Skip to content

Por que empresas de varejo devem investir em mobilidade?

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostrou que, em 2014, os smartphones se tornaram o dispositivo preferencial dos brasileiros para acessar a internet.  Isso revela um possante crescimento da navegação mobile, o que afeta diretamente as empresas.

Devido ao aumento do uso de dados móveis, as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade, e para isso é necessário investir maciçamente em mobilidade. O setor varejista, especialmente quando voltado para o consumidor final, não pode ficar de fora dessa novidade de divulgação e comunicação.

A seguir, você descobre o porquê do investimento em mobilidade ser imprescindível.

O impacto do mobile na relação com consumidores

Uma das principais justificativas para o investimento em mobilidade no varejo é o fato de que a relação com os clientes é diretamente afetada por essa nova tendência. Agora, os clientes podem comprar de qualquer lugar e eles querem poder ter acesso a esse tipo de facilidade.

O avanço da mobilidade, inclusive, aumentou o poder de decisão do cliente e o poder que ele exerce sobre todo o processo de compra em geral. É ele que entra em contato e alcança a empresa e sua decisão pode acontecer a qualquer momento – não mais apenas dentro do horário comercial.

Além disso, a mobilidade faz com que os consumidores pesquisem mais antes de comprar. Ainda que o cliente esteja dentro de uma loja vendo um produto, ele pode usar seu smartphone para ver opiniões sobre o produto ou para pesquisar preços.

Se o varejo não estiver nesse universo móvel, então o cliente poderá preferir consumir de uma empresa concorrente que atenda às suas expectativas. Por isso, o varejo precisa contar com soluções de mobilidade, como ter um site responsivo e contar com um aplicativo voltado para dispositivos móveis, por exemplo.

O impacto do mobile na gestão do varejo

O atendimento ao cliente e a venda em si, entretanto, são apenas dois pontos de impacto do mobile sobre o varejo, já que a gestão também é fortemente impactada. Isso acontece porque quanto mais mobilidade a empresa tiver, mais disponibilidade de dados ela possui.

Se a empresa dispõe de um sistema de gestão móvel, por exemplo, executivos e gestores ter em mãos todos os dados que precisam para tomar uma decisão mais assertiva sobre determinado tópico.

No geral, o uso da mobilidade pode garantir uma automatização de processos, como relacionadas ao estoque. Com uma versão mobile de registro de código de barras, por exemplo, é possível garantir um estoque muito mais controlado sem precisar de uma grande estrutura.

Mais do que facilitar o processo, o uso do mobile na gestão do varejo gera mais inteligência de negócios, mais análise e obtenção de dados.

Por que as empresas de varejo não podem ignorar esse setor

O fato é que a mobilidade de dados e de atuação é cada vez mais a realidade de muitas empresas. No mundo das startups, há empresas que já nascem voltadas para a mobilidade e adaptação.

Por isso, as empresas de varejo não podem ignorar essa onda de investimentos em mobilidade porque isso significa perder competitividade e dinamismo de atuação.

Mais do que apenas investir em um site responsivo ou em um aplicativo, entretanto, é preciso que o varejo esteja cada vez mais imerso na proposta do omnichannel, que consiste em criar uma experiência integrada entre os diferentes canais da empresa e que coloca a mobilidade como uma das atuações principais do negócio.

As empresas de varejo devem investir em mobilidade porque a relação com o consumidor mudou graças a esse trânsito de dados e é preciso acompanhar e atender as novas necessidades do consumidor da web 2.0. Além disso, a mobilidade influencia diretamente a gestão do negócio em si, podendo torná-la mais automática e mais assertiva. No geral, é esse investimento em mobilidade o responsável por garantir competitividade para empresa de varejo em um mundo cada vez mais conectado.

Para não perder nenhuma atualização, assine a nossa newsletter e receba mais ótimos artigos como esse, diretamente em seu e-mail.

E você pode conhecer também as realizações em mobilidade da FCamara. Ficou interessado? Basta clicar aqui e desvendar como sua empresa pode ser auxiliada a ter ótimos resultados.

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar