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indicadores de desempenho - FCamara

9 indicadores de desempenho para medir a performance da sua loja virtual

Uma eficiente gestão de um negócio virtual necessita de bons indicadores de desempenho. Os KPIs (Key Performance Indicators), como também são conhecidos, são fundamentais para entender numericamente a performance de uma campanha ou projeto executado por uma empresa. No entanto, a escolha dessas métricas se passa muito pela definição dos objetivos e pelo conhecimento dos profissionais envolvidos na execução e análise de uma estratégia.

Na lista que apresentaremos a seguir há 8 indicadores de desempenhos que se encaixam nas mais variadas estratégias, sejam elas relacionadas a vendas, lucros, tráfego ou retenção de clientes. Conheça cada uma delas e veja quais são as mais indicadas para a sua loja virtual. Acompanhe!

1 – Taxa de conversão

A taxa de conversão, quando uma estratégia está relacionada a vendas ou ganho de receitas, é uma das principais métricas a ser analisada. Ela pondera a porcentagem de visitantes do e-commerce que se convertem em clientes.

Muitos elementos, que podem ser testados, inclusive, interferem na taxa, como as cores e os tamanhos de botões, conteúdo dos textos, imagens dos produtos, exposição de comentários de outros clientes, posição do site no Google, etc.

2 – Abandono de carrinho

Essa é uma taxa que caminha junto com a anterior. A diferença é que a taxa de conversão vai para um caminho mais específico: leva em conta apenas as pessoas que fizeram um pedido, mas na hora de fechar uma compra, desistem. Nesse caso, fatores como os botões e textos são importantes, assim como as condições de pagamento, a segurança do site e o preço/tempo de entrega.

3 – Custo por aquisição de clientes

Já esse indicador mensura o quanto cada novo cliente custa para a empresa. Nos custos entram todos os gastos com estratégias de marketing e vendas, ou seja, as áreas responsáveis pela captação de compradores para a loja. Recursos investidos com campanhas de anúncios, pagamento para agências, compra de produtos e mão de obra são incluídos nessa conta para definir o “preço pago” para ter novos clientes.

4 – Ticket médio

O ticket médio é o valor médio de cada compra feita em uma loja. É um indicador interessante para entender o comportamento dos seus clientes. É muito útil para criar promoções, como descontos e kits de produtos. Também é válido para comparar os períodos do mês e ano nos quais os consumidores mais gastam.

5 – Taxa de recompra

Essa métrica é mais voltada para estratégias de fidelização. Ela monitora as compras de pessoas já converteram ao menos uma vez na loja em um período recente (nos últimos 3, 6 ou no máximo 12 meses). É importante para avaliar o quanto as pessoas sentem-se atraídas a comprar novamente no mesmo e-commerce.

6 – Retorno sobre investimento

Está aí um indicador necessário para qualquer negócio. Analisá-lo é imprescindível para diagnosticar a saúde financeira da empresa e viabilidade de uma estratégia. A fórmula do ROI é a seguinte:

ROI % = (Receita – Custo de investimento) / Custo de investimento x 100

7 – Tráfego no site

Essa é uma métrica de fácil entendimento, afinal, é usada para analisar a quantidade de visitas no site. Contudo, é interessante monitorá-la e segmentá-la por períodos, assim como o ticket médio, entendendo o tráfego diário, semanal, mensal e sazonal. Assim, será possível determinar picos e quedas de visitas.

8 – Tempo de permanência no site

Já o tempo de permanência indica o quanto o ambiente de navegação da loja tem sido agradável aos usuários. É aconselhável avaliar esse indicador nas páginas de ofertas para compreender o tempo que o público gasta para ler o produto e, assim, desistir ou continuar com a compra.

Os indicadores de desempenhos trazem mais inteligência para analistas e diretores de uma loja virtual. São métricas fundamentais para detectar os pontos fortes e fracos de uma estratégia, ajudando, assim, a otimizá-las enquanto estão sendo executadas. Além do mais, geram insights valiosos para a tomada de decisões que acertem o futuro da empresa.

Quais são os indicadores de desempenhos que você já costuma acompanhar em sua loja virtual? Comente abaixo e assine a nossa newsletter para começar a receber nossos conteúdos exclusivamente em seu e-mail.

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