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Usabilidade - FCamara

Entenda a importância da usabilidade no seu e-commerce para vender mais!

A usabilidade no e-commerce é um campo de estudo que analisa como os usuários interagem com uma loja virtual. Ela se refere a tudo que pode ser percebido e usado por um visitante em um site, como a velocidade de abertura, os elementos visuais e os conteúdos das páginas. Todos esses itens, com um menor ou maior peso, influenciam na taxa de conversão e na satisfação dos consumidores.

Neste artigo, você entenderá o porquê de cuidar da usabilidade no seu e-commerce e conhecerá os seus principais benefícios. Acompanhe!

A usabilidade busca facilitar a vida dos consumidores

A ideia é fazer com que um usuário cumpra o seu objetivo em uma loja virtual com a maior simplicidade possível. Como em um e-commerce o consumidor precisa fazer tudo sozinho, seja realizar uma compra ou imprimir um boleto, é fundamental tornar a navegação rápida e espontânea para o público.

A usabilidade no e-commerce está ligada ao conceito de User Experience (UX), que são os sentimentos, percepções e atitudes de um usuário após navegar por uma loja virtual. Entregar uma experiência de usuário dentro ou acima das expectativas é determinante para impulsionar as vendas da loja, pois é o que faz o consumidor finalizá-la e se tornar admirador da marca.

É um processo baseado em análises e testes contínuos

A usabilidade só é aperfeiçoada a partir do momento que se consegue monitorar a forma como os visitantes usam um e-commerce. Por exemplo: pode acontecer de um botão mal posicionado interferir no caminho de um visitante até a compra. Logo, ele deve apresentar variações até encontrar o formato que converta mais.

Não tente otimizar a estrutura do seu e-commerce apenas fundamentando-se em achismos. Faça testes reais com os visitantes do site ou convide pessoas isentas, com diferentes perfis, em relação a sua empresa, para entender como cada grupo consome em sua loja virtual.

A gestão da usabilidade em um e-commerce pode trazer inúmeros benefícios. A seguir, apresentaremos os principais:

Torna seu e-commerce mais amigável

A intenção é fazer com o que o usuário tenha sensação de comodidade e segurança ao navegar pelo seu site. Para isso, ele precisa encontrar os produtos de seu interesse com maior facilidade (posicionar filtros e campos de busca antes da quebra de página) e certificar-se de que sua loja é confiável (exibir selos de segurança e os dados de contato da empresa). Esses são alguns exemplos de como fazer o público se sentir mais à vontade ‘andando’ em seu e-commerce.

Simplifica a navegação

Fatores como rapidez no carregamento de páginas, textos curtos e ofertas destacadas na home são algumas das formas de simplificar a vida do usuário enquanto ele navega em sua loja virtual. A usabilidade busca exatamente isso, tornar a experiência de uso natural, que o faça pensar muito pouco para tomar uma ação e sem frustrações.

Por exemplo, um visitante não precisa saber que um produto está fora de estoque somente após clicar em finalizar compra. Já na página da oferta pode ter um aviso alertando-o desse problema. Isso economiza o tempo e evita que ele tenha uma experiência negativa com a sua loja.

Estrutura o design pensando no cliente

O capricho no design não está relacionado somente à beleza do site, até porque o uso de muitos recursos visuais pode tornar o carregamento das páginas mais lento. O objetivo aqui é estabelecer uma interface intuitiva e que atenda às expectativas dos usuários, como, por exemplo, o uso de design responsivo (para smartphones e outras telas menores), imagens de alta resolução para apresentar um produto, menu de categorias bem visível e botões de compra com cores mais fortes e que os destaquem.

O papel da usabilidade no e-commerce é aprimorar a experiência de navegação, interação e compra do usuário/cliente com a loja. É fazer com que o público faça suas ações planejadas de modo prático e sem se perder no site.

Se as pessoas tiverem mais facilidade para encontrarem o que precisam em sua loja virtual, menor será a necessidade de elas mudarem para a concorrência. Assim, ajudarão a aumentar as vendas em sua empresa.

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