Skip to content
imagem de um médico manuseando um tablet preto

Healthtechs e como a tecnologia influencia o setor da saúde

Sobre o que estamos falando?

  • As healthtechs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor da saúde e estão ganhando a cada dia mais destaque no mercado;
  • Entre as principais categorias de healthtechs, estão farmacéutica e diagnóstico, telemedicina e marketplace;
  • Healthtechs têm viabilizado um avanço significativo ao integrar dados de saúde ao dia a dia dos usuários.

Receba conteúdos exclusivos!

As healthtechs são um tipo de startup no setor da saúde que estão ganhando cada vez mais relevância e revelando-se indispensáveis para corporações que buscam inovar no cenário médico.

Ao longo dos séculos, a medicina evoluiu e trouxe avanços que aprimoraram a minuciosidade do atendimento e a complexidade dos procedimentos. No entanto, não é de hoje que alguns indivíduos optam por se automedicar ou autodiagnosticar, muitas vezes à margem do aconselhamento profissional. 

Nesse cenário, empresas estão conectando pacientes e especialistas, moldadas pela fusão de dados e avanços tecnológicos. É aqui que as healthtechs ganham destaque no mercado, oferecendo produtos e soluções de alta tecnologia que promovem a saúde e o bem-estar. 

Neste artigo, vamos explorar a transformação dessas relações na era digital, destacando o impacto das healthtechs e muito mais. 

O que são healthtechs?

Health tech é uma sigla para “health technology“, que significa tecnologia da saúde. Já as healthtechs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para o setor da saúde. Essas empresas podem atuar em diferentes áreas, como: 

  • Gestão de saúde: desenvolvimento de softwares de gestão hospitalar, sistemas de prontuário eletrônico, plataformas de agendamento de consultas, entre outros. 
  • Atenção médica: criação de aplicativos de telemedicina, dispositivos médicos conectados, soluções de e-health, etc. 
  • Saúde preventiva: desenvolvimento de aplicativos de monitoramento de saúde, programas de educação em saúde, entre outros. 

Na prática, uma healthtech focada em gestão de saúde é capaz, por exemplo, de criar um software de prontuário eletrônico para que médicos tenham acesso a informações de pacientes de forma rápida e segura. Isso pode ajudar a aprimorar a qualidade do atendimento e a reduzir os riscos associados a erros médicos. 

Além disso, soluções oferecidas por healthtechs podem proporcionar uma série de ganhos para as empresas do setor, como melhoria da eficiência operacional, redução de custos e aumento da produtividade. 

Outro benefício é que essas empresas possuem inovação enraizada em sua cultura e, por isso, estão continuamente buscando  novas soluções para o mercado. Isso, por sua vez, faz com que as organizações possam se manter competitivas oferecer serviços mais modernos e centrados nas necessidades dinâmicas de seus clientes. 

Principais categorias de healthtechs

Segundo a consultoria Global Market Insights, a previsão é que o mercado de digital health ultrapasse US$ 981,5 bilhões até 2032. Esse crescimento é impulsionado por diversos fatores, inclusive o envelhecimento da população, o aumento da prevalência de doenças crônicas e a demanda por cuidados de saúde personalizados. 

Nesse contexto, as healthtechs despontam como protagonistas na redefinição dos cuidados e na gestão da saúde. Uma vez que essas empresas oferecem soluções inovadoras que ultrapassam as limitações convencionais da medicina, portanto, elas abrem novas possibilidades para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças. A seguir, vamos explorar as principais categorias de health techs:

Farmacêutica e diagnóstico

A corrida entre as indústrias farmacêuticas pela agilidade no desenvolvimento de medicamentos tem se intensificando cada vez mais. Além disso, com os avanços na medicina diagnóstica, a busca acelerada dos laboratórios por tecnologias que tornem as técnicas de exames mais eficazes e menos invasivas também tem ganhado destaque.

Na área de farmacêutica, por exemplo, as empresas estão criando medicamentos personalizados. Esses medicamentos são projetados especificamente para o perfil genético ou molecular de um indivíduo, o que pode aumentar sua eficácia e reduzir os efeitos colaterais. 

Já na área de diagnóstico, o desenvolvimento de testes de diagnóstico moleculares conseguem detectar doenças em estágios iniciais, quando são mais tratáveis. Paralelamente, os diagnósticos remotos ganharam popularidade, impulsionados pela necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia. 

