Skip to content
Construindo uma cultura de inovação organizacional: Maneiras de se conectar com os profissionais, inspirar mudança cultural e abraçar a inovação.

Construindo uma cultura de inovação organizacional: Maneiras de se conectar com os profissionais, inspirar mudança cultural e abraçar a inovação.

Nosso mundo moderno, acelerado e movido a tecnologia criou uma necessidade crescente de inovações internas e uma demanda por formas de trabalho ágeis e inovadoras. Devido a essa mudança acelerada e persistente em nosso ambiente de negócios, muitas organizações já começaram sua própria jornada de transformação em direção a uma cultura de inovação organizacional, na qual todos têm o poder de inventar produtos inovadores, melhorar iterativamente as operações internas e desenvolver ativamente a organização ainda mais.

A Cultura de inovação pode ser vista como uma mentalidade coletiva que valoriza e promove a curiosidade e a mudança como os principais fatores de sucesso para a organização – holisticamente. É um sistema de valores e princípios que preenche as lacunas organizacionais e barreiras hierárquicas, inspirando e capacitando pessoas e equipes para colaborar de forma eficaz em direção a um propósito organizacional ousado.

5 passos para se construir uma cultura de inovação

  • Metas e expectativas claras: Em um nível básico, os profissionais são especialmente comprometidos por mudanças digitais ou tecnológicas. Para lidar com esses pontos, a liderança deve explicar o propósito e comunicar claramente as expectativas no futuro. Deixe claro que a mudança é uma oportunidade, não apenas uma interrupção.
  • Tolerância ao erro: Muitos profissionais têm receio do fracasso e de suas consequências. Para construir uma cultura de inovação, é fundamental dar uma certa autonomia aos profissionais. Uma maneira de fazer isso é deixar claro que o impulso para tentar ideias novas e diferentes vem diretamente de acertos e erros.
  • Reconhecimento de iniciativas inovadoras: Como forma de reconhecer esse esforço, você pode tomar as seguintes medidas: oferecer benefícios e promoções para aqueles que contribuem com ideias inovadoras.
  • Desburocratização de processos: A burocracia inibe a inovação de duas maneiras: ao criar processos demorados até o ponto que uma possível nova solução perca relevância, além de desmotivar os colaboradores diante dos diversos obstáculos que são colocados ao longo de seu caminho.
  • Habilitando Tecnologia: Capacidades e ferramentas (por exemplo, colaboração baseada na Internet / ferramentas de comunicação, gerenciamento de ideias ou aplicativos de competição de ideias, etc.), que permitem que os funcionários (e parceiros externos e clientes) se conectem, compartilhem conhecimento e inovem.

Criando um espaço para inovação

A mudança não ocorre da noite para o dia. Ao longo da jornada cultural, é importante construir credibilidade em toda a organização. A liderança da empresa, do mais alto escalão para baixo, deve ser um modelo que visivelmente “faça o que falar” e siga adiante com o que comunicou.

Embora a inovação incremental possa ter menos impacto a longo prazo, lidar com o que está ao alcance da mão e implementar pequenas mudanças que as equipes perceberão em suas operações diárias são etapas essenciais para construir credibilidade. Somente quando a mudança for sentida e as pessoas começarem a pensar e se comportar de maneira diferente em relação à inovação, você poderá abraçar as mudanças maiores: inovação do modelo de negócios, novos mercados ou segmentos de clientes, novas propostas de consumo e muito mais.

Conforme você demonstra o compromisso da organização com a mudança e mostra como a inovação é benéfica para a empresa e para os próprios profissionais, as mentalidades mudarão. Com o tempo, uma cultura inovadora se torna autossustentável: não apenas as pessoas que querem fazer parte da mudança, mas a empresa como um todo se torna um ímã para talentos.

Adquira, associe-se ou invista em novas tecnologias

O uso de práticas inovadoras, corretas e confiáveis ​​pode levar a uma maior autoconfiança e melhorar significativamente a cultura da organização. Mas vale lembrar que investir em tecnologia também é necessário. No Grupo FCamara, contamos com uma plataforma de inovação corporativa denominada IMAGINE, que promove a cultura de inovação nas empresas ao engajar todo o ecossistema de forma horizontal e inclusiva.

Para aqueles que desejam acelerar e promover a cultura de inovação organizacional e fomentar a criação e entrega de novas soluções.
👉 Clique Aqui 👈



Leia também o conteúdo: Open Insurance: tudo o que você precisa saber e como ele funciona

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar