Skip to content

Conheça 5 formas de reduzir custos de uma empresa com BI

Possibilitar que o processo de decisão seja mais eficiente e direcionado para o planejamento de médio e longo prazo da empresa é, sem dúvidas, um dos benefícios do Business Intelligence (BI), conjunto de técnicas usado para a análise de dados. Essa ferramenta também permite que as organizações possam reduzir custos.

Por meio do BI, é viável fazer uma avaliação mais precisa do desempenho da corporação em diversos segmentos e verificar o que está prejudicando o cumprimento das metas.

Neste post, vamos mostrar como o Business Intelligence contribui para diminuir as despesas e tornar a gestão mais eficaz. Confira:

1 – Marketing

Atualmente, o BI verifica a performance das campanhas do marketing e analisa os indicadores relacionados com o resultado, como engajamento do público, geração de leads, entre outros.

Dessa forma, é possível fazer um investimento priorizando os aspectos que vão dar mais benefícios para a empresa, o que permite diminuir os gastos e aumentar o nível de qualidade das ações.

2 – Compras

O desejo de qualquer organização é contratar os fornecedores que oferecem o melhor custo-benefício. Ao utilizar o Business Intelligence, esse objetivo pode ser concretizado.

Isso porque a ferramenta trabalha com diversos indicadores, como: qualidade, tempo de entrega, eficiência e custo.

3 – Controle de estoque

Com a tecnologia, fica mais fácil para uma empresa analisar as necessidades do estoque e aproveitar de maneira correta o espaço disponível, tendo como base a demanda pelas mercadorias. Saiba que ter produtos em excesso é um desperdício de recursos que precisa ser evitado.

Para não passar por essa situação, é recomendado utilizar o BI. Essa ferramenta possibilita gerenciar o estoque, seguindo os critérios de oferta e procura. Assim, a organização pode cortar gastos de forma considerável e investir em outros setores.

4 – Recursos Humanos

Estabelecer os cargos a serem eliminados e demitir funcionários são tarefas que exigem muito cuidado e que também podem contribuir para reduzir custos. Para os gerentes tomarem a melhor decisão, é essencial contar com o Business Intelligence, porque ele fornece dados relevantes para identificar o que pode ser reduzido (cargos, funções e tamanho da equipe).

A ferramenta indica os empregados que estão apresentando um desempenho abaixo do esperado, independentemente da hierarquia na organização. Isso significa que a decisão de diminuir despesas terá um foco mais qualitativo e voltado para a melhoria da gestão.

5 – Vendas

Identificar os produtos menos rentáveis e as lojas que estão com uma performance abaixo da meta. Uma empresa pode obter essa informação por meio do Business Intelligence, que ainda propicia um melhor gerenciamento das atividades do pós-venda.

Por exemplo, uma empresa faz uma pesquisa de satisfação com os clientes depois de entregar um produto ou prestar um serviço. Com os dados fornecidos, fica mais fácil verificar o que pode ser melhorado, como o processo de comunicação ou os trabalhos de entrega.

Essa iniciativa permite minimizar os erros, o que ajuda a diminuir os gastos com o processo de vendas e a fidelizar os clientes.

Lembre-se: o cenário atual exige dos gestores muita habilidade para reduzir custos e o corte de despesas não pode afetar a qualidade dos serviços — porque os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Assine a nossa newsletter e receba dicas e novidades em seu e-mail. Também estamos nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn. Não deixe de nos seguir!

Este post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Buscar