Black Friday e a importância da experiência multicanal

Com uma tradição de 10 anos, a Black Friday já é a segunda data em vendas do varejo brasileiro, ficando atrás somente do Natal e desbancando datas como Dia das Mães ou dos Namorados. E como um fenômeno que já se repete há algum tempo em nosso país, é claro que já adquiriu características próprias, diferenciando-se um pouco da Black Friday “original”, a norte-americana.

O grande ponto que diferencia esse dia nos dois países é que, enquanto nos Estados Unidos ele é usado para limpar o estoque das lojas físicas – visando as novas aquisições para o Natal – no Brasil, o maior volume de vendas, especialmente nos últimos anos, acontece online, nos e-commerces. 

Para 2020, soma-se a isso o fato de que muitos consumidores incluíram a experiência online em suas jornadas de compra, por causa do isolamento social exigido como medida de segurança durante a pandemia de covid-19. No entanto, o consumidor não trocou simplesmente um canal por outro.

A inclusão da experiência online pode ocorrer em algum ponto da jornada de compra, e outra parte dela é efetivada presencialmente. Isso acontece, por exemplo, com quem compra pelo aplicativo e opta por buscar o produto na loja física, ou com o consumidor que escolhe o produto no site da loja, mas efetiva a compra presencialmente.

Por isso, uma estratégia omnichannel integra de forma consistente entre si todos os canais de comunicação e vendas de uma empresa com seus consumidores é essencial. Nela, as informações não se perdem e são atualizadas em tempo real, sendo facilmente acessíveis a todos os envolvidos na jornada, proporcionando excelência à experiência do consumidor, que, cada vez mais, exige qualidade e agilidade no atendimento.

Numa época em que o varejo planeja ter um crescimento maciço no volume de vendas, contar com um sistema que faça essa integração omnichannel pode ser o diferencial para o seu negócio, pois, além de fidelizar os seus clientes habituais por meio de uma experiência de compra otimizada, novos consumidores que são atraídos para a sua loja pelas promoções da Black Friday podem se tornar clientes fiéis diante de um bom atendimento multicanal.

A Black Friday é umas das datas que evidencia a necessidade de investir em tecnologia para proporcionar um atendimento de qualidade, capaz de atrair e fidelizar consumidores, e melhorar seus processos, promovendo ganhos de produtividade e significativa economia em médio e longo prazo.

Você já está preparado para oferecer uma boa experiência multicanal? Vamos conversar sobre isso!

Por: Orlando Ovigli – Sócio e VP de Omnicommerce do Grupo FCamara

Veja também:

A evolução do varejo e o omnicommerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *