empresas para se trabalhar contam com profissionais apaixonados que se dedicam por inteiro às suas tarefas.

É a energia de cada profissional envolvido que define o ambiente de trabalho, a atmosfera e a performance da empresa, tornando possível a construção do melhor lugar para o ambiente de trabalho.

# 2 Propósito e realização pessoal

Em algum momento você já se sentiu desanimado e desconectado da empresa? Como se tudo o que é feito diariamente não estivesse te levando a lugar algum? Possivelmente, suas metas e objetivos pessoais não estão alinhadas com a sua carreira e com o que a sua empregadora proporciona.

As melhores empresas para se trabalhar têm consciência que o sucesso é uma via de mão dupla. Ou seja, se os profissionais estão felizes e em ritmo de crescimento, a organização irá avançar também.

É por ter essa visão que elas respeitam os sonhos de cada colaborador e fazem o que podem para incentivá-los em suas trajetórias. Desse modo, a realização pessoal de cada um se transforma na da empresa.

# 3 Respeito aos valores

Em algum momento você já se viu indeciso diante de um convite ou uma proposta de emprego? Qual foi o motivo da sua dúvida? Muitos profissionais ficam sem saber o que fazer diante de projetos interessantíssimos do ponto de vista financeiro, porque não acreditam na empresa e nos valores que ela adota.

Afinal, será que vale a pena assumir um cargo de liderança com alto salário em uma organização conhecida por práticas reiteradas de poluição e desrespeito aos direitos dos funcionários? Dá para ser líder nessa empresa e ter a consciência tranquila? Se ela contraria os seus valores, definitivamente não. É frustração na certa!

Por isso, as melhores empresas para se trabalhar cultivam bons princípios, que norteiam sua atuação, atraem e retêm talentos. Afinal, todos sentem orgulho de atuar em uma organização de respeito.

# 4 Incentivo ao desenvolvimento dos profissionais

Pode até ser que você seja dono de um currículo exemplar, reconhecido pelos seus conhecimentos e suas diferentes habilidades, mas mesmo assim você precisa continuar sua jornada de aprimoramento. É necessário estudar mais, conhecer novas técnicas, trocar experiências, participar de eventos, enfim, estar sempre em busca do novo.

As melhores empresas para se trabalhar oportunizam o aprendizado e a formação contínua, por meio da promoção de workshops, capacitações, oferta de bolsas de estudos, oportunidades de expatriação. Tudo para você crescer!

# 5 Ambiente de trabalho bacana

Se você já trabalhou ao lado de pessoas difíceis, sabe bem o valor de ter colegas profissionais e parceiros, que se ajudam e se mantêm unidos para o que der e vier.

Os momentos de interação entre os membros do time são muito valiosos: desde as conversas informais no café e no almoço até a diversão no happy hour.

É assim que as relações de amizade são fortalecidas e a integração do time melhora muito. Quando em sintonia, os profissionais dão conta de qualquer desafio. Isso porque o trabalho flui, os resultados aparecem e todos sentem-se realizados.

É por isso que as melhores empresas para se trabalhar tem no seu culture code práticas que incentivam a interação entre as pessoas.

Com a organização de eventos, por exemplo, é possível multiplicar esses momentos divertidos, valiosos e necessários tanto para as pessoas como para a organização. Isso também contribui para a construção de relações de sucesso!

#6 Mais liberdade, autonomia e autogerenciamento

Quando falamos em liberdade, essa palavra faz nossos olhos brilharem. Parece até que nos sentimos mais leves. E as melhores empresas para se trabalhar já descobriram seu poder. Cada vez mais, elas vêm adotando formas de gestão que privilegiam a autonomia dos profissionais. É assim que elas incentivam cada um a assumir o papel de protagonistas da própria história.

Algumas organizações já conferem liberdade em relação a horários e formas de trabalho. É possível chegar mais tarde no escritório, sair mais cedo ou até mesmo trabalhar em casa, desde que você faça suas entregas com qualidade e dentro do prazo.

Assim, as empregadoras visam a produtividade, a performance e a satisfação do funcionário. Afinal, se você é um notívago, na certa produzirá melhor e ficará mais satisfeito trabalhando tarde e noite, certo? A flexibilidade só gera resultados positivos.

As empresas também conferem aos profissionais a liberdade de explorar novas possibilidades e errar sem ser punido por isso. São organizações que acreditam na importância de novos desafios, na superação como forma de evoluir e na auto-responsabilização como alternativa para a busca de soluções. E é esse movimento de liberdade, tentativa, acerto e erro que impulsiona a inovação!

#7 Benefícios proporcionam tranquilidade e conforto

Embora a remuneração financeira já não seja a prioridade número um de muitos profissionais, o conjunto de remuneração e plano de benefícios é, sim, um dos diferenciais que as melhores empresas para se trabalhar oferecem aos seus colaboradores. Especialmente porque os benefícios estão estreitamente ligados à qualidade de vida.

Quando uma empregadora oferece remunerações variáveis, plano de saúde, refeições, transporte, bolsas de estudos e outros incentivos muito mais do que recompensá-lo de forma justa, ela transmite o sentimento de que se importa com você. E uma empresa que valoriza o bem-estar das pessoas.

# Fazer parte de uma boa empresa para se trabalhar é bom para todos

Desenvolver uma política consistente de gestão de pessoas, garantir um ambiente de trabalho saudável, preservar os valores do culture code são algumas das ações complementares necessárias para a construção de um lugar melhor para se trabalhar. Algumas dependem da organização, outras requerem também o engajamento e a dedicação do time.

A partir do momento em que organização e seu time assumem, juntos, o desafio de fazer a empresa ser um ótimo lugar de trabalho, todos saem ganhando, porque o sucesso é compartilhado: se a organização é bem sucedida, o profissional também será.

E você: já pensou em fazer parte dessa caminhada estimulante e recompensadora em uma das melhores empresas para se trabalhar? Em uma organização como essa, o crescimento individual e coletivo estão ao alcance de todos. Seja você também protagonista da sua história e construa relações de sucesso!

Back To Top
Buscar