Skip to content

Como fortalecer o relacionamento com o cliente usando data driven?

Melhorar o relacionamento com o cliente, otimizar os processos internos da empresa e alavancar empreendimentos estão entre os principais objetivos de quem utiliza o data driven nos negócios.

Com a transformação do comportamento dos consumidores, que buscam cada vez mais por experiências individualizadas, as técnicas de atrair e fidelizar clientes também mudaram.

A era do marketing intuitivo e indiferenciado deu lugar a uma fase em que o marketing e as estratégias de relacionamento são mais direcionadas, com base nas informações e dados captados e disponíveis na web. É assim que as empresas conseguem chegar ao seu cliente na hora certa e com o produto certo.

Quer saber mais como utilizar o data driven para melhorar o relacionamento com seus clientes? Confira o post de hoje!

O que é data driven?

Data driven é a utilização das informações disponibilizadas pelo comportamento do cliente na web, assim como os dados fornecidos por ele durante a navegação.

Esses dados podem ser usados pelas empresas a fim de melhorar estrategicamente a comunicação com os consumidores, otimizando seus serviços e garantindo mais tempo do cliente na sua empresa — considerando a compra e a recompra.

A partir dos dados é possível estabelecer um relacionamento mais personalizado com o cliente, se mostrando atento às suas reais necessidades e particularidades.

Além disso, o data driven permite a medição dos resultados de ações ao calcular, por exemplo, o ROI (retorno sobre o investimento). Assim, avalia-se quais estratégias deram certo ou não.

Mas você deve estar se perguntando: quais ações estratégicas podem ser desenvolvidas com o data driven?

Análise do comportamento do usuário

O seu cliente usa tablet ou desktop para efetuar compras? Prefere site ou app? Quanto tempo de navegação ele leva até efetivar o pedido? Informações sobre o comportamento do usuário são importantes para definir prioridades e estratégias de atuação, como layout, tipos de mensagem, etc.

Convergência de dados e integração de atividades

Uma boa estratégia de fidelização é traçada a partir da integração dos dados que vêm de diferentes fontes — seja da jornada do cliente, das mídias sociais, de formulários, downloads, logins, etc.

Todas essas informações podem ser utilizadas com o intuito de tornar a experiência do consumidor exclusiva. Lembre-se de vê-los como pessoas e não só usuários!

Além disso, o data driven aponta para uma integração cada vez maior entre os profissionais das diferentes áreas, como TI, marketing, vendas e gestão. A equipe multifacetada tende a captar, interpretar e utilizar os dados de forma mais qualificada e assertiva.

Redefinição dos ideais de fidelização

As formas de fidelização de clientes que sua empresa usa podem não estar mais funcionando. Por meio do data driven é possível compreender melhor como conquistar a lealdade do seu público. Frete grátis? Devolução facilitada? Defina como garantir uma compra e o retorno do cliente a partir dos dados oferecidos por ele mesmo.

Automação de marketing

Com uma base de dados consolidada, a empresa consegue desenvolver diferentes estratégias que são acionadas automaticamente e de acordo com o comportamento do próprio usuário na sua jornada.

Assim, com o data driven marketing, mesmo com uma quantidade enorme de clientes, é possível manter a personalização e a experiência individualizada.

O uso do data driven tem mostrado como as estratégias de comunicação e relacionamento com o cliente podem e devem ser transformadas a partir da demanda e comportamento dos usuários. São com essas técnicas que as empresas têm convertido seus leads em clientes fiéis e aumentado a retenção.

Você já conhecia o data driven e sabia de suas possibilidades? Quer saber mais sobre estratégias e soluções em TI para sua empresa? Assine nossa newsletter e receba nossas novidades!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar