Skip to content
crescimento de carreira

Crescimento de carreira: descubra como se destacar na TI

As redes sociais estão cheias de mensagens inspiradoras que aconselham você a buscar o que ama fazer para, então, focar em novos negócios ou empreender, por exemplo. A tecnologia é a sua área. Não há como pensar em fazer outra coisa da vida. Mas ao planejar seu crescimento de carreira percebe que não está no lugar certo.

Afinal, o que falta para sua trajetória profissional fazer sentido?

Talvez você precise compreender quais são as habilidades técnicas e pessoais que impulsionam a sua carreira na direção de novas oportunidades de crescimento. 

As relações profissionais também são uma troca. Mas de nada adianta você ter muito a oferecer e não perceber que seu potencial é direcionado a ser ainda melhor. Tem cada vez mais valor para os profissionais, poder atuar em uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento do seu time, afinal o foco já não está 100% no salário faz um bom tempo.

Agora pense e responda: você acha que combina habilidades técnicas e pessoais de um profissional que ama a tecnologia e está pronto para encontrar a empresa certa?

Se a sua resposta foi sim, confira 5 habilidades técnicas e 6 pessoais que está na hora de você conhecer.

5 habilidades técnicas para crescimento de carreira em TI

#1 Conhecimento das tendências

É você sempre quem traz as novidades para o setor da TI na sua atual empresa. Todos se perguntam como sabe tanto sobre IoT (Internet of Things), Inteligência Artificial (IA) e os outros assuntos que ainda nem chegaram às empresas brasileiras que estão no topo do mercado.

Para você a resposta é muito simples: você simplesmente adora consumir tudo que os principais portais e pesquisas trazem sobre tecnologia.

Quando percebe, já está colocando em prática aquilo que leu e contagiando outros colegas a fazerem melhor. E, de certa forma, eles sempre lhe procuram para tirar alguma dúvida. Você é referência e um grande tradutor do mundo da tecnologia para outros colegas.

#2 Domínio de outros idiomas

Dominar o inglês, por exemplo, é uma grande vantagem. Isso porque você não precisa que os grandes portais traduzam aquela pesquisa do Gartner e façam a leitura por você.

Pelo contrário!

Como domina o inglês, consegue encontrar aquela informação que só o especialista enxerga e consegue agregar valor e contribuir  para a empresa na qual você hoje trabalha.

#3 Análise de dados

Você não é bom somente na análise de cenários a partir das pesquisas que lê. Sabe que todas as empresas hoje dependem de soluções que ajudem a dominar os dados gerados por elas mesmas. Planilhas, por mais inteligentes, não dão conta do Big Data, por isso é preciso  Business Intelligence para se destacar no mercado.

#4 Big Data e suas consequências

Falando em Big Data, esse é outro assunto que você domina. Sabe que não há como um ser humano comum dar sentido à quantidade de dados gerados. Eles são literalmente o universo paralelo do qual tanto se fala na ficção. E isso exerce sobre você um fascínio quase inexplicável.

Você não consegue entender como as pessoas não reconhecem a maravilha que é esse conceito. Mas sabe que é coisa de apaixonado pela tecnologia pensar assim.

#5 Aplicativos e chatbots e a preocupação com projetos de relevância

Para ler o Big Data, os bots surgem como alternativa. Você sabe do que precisa para programar um. Já chegou a propor que a sua empresa atual adote um chatbot para atendimento ou já participou do desenvolvimento de um. O Gartner aponta que até 2020 os aplicativos conversacionais vão interagir mais com seres humanos do que seus próprios cônjuges.

Como você é apaixonado pela tecnologia, se ainda não criou um, já está estudando sobre como criar um chatbot e quais ferramentas são usadas nessa tarefa.  

 

Afinal, a preocupação com projetos de relevância e planejamento não lhe faltam!

O crescimento de carreira em TI e suas 6 habilidade pessoais

Quando você combina as cinco principais competências técnicas às características pessoais que formam um grande profissional, realmente, só lhe falta encontrar uma empresa à altura.

Veja a seguir quais principais características estão na lista de crescimento de carreira em tecnologia.

  1. Criatividade: a criatividade em tecnologia está diretamente ligada à capacidade de solucionar problemas. Pois você sabe que o que mais aparece na jornada de TI é desafio para resolver a baixos custos. Então, haja criatividade para dar conta dos desafios.
  2. Bom relacionamento: tratar bem os colegas, superiores e até mesmo os clientes, que não são bem o seu público de contato diário, é fundamental. As pessoas formam uma rede de relacionamentos e podem levar você à empresa que será sua parceria de crescimento. E, melhor do que isso, sua relação com os colegas podem transformam uma empresa sem cor em um ambiente bacana para se trabalhar.
  3. Habilidades comunicativas: e um bom relacionamento depende de uma boa comunicação. Por isso, para comunicar, é preciso clareza e empatia. Vestir o calçado do outro sempre ajuda a pensar nas palavras certas seja para motivar ou para resolver desafios.
  4.  Proatividade: essa é uma característica pessoal que você já cansou de ouvir falar. Mas quase nunca essa tal iniciativa vem relacionada com o poder de liderar. Acontece que ser proativo faz parte de características de líderes natos. Eles acabam saindo na frente e a opção do restante é segui-los.
  5. Flexibilidade: mesmo que seu trabalho seja dar suporte aos chamados internos, você, conhecendo sobre outras ferramentas, ajudará colegas a resolverem seus desafios individuais. Ser flexível no seu papel ajuda uma personalidade como a sua, sempre em expansão e aprendizado. Seja interdisciplinar sempre!
  6. Visão de negócios: quando você senta na sua cadeira, diante da tela, consegue imaginar o que está além da sua própria sala? Enxerga a TI como um setor estratégico? Então você tem uma visão de negócio apurada. Precisa cada vez mais entender como uma empresa funciona, mesmo que não seja um especialista nos mais variados setores. Apaixone-se cada vez mais pelo modo de funcionamento de uma corporação e estará no caminho certo para fazer  história em qualquer empresa.

Agora que você já viu que é um dos melhores no mercado, que tal encontrar a empresa que vai lhe tornar ainda mais capaz de seguir rumo ao topo da sua carreira? Seja protagonista da sua história!

Saiba que essa empresa pode estar a um clique de distância. Se o seu trabalho não está sendo valorizado. Se o crescimento de carreira não é uma prioridade na sua empresa atual. Se você quer fazer diferente e ir além. Mude! Transforme o seu futuro para melhor. Você sabe que é isso o que merece.

Back To Top
Buscar