Como reduzir o Lead Time em Squads Híbridos?

O Grupo FCamara foi procurado por uma das maiores empresas de medicina diagnóstica da América Latina para assumir o desafio de melhorar a performance, a integração e os resultados de um squad

Neste caso, estamos falando de um squad híbrido que é formado por membros alocados tanto no cliente quanto na consultoria.

Um squad híbrido pode, por exemplo, contar com um Product Owner do cliente e um Scrum Master da consultoria,  fazendo a ponte entre a empresa e a consultoria, garantindo as boas práticas ágeis e sendo também responsável pela gestão de pessoas e a entrega de todas as tarefas que serão priorizadas a cada Sprint.

Esse squad híbrido tinha o histórico de consultorias anteriores e em conjunto com a performance desalinhada às expectativas do cliente, estava posicionado nas últimas colocações no ranking interno de performance da empresa. 

Solução:

Após a FCamara assumir o squad, mudanças foram realizadas na forma de gerir as atividades e as entregas dos sprints, tendo uma atenção especial na integração da nossa cultura com a do cliente.

[Já falamos sobre a importância da sintonia entre cliente e consultoria neste post aqui]

Por meio de ciclos de experimentação e metodologias ágeis, a FCamara atuou internamente no processo de seleção e formação do time, no processo colaborativo de alinhamento de expectativas e demandas (do cliente e dos consultores), e do livre fluxo de informações.

Os primeiros resultados começaram a aparecer logo em seguida, com as entregas sendo realizadas semanalmente dentro do escopo, prazo, custo e qualidade.

A performance do squad passou a ser percebida pela excelência de suas entregas e atingiu então uma das primeiras colocações ranking interno do cliente.  

O Culture Code da FCamara fez toda a diferença nesse caso, pois existe o alinhamento das expectativas entre as demandas do cliente e os consultores.

A flexibilidade para atender a demanda de cada cliente é devido a forma como a FCamara seleciona e forma pessoas. É incentivado o processo colaborativo e o livre fluxo de informações através de ciclos de experimentação e metodologias ágeis. Através da nossa cultura inovadora, oferecemos uma base para nossos clientes se transformarem. 

Foi aplicado também uma exclusiva metodologia de melhora contínua, que mede os indicadores de qualidade e métricas das atividades e sua evolução no tempo.

Através de uma avaliação rigorosa, foi possível identificar quais métricas precisavam de atenção e estabelecer planos de ação e priorização de atividades para melhorá-las.

Além disso, com o desenho do roadmap foi possível identificar possíveis gargalos, realizar o acompanhamento de métricas e avanços do lead time.

[Se quiser saber mais sobre Indicadores e Metrificação Ágil de uma sprint, acesse este post]

O uso de metodologias ágeis e um framework próprio com características de Kanban, Lean Startup, Scrum, aliado a uma gestão de performance por métricas e uma cultura de constante feedback e experimentação para atingir as metas estipuladas, foram os responsáveis pelos diferenciais apresentados pelo time.

Resultados:

Em 6 meses de trabalho, o lead time foi reduzido em 15 vezes, representando um ganho de 1500%.

Squads são capazes de tirar um projeto do papel e transformá-lo em realidade até 4 vezes mais rápido, a depender da situação, pelos ganhos de desempenho alcançados quando comparados com a forma tradicional de se organizar o fluxo de trabalho em uma equipe.  

A forma colaborativa de trabalho nos ciclos de experimentação e o uso de metodologias ágeis fazem toda a diferença nos resultados gerados. 

Nossa busca por desafios complexos e a excelência em tudo a que nos propomos, faz parte do nosso Culture Code que busca sempre o resultado e entregar valor para o nosso cliente de forma tangível e mensurável. 

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