Skip to content
como estabelecer uma cultura de inovação

Como estabelecer uma Cultura de Inovação na sua organização

A trajetória para a cultura de inovação é baseada na estratégia corporativa e da mentalidade dos profissionais: os valores devem estar relacionados à experimentação, colaboração e compartilhamento de conhecimento.

As empresas têm percebido que, para se manterem competitivas, precisam abraçar a inovação como parte de seu modo de “negócios como de costume”.

A seguir descrevo os principais componentes da cultura de inovação:

Mentalidade de experimentação

O nível de inovação de uma corporação depende fortemente da mentalidade de experimentação de novas ideias e conceitos, para construir MVPs, avaliar oportunidades para novos produtos e serviços.

“Colaboradores e líderes precisam se adaptar e herdar uma nova atitude de tentativa, acerto e erro: no contexto da inovação, o erro é aceitável.”

O erro faz parte do processo geral de inovação, uma vez que pode fornecer feedback de percepções, resultados, métricas e descobertas significativas para a própria ideia, o MVP ou até mesmo o processo.

Compartilhamento de ideias

Para que os colaboradores entrem em um modo de compartilhamento de ideias.
As empresas precisam fornecer um canal para registrar ideias propostas pelos colaboradores, desde a concepção até a implementação. No Grupo FCamara, contamos com uma plataforma de inovação corporativa denominada IMAGINE, que promove a cultura de inovação e compartilhamento de ideias nas empresas ao engajar todo o ecossistema de forma horizontal e inclusiva.

Gamificação de inovação

Programas de gamificação adequadamente projetados podem ter um grande impacto positivo na cultura de inovação: as empresas podem identificar as atividades de negócios relacionadas à inovação, capturá-las em estruturas adequadas e atribuir fatores de peso para denotar sua importância relativa. Os funcionários que executam essas atividades acumulam pontos que são agregados em toda a estrutura da empresa (equipes, divisões, produtos). Os pontos são usados principalmente para identificar, reconhecer e celebrar – por exemplo, por meio de um “quadro de inovação” visível em toda a empresa (os pontos podem ser traduzidos em prêmios monetários ou outros prêmios de negócios). Esses programas fornecem uma forte motivação para que as pessoas se envolvam com os processos de inovação.

Cultura de Inovação

“A transição para a cultura de inovação depende tanto da estratégia da corporação quanto da mentalidade da força de trabalho: os valores devem estar relacionados à experimentação, colaboração e compartilhamento de conhecimento. A empresa precisa se inserir – como uma entidade única, colaboradores e gestores – um modo de busca contínua por oportunidades de melhores produtos e serviços que tragam valor aos clientes, empresa, mercado e sociedade”.

Portanto, para aqueles que desejam acelerar e promover a cultura de inovação organizacional e fomentar a criação e entrega de novas soluções. 👉 Clique Aqui 👈



Leia também o conteúdo: Construindo uma cultura de inovação organizacional: Maneiras de se conectar com os profissionais, inspirar mudança cultural e abraçar a inovação.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar