Skip to content

5 dicas incríveis para se destacar no LinkedIn

Já parou para pensar em como se destacar em meio à multidão? Cada vez mais empresas estão optando pela descrição profissional no LinkedIn ao tradicional currículo na hora de selecionar candidatos. Neste post, vamos trazer cinco dicas básicas e infalíveis de como se diferenciar na rede, atrair os olhares dos recrutadores e conseguir o emprego que você almeja. Por onde começar?

  1. Sorria, você está sendo visto (ou pelo menos é o que deseja, certo?)

A foto de perfil no LinkedIn é na maioria das vezes a primeira coisa que as outras pessoas veem e impacta muito na primeira impressão. Quando vamos a um baile de gala, nos vestimos e nos comportamos de acordo com o ambiente e contexto, correto? Funciona assim para tudo na vida. Como o LinkedIn é uma rede profissional, ela pede uma foto mais sóbria, não necessariamente formal, mas é bom evitar excessos, como foto de baladas por exemplo. Foque na mensagem que deseja transmitir com a sua imagem.

  1. Adicione SIM pessoas que você não conhece!

Diferente de outras redes onde nossas conexões tem o nome de “amigos”, no LinkedIn são chamadas de “contatos” justamente por não se limitar ao ciclo de pessoas que você já conhece. Muitas pessoas não gostam de adicionar desconhecidos e por isso perdem boas oportunidades.

Quanto mais pessoas você tem na sua rede, mais o seu perfil é valorizado pelos algoritmos do LinkedIn e mais recrutadores tem acesso ao seu currículo e publicações.  O LinkedIn faz uma classificação dos seus contatos que são de primeiro, segundo e terceiro grau. Os recrutadores que não possuem conta premium (paga), possuem número de acesso à perfis de candidatos limitado. Porém, isso não se aplica quando os contatos são de primeiro grau. Ter recrutadores como contato de primeiro grau faz com que você seja visto e contatado!

Por tudo isso é super importante aceitar pessoas que você não conhece. Quanto maior a sua rede profissional, maior a chance de se recolocar e conseguir novas oportunidades.

  1. Preencha tudo como se cada informação valesse ouro, por que elas realmente valem!

Se você tem um objetivo com a rede, use as informações ao seu favor. É fundamental nomear as empresas que já trabalhou, os cargos que já ocupou, as atividades que já desenvolveu e, especialmente para profissionais de TI, descrever as tecnologias com as quais possui experiência.

Manter informações atualizadas é tão importante quanto colocá-las no perfil. Diariamente milhares de recrutadores podem acessar a sua rede e ele precisa estar alinhado para que você não perca nenhuma oportunidade. Seu e-mail e telefone também precisam estar no perfil, é a forma mais rápida para que os recrutadores consigam entrar em contato com você.

O InMail do próprio LinkedIn também é uma forma de contato, principalmente quando o e-mail ou telefone não estão localizados no perfil. Lembre-se de acompanhar a rede com a maior frequência que puder, respondendo sempre às mensagens. Os processos seletivos são dinâmicos e pode ser que você desperdice uma oportunidade por um desencontro que pode ser evitado.

  1. LinkedIn definitivamente não é Tinder ou Happen

Tem sido cada vez mais comum relatos de recrutadores sobre abordagens íntimas na rede. O LinkedIn é uma rede de relacionamento unicamente profissional e abordagens pessoais devem ser feitas em ambiente próprios para isso. Além de ser deselegante, conversas impróprias minam sua reputação na rede e afastam para bem longe as oportunidades profissionais. O único match que deve acontecer na rede é o do profissional com a vaga de emprego desejada.

  1. Seja claro e objetivo

Um recrutador vê em média 200 currículos por dia, portanto, a forma como estão organizadas as informações no seu perfil é decisiva para que um recrutador te selecione.  Seu currículo precisa ser claro, objetivo, sem dar muitas voltas. Informações em tópicos é a melhor forma de descrever sua experiência profissional. O texto corrido é mais cansativo e dificulta para que o recrutador encontre rápido as informações que ele precisa. Números são extremamente importantes para que o recrutador compreenda de forma precisa os resultados que você já alcançou na sua vida profissional.

Para profissionais de TI, pontue também as tecnologias com as quais já trabalhou, além de descrever os projetos que participou, em quanto tempo executou suas atividades e quantas pessoas tinham na equipe, tudo isso da forma mais concisa possível.

Se coloque no lugar do recrutador, ele precisa olhar para seu currículo e encontrar as informações que precisa com rapidez e facilidade. Uma questão interessante são as recomendações no LinkedIn, elas não são decisivas, mas é importante ter referências das pessoas que já trabalharam com você e conhecem seu lado profissional.

DICA EXTRA: quando seu cargo não corresponder às atividades que exerce, alinhe as expectativas na descrição. Sempre atenda à realidade para não perder nem o seu tempo, nem o do recrutador.

Essas cinco dicas são bem fáceis de colocar em prática e com certeza trará benefícios tanto para você quanto para recrutadores em busca de talentos. Já pensou em trabalhar em uma das melhores empresas de TI em São Paulo? Estamos com muitas vagas abertas esperando por talentos como você! Vem trabalhar com a gente!

Back To Top
Buscar