Skip to content

5 erros cometidos pelas empresas ao implantar infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI de uma empresa está no cerne das suas operações. Os equipamentos e softwares utilizados pelos profissionais tornam processos mais eficazes, tornam rotinas mais automatizadas e dão um grande ganho de produtividade em todas os setores. Justamente por isso, companhias fazem investimentos constantes em novas soluções.

Ao implementar uma nova ferramenta no ambiente corporativo, o gestor de TI deve estar atento a uma série de fatores. Do alinhamento com outras áreas ao cálculo do retorno sobre o investimento, vários são os pontos que facilitam a adoção de uma ferramenta de sucesso.

Quer saber mais? Então, veja a nossa lista com os principais erros que podem ser evitados por uma empresa com a implementação de uma nova tecnologia!

1. Falta de alinhamento entre necessidades de cada setor e o investimento realizado

O alinhamento entre a TI da empresa e as suas necessidades é crucial para que empresas possam tornar as suas rotinas mais eficientes. Durante a busca por novas tecnologias para o negócio, gestores de TI devem identificar como cada opção vai auxiliar profissionais a eliminarem os seus problemas diários e, assim, ter uma rotina de trabalho mais ágil e precisa.

Se possível, a companhia pode buscar um serviço de consultoria, que identificará com mais precisão quais são os pontos críticos da cadeia operacional que precisam de melhorias.

2. Ignorar a segurança e privacidade do usuário

Investir em segurança e privacidade nunca foi tão importante. Em ambientes corporativos, o investimento em TI que não leva esse fator em conta coloca os dados de usuários em risco, aumenta o número de vulnerabilidades e expõe a empresa a várias ameaças. Diante disso, o gestor de TI deve garantir que as novas ferramentas tenham um alto padrão de confiabilidade.

3. Não planejar as mudanças

Quando uma empresa começa a implementar novos sistemas, vários problemas podem ocorrer. Profissionais podem ter resistência aos novos processos, erros de software podem surgir e, além disso, a nova solução pode não ter uma boa integração com outras ferramentas.

Deve-se planejar todas as medidas a serem tomadas em caso de erros, definir etapas para a adoção de novas tecnologias e alinhar prazos com todos os profissionais envolvidos. Com isso, a empresa consegue responder com maior agilidade a eventuais problemas, diminuindo o impacto que eles causam no dia a dia do negócio.

4. Não capacitar os times de suporte

Outro problema que pode ter um grande impacto ao implantar infraestrutura de TI é o treinamento do time de suporte para lidar com os novos equipamentos. O gestor de TI precisa garantir que todos os profissionais da área tenham pleno conhecimento de processos de troubleshooting, erros comuns e principais dúvidas de usuário. Assim, o serviço de apoio será capaz de auxiliar todos os profissionais com agilidade e segurança.

5. Não calcular o ROI

Sigla para Return Over Investment (Retorno Sobre o Investimento, em tradução livre), o termo ROI é utilizado para se referir a um indicador que aponta quando a empresa terá o retorno sobre um investimento realizado.

Esse cálculo leva em conta não só o orçamento necessário para a aquisição de um novo produto, mas também os ganhos financeiros que ele proporcionará, melhorias em rotinas e ganho de produtividade. Assim, líderes tornam-se capazes de identificar como uma ferramenta impacta no negócio e avaliar quais opções são mais vantajosas.

Gostou do nosso texto sobre os erros ao implantar infraestrutura de TI e quer mais dicas para tornar os seus investimentos nesse setor mais eficientes? Então, entre em contato com um de nossos consultores!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar