Skip to content

O que é o Data Analytics e como ele pode ajudar minha empresa?

Ser atualmente um profissional ou empreendedor estratégico exige mais que conhecimentos triviais de gestão e experiência na área. Podemos dizer que ter ferramentas e conhecimentos relacionados ao Data Analytics tem se tornado cada vez mais crucial aos que buscam executar um bom trabalho e alcançar resultados diferenciados.

Para se ter, na prática, Data Analytics acontecendo dentro de sua empresa, o primeiro passo é ter um mindset capaz de valorizar a cultura dos dados e ter visão estratégica para tirar proveito dos insights que ali estão camuflados.

Uma Nova Revolução Industrial

De longe, todos enxergam planilhas, tabelas e demais arquivos com o histórico da empresa. Alguns, no entanto, conseguem contemplar os dados que todos geram na internet ao tentar encontrar potenciais fontes de informações para análises de dados.

Todavia, todo essa infinidade de dados (também conhecida como Big Data) é a chave para um trabalho capaz de trazer aumento de eficiência nos processos e melhora no atendimento ao consumidor.

Em alguns artigos já é possível encontrar o trabalho de Data Analytics sendo citado como a “nova revolução industrial”. Isso já demonstra um pouco do potencial e dos benefícios do trabalho de análise digital de dados que pode ser implementado em qualquer empresa, desde que se tenham as ferramentas e os profissionais adequados.

Walmart e Data Analytics: um exemplo inspirador

O Walmart costuma ser uma das mais citadas referências na hora de ilustrarmos, na prática, um trabalho inteligente de análise de dados.

Por exemplo, a empresa varejista conseguiu fazer um redesenho de absolutamente todos os seus processos internos, por meio da identificação de falhas da cadeia logística e do estoque, através da análise de dados. O resultado disso? Economia de custos e o tempo de entrega reduzido — que consequentemente agradou os clientes.

Além desse case inspirador, o Walmart também inovou no trabalho de Data Analytics com uma ferramenta desenvolvida para ajudar na coleta e análise de dados. Dessa vez, eles desejavam identificar de forma mais aprimorada a imagem que os seus consumidores tinham sobre a marca. Para isso, precisaram de um trabalho específico de T.I. para a construção de uma ferramenta que coletava as centenas de menções diárias que recebessem e as classificassem.

Dessa forma, a empresa conseguiu monitorar de forma mais eficaz as reclamações sobre entregas, falhas de atendimento e demais informações capazes de fazer a experiência do cliente ser aprimorada.

Previsão do futuro por meio de dados

Uma outra grande vantagem de investir em Data Analytics é a chance de se fazer análises preditivas, ou seja, olhar as tendências e os comportamentos dos dados do que é mais possível acontecer em um certo período de tempo.

Foi nesse sentido que a empresa americana FarmLogs virou um interessante case de análise de dados também. Especializada no trabalho de gestão de produções agrícolas, a Farmlogs utilizou técnicas de mineração de dados em tempo real para planejar as potenciais colheitas de sucesso, as condições futuras da vegetação e as condições de plantio para as semanas e meses seguintes.

Com o investimento em Data Analytics, a empresa conseguiu aumentar consideravelmente a produtividade e otimizou custos.

E sua empresa? Conseguiria fazer análises e retirar insights a partir dos dados? Deixe nos comentários o que você acha sobre essa estratégia que tem mudado o contexto de várias empresas!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar