Skip to content

Transformação digital: cloud computing como a próxima revolução digital

Você já ouviu falar em transformação digital? Esse termo, que tem diversas definições, vem ganhando espaço no dia a dia das empresas. Enquanto uns afirmam que se trata da indústria 4.0, outros falam em um novo fenômeno que terá impactos mais significativos do que a revolução industrial.

Teorias, apostas e definições à parte, a transformação digital nada mais é do que a convergência de diversas tendências tecnológicas que está promovendo modificações e rupturas nos tradicionais modelos de negócio.

Big Data, app, mobile, social media, internet das coisas e cloud computing são algumas das ferramentas que contribuem para transformar a forma das empresas agirem, bem como, a maneira de interação no mercado.

A importância dos dados na era da informação é imensa para as empresas e a transformação digital reúne  inúmeras ferramentas que permitem o armazenamento, a manipulação e transferência de dados de forma mais eficiente e ágil, alterando totalmente a estrutura dos negócios.

A computação na nuvem, ou cloud computing, nesse contexto, é a ferramenta que facilita o acesso, a edição e o compartilhamento de dados e programas a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Para saber mais sobre a revolução digital promovida pela nuvem, continue a leitura deste post:

O cloud computing e a revolução digital

E-mails, documentos, fotos ou qualquer tipo de arquivo. Antes, todos eles ficavam armazenados em servidores próprios, que em geral, só permitiam o acesso de máquinas determinadas.

Com o cloud computing o armazenamento de dados passa a ser feito na nuvem, uma tecnologia que permite o acesso a todas essas informações, de qualquer tipo de dispositivo desde que esteja conectado à internet.

Esse tipo de mobilidade garante mais agilidade, produtividade e mobilidade, afinal, com o cloud computing é possível manusear dados de qualquer lugar. Além disso, com o cloud computing não existe a necessidade de instalação de softwares específicos, o que facilita o processo de compra de licenças e viabiliza o modelo de Software as a Service (SaaS).

O cloud computing e o universo corporativo

Por mais que se trate de uma ferramenta, o cloud computing vem simplificando as operações das empresas e promovendo maior agilidade e produtividade. Consequentemente, as empresas que abraçaram a transformação digital estão impactando o mercado, ganhando mais espaço e mais competitividade.

As empresas que aproveitarem todas essas ferramentas disponíveis e souberem se desenvolver baseadas na digitalização certamente terão uma enorme vantagem competitiva.

Benefícios do cloud computing

Hoje, as tecnologias que fazem parte da transformação digital permitem a análise de dados e garantem a mobilidade, gerando transformações positivas e vantagens para os negócios jamais antes vistas. Além de criar ofertas inovadoras, a transformação digital vem promovendo o aumento de receitas e a redução de custos, graças à agilidade.

E engana-se quem pensa que a transformação digital pertence apenas ao universo das grandes empresas. Atualmente os SaaS são bem mais acessíveis do que os tradicionais softwares, permitindo que os micro e pequenos negócios também desfrutem dos benefícios dessa transformação considerando a capacidade reduzida do orçamento.

Para quem quer inovar no mercado e se destacar, independentemente do tamanho ou porte, a palavra de ordem é acessibilidade. Empresas que investirem em tecnologias que favoreçam a acessibilidade pelos clientes, certamente dão passos na frente e têm maiores chances de conquistar o mercado.

Você já conhecia a transformação digital? Como enxerga o uso do cloud computing? Quer migrar seus dados para nuvem e ganhar mais agilidade no dia a dia da sua empresa, então leia o nosso post sobre o assunto e tire suas dúvidas!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar