Sobre o que estamos falando? Omnicanalidade refere-se à criação de uma experiência de cliente coesa,…
Data driven marketing: 4 maneiras de usar esta tendência
O data driven marketing é uma estratégia que tem como guia para a tomada de decisões as escolhas e preferências do cliente. Assim, quando as campanhas são bem desenvolvidas, a área de marketing entrega resultados relevantes para as empresas, que conseguem se expandir e atender às demandas do mercado.
Algumas organizações ainda podem ter receio de apostar em uma estratégia de marketing que têm o cliente como o centro de tudo, mas ela pode ser decisiva na hora de atrair novos consumidores. Confira, neste post, 4 maneiras de usar esta tendência:
1 – Estudar o comportamento do consumidor
O grande diferencial do data driven marketing é que ele não se foca apenas em resultados, mas, sim, no cliente. Portanto, o principal objetivo dessa estratégia é personalizar e individualizar a experiência do consumidor para analisar o seu comportamento online, seus principais interesses e os dados provenientes de suas mídias sociais.
Posteriormente, esse banco de dados vai se transformar em uma campanha de marketing individualizada, que levará as ofertas mais interessantes para cada consumidor, o que eleva as chances de que ele volte a comprar e acabe se fidelizando com a marca, já que ela atende a todas as suas necessidades e anseios.
2 – Análise de tendência do mercado
O data driven marketing, ao analisar o comportamento individual de cada cliente, consegue traçar também um comportamento generalizado, que demonstra qual a tendência de mercado mais forte em um determinado período.
Essa faceta do data driven é de extrema importância para que as empresas saibam o que realmente tem impacto no mercado e o que já está obsoleto e não funciona mais.
Além disso, é possível se adaptar às novas necessidades dos consumidores e adequá-las a eles, mantendo o seu engajamento em alta, sem perder em vendas e ainda elevar o faturamento.
3 – Atração de novos clientes com o data driven marketing
Os clientes sempre deixam rastros e alguns itens nos carrinhos das lojas que visitam, seja no computador ou em um aplicativo mobile. Assim, o data driven traça um perfil daquele consumidor e envia ofertas personalizadas.
Isso é atraente para o novo cliente, que sempre verá o que quer comprar em anúncios e e-mails personalizados. Depois disso, certamente ele efetuará suas compras, o que deixa novos rastros de navegação, se convertendo em uma nova campanha de marketing — e o ciclo se recomeça.
4 – Fidelização de clientes
Como o processo do data driven é cíclico, é comum que o usuário que fez a compra pela primeira vez se torne um cliente ativo, já que ele sempre vai encontrar o que procura nas propagandas e no marketing personalizado que ele recebe periodicamente.
Sem isso, o consumidor só vai atrás de um item quando ele realmente precisa, o que pode ocorrer em uma frequência mais alta do que o dono da loja gostaria. Então, a estratégia de marketing ideal já cumpre esse papel, especialmente em relação a manter o cliente engajado e sempre ativo. Assim, ele se fideliza à marca sem perceber.
No cenário atual, as empresas que utilizam o data driven marketing se diferenciam frente a concorrência, já que conseguem entender o comportamento do consumidor, analisar as suas principais atividades e tendências, atraí-lo para as compras online e conseguir a sua fidelização.
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