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Vale a pena integrar o e-commerce com a loja física da empresa?
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Vale a pena integrar o e-commerce com a loja física da empresa?

por FCamara | 28 de junho de 2016 | Gestão e Negócios

Neste post, trataremos alguns pontos de análise na hora de integrar o e-commerce com as lojas físicas, permitindo que, além de um ponto de venda fixo – na rua, por exemplo, ou em um shopping – a empresa tenha ainda um modo de comercializar seus produtos à distância, via internet.

Ainda mais em tempos de crise, integrar soluções e descobrir novas maneiras de fazer negócios é essencial. No entanto, sabemos que toda decisão requer análise e planejamento, pois pode influenciar em diversas áreas do empreendimento e esses reflexos podem ser tanto positivos quanto negativos:

Para ponderar

O e-commerce, embora exija investimento da empresa em especialistas que possam fazer rodar uma plataforma eficaz e rápida para vendas online e com baixas taxas de churn (abandonos de carrinho por dificuldades na navegação ou compra, por exemplo), oferece inúmeras vantagens que podem compensar a iniciativa.

Esta medida, em geral, apresenta alguns pontos a serem considerados, mas em geral vale a pena, pois expande as possibilidades da empresa atingir maior público com o comércio online, quebrar barreiras geográficas podendo atrair consumidores mesmo de bairros distantes (que dificilmente se deslocariam até sua loja física para descobrir os produtos) ou até de outras cidades, reduzindo também alguns custos operacionais.

Confira a seguir alguns desses pontos de consideração:

  • Um e-commerce tem funcionamento 24h e o cliente não precisa ir à loja em determinado horário ou dia útil para adquirir um produto. Com acesso à internet e por meio de soluções altamente eficientes agregadas ao site, ele consegue comprar o produto de seu interesse a qualquer momento (mesmo de madrugada), estendendo, com isso, as chances de sua empresa vender a um número muito maior de pessoas em ocasiões diferentes de como ocorreria apenas em uma loja física, por exemplo. Veja aqui algumas tecnologias que podem alavancar sua loja virtual.

 

  • No entanto, embora um e-commerce traga chances de vender muito mais e a uma quantidade bem maior de consumidores, é necessário ter total atenção em relação à administração do site de vendas e ao cruzamento de informações com a loja física, pois, por exemplo, um consumidor que encontre dificuldades em comprar pela internet, se depare com um site muito confuso, desorganizado ou difícil de mexer, com muitos bugs, pode ficar totalmente desapontado com a loja e abandonar a intenção de compra quase que imediatamente (por isso é necessário investimento em uma boa plataforma);

 

  • Da mesma forma, clientes que comprem um produto que, na verdade, não havia em estoque ou que vem com as cores, modelos ou tamanhos divergentes do que foi apresentado na internet, podem ficar extremamente insatisfeitos e gerar problemas e reclamações para a loja, por isso é essencial boa administração e estrutura da plataforma de vendas, para haver organização e qualidade no atendimento.

 

É possível ter simplicidade neste processo?

Uma ideia errônea que ainda pode pairar na mente de muitos gestores é a de que fazer a integração do e-commerce com a loja física e com o site é algo difícil ou burocrático demais.

Mas a boa notícia é que com a expertise de uma empresa experiente em negócios digitais, especializada no setor e comprometida em oferecer alta disponibilidade para iniciar projetos, este processo se torna mais simples. Isto porque a dificuldade do processo de implementação de um e-commerce depende da tecnologia envolvida na plataforma e um desenvolvimento com base em arquitetura sólida pode fazer toda a diferença (veja mais informações em nosso site).

Este post te ajudou a esclarecer os principais pontos que devem ser analisados ao optar pela integração do e-commerce em seu negócio? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todo o nosso conteúdo.

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