Desde então, as health techs assumiram a responsabilidade de facilitar esses procedimentos e garantir precisão mesmo à distância. Isso tem sido possível graças à implementação de sistemas e softwares específicos que possibilitam aos profissionais de saúde avaliar os pacientes e oferecer conclusões mais concretas.

Como resultado dessas inovações, ficou mais rápido diagnosticar doenças. Os avanços em técnicas de análise de dados e inteligência artificial são os pilares dessa transformação, contribuindo para uma abordagem mais personalizada e centrada no paciente.

Telemedicina

A telemedicina é um universo dentro da telessaúde que consiste em diferentes formas de prestação remota de serviços de saúde. Não se limita somente a consultas remotas. Em outras palavras, telemedicina é um guarda-chuva que dentro tem teleconsulta, telelaudo, telemonitoramento, etc.

Essa inovação é principalmente importante para pessoas que vivem em áreas rurais ou que têm dificuldade de se locomover. As especialidades das consultas são as mais variadas possíveis, abrangendo desde nutricionistas e pediatras até cardiologistas. 

Além disso, a medicina digital proporciona vantagens tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde. Os pacientes têm acesso conveniente a exames em casa, permitindo uma maior autonomia no cuidado com a saúde. Por outro lado, os profissionais de saúde podem analisar os resultados dos exames remotamente e proporcionar um atendimento mais personalizado. 

Com a aprovação da Lei nº 13.989/2020, que regulamenta a modalidade, o número de atendimentos por telemedicina aumentou no Brasil. De acordo com os dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar, de março de 2020 a fevereiro de 2023 cerca de 9,2 milhões de consultas de telessaúde foram registradas pelas empresas associadas.

Marketplace

Plataformas de marketplaces de saúde promovem a conexão entre fornecedores de serviços, como médicos, laboratórios e clínicas, e pacientes em busca de cuidados específicos. Essas plataformas simplificam a escolha informada dos pacientes e a comparação de preços, tornando mais acessível aos usuários encontrarem os serviços de saúde que necessitam.

Além de servir como facilitadores para pacientes, os marketplaces oferecem uma espécie de vitrine digital para a comercialização de produtos e serviços de saúde entre empresas. Isso significa que fornecedores de insumos médicos, equipamentos e outros produtos podem ampliar sua visibilidade no mercado B2B e se aproximar de clínicas, laboratórios e outras instituições de saúde.

Além disso, essas plataformas estimulam a competição saudável entre os prestadores de serviços do setor, incentivando a oferta de soluções mais atrativas. 

No cenário atual, em que a busca por praticidade e personalização é crescente, os marketplaces na área da health tech se destacam como facilitadores inovadores, impulsionando uma interação mais transparente entre pacientes e prestadores do segmento. 

Wearables e IoT

Dispositivos wearables, como smartwatches e sensores de saúde conectados, estão transformando a prevenção e o monitoramento de condições médicas. Assim, a integração com a internet das coisas (IoT) possibilita a coleta de dados vitais que podem ser usados para monitorar a saúde dos usuários, identificar riscos e fornecer feedback sobre comportamentos saudáveis.

Os wearables monitoram dados como batimentos cardíacos, padrões de sono e atividades físicas, e fornecem recomendações customizadas com base nas informações coletadas. Como resultado, criam uma abordagem mais individualizada para o gerenciamento da saúde, adaptando-se às necessidades específicas de cada usuário. 

A coleta e análise de dados, por meio de wearables e IoT, não se limitam apenas ao acompanhamento pessoal. Ademais, essas informações alimentam bancos de dados, permitindo estudos populacionais e pesquisas epidemiológicas mais avançadas.

Entenda os impactos das healthtechs no mercado

Um dos grandes impactos das healthtechs foi a democratização da saúde, pois tornou os cuidados acessíveis a um público mais amplo. Através de soluções inovadoras, como planos de saúde digitais, as empresas estão superando barreiras geográficas e financeiras, permitindo que mais pessoas recebam o cuidado que precisam.

O atendimento médico também foi impactado e, agora, pode ser mais eficiente e centrado no paciente. Por meio de ferramentas como inteligência artificial, chatbots e prontuários eletrônicos, os profissionais de saúde conseguem oferecer um cuidado mais preciso e ágil.

Já ao automatizar tarefas administrativas, como agendamento de consultas, as empresas liberam tempo para que os profissionais de saúde se concentrem mais diretamente no atendimento aos pacientes. Dessa forma, as plataformas de agendamento médico online podem minimizar a necessidade de ligações telefônicas e consultas presenciais desnecessárias. 

Adicionalmente, as healthtechs também têm impactado a gestão de clínicas e hospitais. Através de softwares de gestão, análise de dados e ferramentas de automação, as instituições de saúde conseguem otimizar seus processos e identificar novas opções de tratamentos. 

Experiência do paciente baseada em dados na era das healthtechs: evolução para um futuro mais saudável

Seja como paciente ou acompanhante, você provavelmente já presenciou a rotina manual de registro de informações em pranchetas, como medicações e resultados de exames, durante internações hospitalares. Essa prática, embora tradicional, apresenta riscos de erros médicos causados por informações inconsistentes e limita o acesso a um histórico completo do paciente.

Também é comum que, em uma consulta, o médico precise pedir sempre novos exames ao paciente, pois, muitas vezes, não existe um histórico ou uma nuvem que reúna os dados de cada um. Mas isso está mudando. 

Atualmente, um dos avanços mais significativos proporcionados pelas healthtechs é a integração de dados de saúde aos elementos cotidianos de cada usuário. Essa abordagem visa superar os desafios relacionados ao registro manual, fornecendo uma visão mais holística e interconectada da saúde individual. 

Imagine ter acesso a um panorama completo de sua saúde através dos dados capturados por um smartwatch. Essa fusão de tecnologias com o engajamento dos usuários em um formato gamificado representa uma evolução promissora na forma como cuidamos da nossa saúde.

Abaixo, confira três exemplos de aplicações da tecnologia: 

  • Monitoramento remoto de pacientes: dispositivos vestíveis podem monitorar sinais vitais, como pressão arterial e frequência cardíaca, enviando os dados em tempo real para profissionais de saúde. 
  • Prevenção de doenças: a análise de dados ajuda a identificar padrões e riscos para doenças específicas, permitindo que os pacientes tomem medidas preventivas. 
  • Diagnóstico precoce: a IA é capaz de auxiliar no diagnóstico precoce de doenças, aumentando as chances de cura e diminuindo os custos de tratamento.

imagem com exemplos de aplicação de healtechs que estão escritos no artigo

Conclusão

Em nosso dia a dia, já incorporamos a tecnologia em diversos aspectos, como as redes sociais para nos conectar com amigos e familiares, e aplicativos que nos orientam sobre a quantidade de água a ser ingerida. Mas, e agora, qual é o próximo passo para a tecnologia em relação à nossa saúde? E como o setor da saúde pode se beneficiar dessa abordagem mais conectada e alinhada ao nosso cotidiano? 

Se, por muito tempo, a ida ao médico para um check-up era um evento anual, hoje a fusão de dados da saúde com dispositivos torna o cuidado com o bem-estar uma prática diária. A maneira como lidamos com dados se transformou, e, como resultado, a forma de cuidar da saúde também. 

Em resumo, essa mudança na integração de tecnologia e saúde reconfigura nossa relação com os cuidados médicos, mas projeta um futuro onde a atenção constante à saúde e a personalização dos tratamentos são essenciais para uma sociedade mais saudável.

Em sintonia com esse cenário, o ecossistema de tecnologia e inovação da FCamara está pronto para conduzir as organizações em direção a um futuro mais interconectado. O compromisso da FCamara em impulsionar a eficiência no setor é evidente através de investimentos estratégicos que visam encurtar o ciclo de receita e automatizar processos com o poder da inteligência artificial. 

Em um ambiente onde a tecnologia redefine os padrões de atendimento, a FCamara se destaca como um parceiro confiável para as empresas que buscam superar os desafios do presente e construir um futuro promissor.

Quer saber mais sobre as soluções de tecnologia da FCamara para o setor de saúde? Convidamos você a clicar aqui e descobrir mais informações.

imagem de um banner laranja com a frase: receba os melhores insights na sua caixa de entrada. inscreva-se.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar