Skip to content

3 soluções em TI que você precisa ter para o seu e-commerce

Contar com ferramentas ágeis facilita a rotina de trabalho e melhora a relação entre loja e consumidor. Buscar soluções que sejam desenvolvidas para atender determinadas situações deve ser o foco do gestor para manter a loja sempre atualizada e eficaz em suas vendas. Pensando nisso, separamos, a seguir, três soluções em TI que você precisa ter para o seu e-commerce. Confira!

Sistema de recomendação de produtos

Em muitos casos, o consumidor possui pouca ou nenhuma experiência em realizar escolhas diante de uma oferta muito grande de produtos. A necessidade de um atendimento personalizado que garanta a conquista de um consumidor e a diversidade de ofertas faz com que os e-commerces apostem em um sistema de recomendação de produtos.

O sistema de recomendação de produtos auxilia no aumento da capacidade e da eficácia do processo de sugestão da loja para o consumidor. Sugerir é algo comum na nossa rotina como ser humano, logo o sistema vem automatizar isso por meio da recomendação de produtos.

Essa recomendação pode ser feita com base em produtos similares e complementares. Em relação aos produtos similares, quando o consumidor escolhe um liquidificador, outros modelos serão apresentados para que ele possa decidir qual levar. Já em relação aos produtos complementares, ao comprar uma calça, o consumidor recebe como sugestão a aquisição de uma camiseta.

Antecipação da ação do usuário

Quando o consumidor já está cadastrado na sua base de clientes, uma boa solução em TI é antecipar a ação desse usuário. Digamos que ele comprou um pacote promocional com 3 desodorantes. Sua área de TI, juntamente com a de Marketing, pode programar o disparo de um e-mail marketing algum tempo depois para sugerir a compra do mesmo pacote promocional, pois na teoria aquele que foi comprado estaria no fim.

Dependendo do segmento do seu negócio, as compras programadas e antecipadas podem se tornar um alívio para o seu fluxo de caixa. Existem alguns itens que são indispensáveis e são comprados com bastante frequência. Sugeri-los para uma nova aquisição pode ajudar até mesmo o seu consumidor a se programar melhor.

Ações de retargeting

As ações de retargeting ocorrem por meio do uso de cookies que registram os produtos que o consumidor viu na sua loja on-line. Ao sair do seu e-commerce sem ter comprado e ir navegar em outros sites, ele verá como propaganda o produto visitado anteriormente. Se esse consumidor estava em dúvida se compraria o produto por causa do preço, ele pode pensar mais uma vez e tomar essa decisão ao ver a propaganda.

Vale lembrar que as ações de retargeting não são bem vistas por todo mundo. Alguns consumidores ficam extremamente incomodados e se sentem invadidos. Por isso vale a pena deixar clara a política de rastreamentos do seu e-commerce e saber dosar na hora de bombardear o consumidor com propaganda.

O seu e-commerce já aposta em alguma dessas soluções em TI para aumentar a conversão em vendas? Tem alguma dúvida sobre alguma das soluções citadas? Compartilhe sua questão ou opinião conosco nos comentários logo abaixo!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar