Skip to content
motivos para investir no TI Bimodal

5 motivos para investir no TI bimodal

Que a tecnologia representa muito mais do que uma ferramenta, servindo como estratégia para as empresas, não há dúvida. Mas levando em consideração as ameaças e as novas demandas do mercado, não se pode negligenciar a necessidade de atualização dos modelos utilizados.

E tendo em vista a evolução constante das soluções e plataformas, há um desafio cada vez mais presente de manter adequado o funcionamento dos sistemas existentes e ainda pensar adiante, promovendo a inovação contínua.

Para tanto, a solução está na TI Bimodal, modelo de gestão de duas vertentes de TI: aquela que proporciona estabilidade e segurança e a que explora o novo, primando pela inovação com dinamismo. Confira, neste post, 5 vantagens de investir no TI Bimodal!

1. Geração de vantagem competitiva

Não há como fugir, as empresas que evoluem mais rápido tem grande vantagem sobre as demais. Isso fica ainda mais claro ao observar as parcerias que costumam ser feitas a fim de reduzir o tempo de resposta aos desvios, bem como a necessidade de implementar métodos inovadores, como os de autogestão, para proporcionar maior dinamismo.

Enfim, com a TI mais dinâmica e preparada para operar em duas frentes diferentes, a empresa adquire a capacidade de atuar de um modo mais eficiente, alcançando resultados mais rapidamente.

Sem deixar de lado a estabilidade na operação padrão das demais partes dos sistemas e, eventualmente, até mesmo aproveitando as mesmas pessoas e recursos para promover a renovação, criando vantagem competitiva.

Preparação para a incorporação de tecnologias de ponta

A TI Bimodal é mais do que uma tendência, já é realidade em muitas organizações, sobretudo no Exterior. No mercado nacional vem se popularizando aos poucos, mas de forma crescente.

Não há dúvidas de que é uma dinâmica que proporcionará resultados positivos nas companhias que se permitirem conhecer um novo modo evolutivo de desenvolver os trabalhos.

Mais do que uma sistemática impactante na TI, as soluções que são criadas servem como um forma de dar empoderamento para a área de negócios, fazendo com que a organização alcance melhores oportunidades de mercado.

Aumento da eficiência

O conceito de TI Bimodal não se restringe unicamente ao processo de desenvolvimento de soluções de software, nem à automatização de grande parte dos processos, ainda que isso seja de grande valor para assegurar dinamismo nos negócios.

A TI Bimodal exerce influência sobre toda a empresa, pois a maneira como os negócios são feitos muda com base nela, viabilizando maior aproveitamento de insights e geração de benefícios, a partir de uma tecnologia mais ágil, flexível, primando pela eficiência. Ou seja, aumento da receita e redução de custos, fazendo-se mais com menos.

Mudança de cultura

Na maior parte das empresas, é muito comum a área de negócios cobrar a equipe de desenvolvimento sem que antes tenha existido um diálogo claro entre as partes, o que acarreta em desgastes e retrabalhos desnecessários. Esses departamentos, muitas vezes, apresentam sensos de urgências e timings muito distintos.

Por isso, não somente a TI deve abraçar a filosofia bimodal, mas toda a organização, gerando mais agilidade, desde as áreas mais estratégicas até as operacionais.

Quando uma parte compreende genuinamente as dificuldades e desafios do outro lado, mais bem-sucedida se torna a elaboração de projetos, e é essa a proposta da TI bimodal.

É importante destacar que esse formato envolve a avaliação da situação organizacional, que deve ser bem estudada, pois quando existem falhas, elas interferem não apenas no seu setor defeituoso, mas compromete a produtividade e a capacidade de inovação de todo o negócio.

Automatização dos processos mais burocráticos

Conforme é possível perceber, inovar por meio da TI bimodal significa proporcionar uma gestão mais fluida, mais dinâmica, mais ágil na empresa: quando os interesses da empresa se integram aos esforços e interesses da TI, a tecnologia conquista uma nova dimensão.

Mas isso não é tudo, o levantamento de requisitos se torna bem menos burocrático, pois estará mais alinhado ao negócio — as demandas não são unilaterais, mas ambos os lados atuam em sinergia.

Agora que você já sabe o porquê de investir em TI bimodal, que tal conferir este post? Aprenda ainda mais sobre essa dinâmica!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar