Skip to content

Cultura da inovação e times de alta performance: entenda a relação

As constantes evoluções tecnológicas, sobretudo dos últimos anos, alteraram a forma como empresas têm encarado sua missão no mundo dos negócios. Hoje em dia, um conceito em especial tem feito parte de toda organização que deseja sobreviver em mercados cada vez mais competitivos: a cultura da inovação.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com 72 mil empresas apontou que, apesar de as companhias de fato preocupadas com a cultura da inovação representarem apenas 1,7% da amostra total, elas são responsáveis por mais de um quarto do faturamento industrial no país e mais de 13% do total de empregos.

O levantamento demonstra que a preocupação em adotar uma cultura da inovação em uma organização rende frutos.

Mas o que é cultura da inovação?

A inovação virou uma espécie de palavrinha mágica que tomou conta do vocabulário de empreendedores em todo o país. Isso porque a alteração nos hábitos de consumo, as novas tecnologias e as próprias características do mundo do século XXI criaram consumidores que exigem soluções para seus problemas.

Essa mudança do perfil do consumidor, agora ainda mais exigente, obrigou as empresas a se adaptarem e pensarem cada vez mais em experiências, dinâmicas e novidades para conquistarem um público cada vez maior.

No entanto, não basta que a inovação seja retratada em um determinado produto ou serviço, mas deve estar incluída no que há de mais importante para uma empresa: sua missão, seus valores e suas metas. Ou seja, inovação deve ser uma prática diária para se transformar em cultura da inovação.

Os 3 pilares da cultura da inovação

Para que seja colocada em prática, a cultura da inovação de uma empresa deve seguir três pilares básicos:

  • Liderança: os líderes são os profissionais que dão o tom da inovação em uma organização. São os responsáveis por disseminar os valores e cobrar dos profissionais que a inovação esteja presente no dia a dia da empresa. Para isso, devem ter conhecimento dos recursos humanos e estruturais e saber manejar as necessidades da companhia.
  • Valores: os valores de uma empresa devem ser conhecidos por todos os profissionais, funcionários e colaboradores. São os objetivos a serem perseguidos, em longo prazo, por cada um.
  • Estratégia: as estratégias são os caminhos traçados (sobretudo pelos líderes) para que os resultados sejam atingidos conforme os valores da empresa e as metas pretendidas.

A importância dos times de alta performance

A cultura da inovação só será bem implementada em sua empresa caso haja um ambiente propício às novidades, um alinhamento muito claro dos objetivos da inovação entre gestores e funcionários e, claro, investimento em capital humano.

Por mais que empresas imponham normas, missões e códigos de conduta, são as pessoas as responsáveis por fazer isso sair do papel e se transformar em cultura.

Os times de alta performance se destacam pela alta produtividade, o comportamento proativo e a capacidade de prever um obstáculo e se planejar para ultrapassá-lo. Essas características são essenciais no processo de desenvolvimento de uma cultura da inovação.

Agora que você já sabe a relação entre a cultura da inovação e ter uma equipe de alta performance, aprenda também como implantar uma cultura da inovação entre seus funcionários!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar